Todo ano, no mês de outubro, acontece o outubro rosa, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnostico precoce do câncer de mama.

Embora seja um tema que carrega uma série de tabus, muitas pessoas e empresas têm levantado essa bandeira em apoio a esta causa. E claro que a Higiclear, uma empresa que preza e incentiva a saúde e a vida, não poderia ficar de fora! Fique conosco e saiba mais!

Outubro rosa – O que é o câncer de mama?

É uma doença resultante da multiplicação de células anormais na mama, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Porém, a grande maioria tem resposta positiva ao tratamento, principalmente quando é diagnosticado logo no começo. Por isso a importância do diagnóstico precoce!

O que causa esta doença?

A princípio, não existe uma causa exata, mas sim uma série de fatores de risco que podem aumentar a chance da doença se desenvolver. Por exemplo:

  • Obesidade e sobrepeso depois da menopausa;
  • Sedentarismo;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Primeira menstruação antes dos 12 anos de idade;
  • Primeira gravidez após os 30 anos de idade;
  • Não ter amamentado;
  • Entre outros.

Vale ressaltar, entretanto que, a presença de um ou mais desses fatores não significa que a pessoa terá obrigatoriamente a doença, mas sim que tem o risco ampliado.

Para reduzir os riscos do câncer, portanto, é recomendado ter hábitos de vida saudável, como por exemplo: praticar exercícios físicos, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação saudável, dentre outros. De acordo com o instituto Nacional do Câncer (INCA) cerca de 30% dos casos podem ser evitados, apenas com a adoção de um estilo de vida mais saudável.

Quais os sinais e sintomas do câncer de mama?

  • Caroço (nódulo), geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada;
  • Alterações no mamilo do peito;
  • Pequenos nódulos abaixo das axilas ou pescoço;
  • Saída líquido anormal das mamas.

Como a mulher pode perceber esses sintomas? 

Antes de mais nada, é necessário que a mulher conheça o seu corpo. Para isso é importante estar atenta ao que vê e também ao que sente. Por isso é sempre recomendado o autoexame e a auto-observação.

Caso seja identificado algum caroço, nódulo ou outro sintoma suspeito, será necessária uma avaliação clinica e até um exame clinico, como a mamografia, ultrassonografia ou ate ressonância magnética.

E lembre-se sempre: assim que perceber qualquer alteração ou sintoma, busque ajuda medica. Quanto mais cedo a doença for identificada, maior a chance de tratamento e cura. 

Higiclear e Outubro Rosa 

Na última sexta-feira (25 de outubro) realizamos um evento de conscientização sobre o câncer de mama em nossa empresa com todos os nossos colaboradores.

Foi realizada uma palestra, com os temas abordados neste artigo, além da distribuição de informativos digitais para que todos pudessem ler com calma e também conversar a família. Se tiver baixar o nosso informativo, clique aqui.

Além disso, também contamos com um depoimento emocionante e comovente de uma de nossas colaboradoras, que passou por esse processo por duas vezes e contou em detalhes o que ela viveu e tudo o que aprendeu com o câncer de mama.

Nós acreditamos que esse assunto deve ser conversado sempre para eliminar certos tabus que essa doença carrega dentro de si e também para evidenciar cada vez mais que quanto mais cedo o câncer for descoberto, maiores são as chances de cura.

Então você mulher, ame-se e previna-se com os autoexames. E vocês homens, apoiem e incentivem sua parceira. Um toque pode salvar uma vida!