O que é Hipoclorito de Sódio?

O hipoclorito de sódio é um composto químico com ação desinfetante e alvejante. Assim, de cara, o nome pode parecer estranho e desconhecido, mas trata-se um componente da popular água sanitária, quase sempre presente nas listas de material de limpeza de casas e empresas.

Clique em reproduzir para ouvir este artigo em formato de podcast.

Sua fórmula, NaClO, se dá pela combinação do cloro com hidróxido de sódio. A reação gera o hipoclorito, um forte agente oxidante capaz de eliminar vírus e bactérias, microrganismos extremamente sensíveis à oxidação.

No entanto, o uso do hipoclorito de sódio – de forma inadequada e excessiva – tem revelado muitos malefícios à saúde e ao meio ambiente. O fato de ser um dos principais produtos de limpeza utilizados, tão habitualmente e há tanto tempo em ambientes domésticos e corporativos, acaba por camuflar os prejuízos e dificultar a mudança de hábito.

Mas é preciso rever o uso do hipoclorito, precisamos conhecer seus males e saber que há outras possibilidades que oferecem eficiência  e são menos prejudiciais.

Preparamos este artigo para ajudar as casas e as empresas em diversos segmentos, tais como: restaurantes, hospitais, indústrias e comércios a escolherem com mais responsabilidade e conhecimento seus produtos de higienização.

Caso queira, navegue entre os tópicos listados abaixo:

Se preferir conhecer recomendações de produtos, veja-os ao final do artigo

Perigos do hipoclorito de sódio à saúde

Os riscos à saúde do hipoclorito de sódio, da água sanitária, ou da Cândida – como também é regionalmente conhecido – estão quase sempre associados à ingestão ou ao contato com os olhos, devido sua ação corrosiva.

Mas a questão dos males, vai muito além e está relacionada à “exposição passiva” ao produto. Trata-se de um comportamento quase nunca percebido, mas que está relacionado, diretamente, ao aparecimento de doenças respiratórias e infecções.

Em um estudo publicado na Occupational & Environmental Medicine, pesquisadores examinaram mais de 9 mil crianças, entre 6 e 12 anos, em escolas de países como: Holanda, Finlândia e Espanha. O estudo também foi feito com a participação dos pais.

Os pesquisadores descobriram que a frequência de infecções entre as crianças, estava ligada a quantidades mais altas de uso de água sanitária. O estudo também comprovou que o risco de gripe era 20% maior para casos de infecções respiratórias, como gripes e resfriados, e também apontou  um aumento expressivo de 35% em casos de amidalite em crianças na casa de pais que faziam o uso recorrente do produto.

hipoclorito e processos de limpeza

Profissional de limpeza utilizando balde e luvas para manuseio com produtos químicos de limpeza

Água sanitária, Hipoclorito e o mal ao meio ambiente

O hipoclorito de sódio também provoca malefícios ao meio ambiente. Ambientalistas alertam e reprovam seu uso, já que seu composto, o NaClO reage quimicamente com outras substâncias presentes na água.

Ao eliminar água sanitária, por exemplo, pela rede de esgoto, o produto é enviando aos rios, onde se mistura com outros compostos e origina substâncias prejudicais à saúde.

De acordo com Ministério do Meio Ambiente, a poluição das águas – nos rios, lagos, mares e oceanos – ocorre não apenas pelo despejo individual de uma substância, mas também pela reação química resultante da soma dos inúmeros produtos de limpeza utilizados em residências e empresas.

A combinação potencializa os impactos negativos sobre a qualidade das águas, dos animais, das plantas e de todo ecossistema.

Hipoclorito: Misturas perigosas

Os malefícios do hipoclorito de sódio, como mencionado acima, são acentuados quando o produto entra em contato com outras substâncias. Assim, seu uso incorreto, que inclui a mistura com outros produtos de limpeza – como detergente e sabão em pó, libera um gás tóxico, principal vilão da saúde.

A Anvisa, em suas recomendações para combate ao Coronavírus, cita o uso do hipoclorito, porém adverte que não deve ser misturado com outros produtos, ja que o hipoclorito de sódio reage abrupdamente com muitas substâncias químicas.

Promessas enganosas

O hipoclorito de sódio é um composto feito da reação do cloro com hidróxido de sódio. No mercado, no entanto, ele pode ser encontrado nas apresentações de água sanitária e/ou cloro.

Ao realizar a compra dos itens de limpeza para sua empresa, é fundamental estar atento às nominações e formulações do produto, pois há diferença entre eles e a finalidade e uso de cada um.

Cloro

Trata-se de uma substância química encontrada em temperatura ambiente em estado gasoso. Seu estado puro não está disponível para compra no comércio. O cloro reage com rapidez com muitos elementos e compostos químicos. Na natureza, é encontrado apenas formando parte de cloretos e cloratos, sobretudo na forma de cloreto de sódio, presentes em minas de sal gema e dissolvido na água do mar. A partir do cloro, é feito o hipoclorito de sódio e a água sanitária. Assim, oferecer cloro como hipoclorito de sódio não está certo.

Hipoclorito de Sódio

O hipoclorito de sódio vem da reação do cloro com hidróxido de sódio. O composto contém entre 10% a 13% de cloro ativo. Assim, o hipoclorito depende dessa reação para existir. Sem ela, não há hipoclorito. É matéria-prima para fabricação de águas sanitárias.

É bastante comum encontrarmos produtos comerciais com percentuais de cloro tanto em sua formulação como no nome do produto. Deste modo, nomes  como hipoclorito de sódio 1 % , hipoclorito de sódio 2,5 %  ou até  maiores concentrações, podem ser encontradas nas nos estabelecimentos e distribuidores de produtos de limpeza.

Água sanitária

Bastante usada para limpeza e desinfecção de ambientes, superfícies e alimentos, a água sanitária – conhecida por nomes populares como Cândida, Kiboa, Qboa – é obtida a partir da diluição do hipoclorito de sódio em água.

Saber o que cada produto contém e saber, principalmente, qual a necessidade específica da sua empresa, comércio, indústria ou ambiente de saúde – como hospitais e clínicas -, é essencial para a compra correta dos materiais de limpeza.

Há opções de cloro ativo, alvejantes sem cloro e outros produtos substitutos ao hipoclorito de sódio que garantem a mesma eficiência na desinfecção de ambientes e superfícies e que, no entanto, não acarretam perigos à saúde.
Vejamos alguns abaixo:

hipoclorito e produtos químicos de limpeza

Uso de EPIS são altamente recomendados nos processos de limpeza e desinfecção.

 

Qual sua necessidade sobre Hipoclorito? Veja alternativas abaixo.

O produto será usado para o quê? Esta pergunta é fundamental para a indicação correta do produto de limpeza e desinfeção de uso profissional para empresas, restaurantes, comércios e hospitais.

Cloro em Gel – Garra Chlor

Com cloro balanceado com detergente, não libera gás e é um poderoso limpador e desinfetante. Trata-se de um produto completo, que dispensa o uso de muitos itens de limpeza.

Pensando sempre no bem-estar e na saúde dos profissionais de limpeza, e por se tratar de um produto para uso profissional, Garra Chlor tem baixo odor de cloro e não necessita de misturas com outros produtos, evitando intoxicação dos auxiliares de limpeza ou mesmo usuários dos ambientes.

Recomendações de uso:

  • limpeza de superfícies laváveis em cozinhas profissionais, indústrias de vários segmentos, sanitários, frigoríficos, etc;
  • desencarde, desengordura e desinfeta em único produto;
  • remove incrustações, sujeira pesada de tábuas de corte, mofos e bolores de pisos, azulejos e rejuntes de banheiros e cozinhas;
  • alveja panos de várias espécies.

Detergente Desinfetante – Garra Oxiativo

Outra alternativa de susbstituição do uso do hipoclorito é , o Garra Oxiativo, um alvejante sem cloro, desinfetante e limpador, bastante concentrado e muito versátil. Portanto, pode ser usado para limpeza de todas as superfícies laváveis, sem restrições.

Trata-se de um produto sem adição de aromas e corantes e que não deixa resíduos nas superfícies para não fazer mal à saúde.

Recomendações de uso:

  • cozinhas profissionais, restaurantes e refeitórios;
  • indústrias de todos os segmentos;
  • hospitais, clínicas e laboratórios;
  • shoppings, hiper e supermercados, ;
  • aeroportos, rodoviárias, escolas e universidades;
  • hotéis, clubes e demais estabelecimentos com médio a alto trânsito de pessoas.

Desinfetante e Detergente – Garra Oxiativo Pronto-uso

Para uso imediato e prático, temos o Garra Oxiativo pronto-uso. Em suma, a embalagem anatômica e seu trigger espuma/spray tornam o manuseio e a aplicação mais fáceis e seguros. Desinfeta e desengordura de uma só vez, economizando tempo e produto.

Recomendações de uso:

– limpeza de quase todas as superfícies laváveis (cerâmica, porcelanato, fórmica, laminado, plástico, vidro, espelho, azulejos, rejuntes, louças sanitárias, etc);

– recomendado para auxiliar na resolução dos problemas de limpeza em diversos setores, como restaurantes e cozinhas profissionais, indústrias, hospitais, clínicas, shoppings, supermercados, hotéis, escolas, dentre outros.

hipoclorito e água sanitária nos processos de limpeza

Limpeza e higienização com o uso de água sanitária

Sabão para Máquina Lava Louças Kitch Care® Clorado

A substituição do hipoclorito pelo sabão para máquina lava-louças profissional, é uma excelente alternativa visto que este produto é extremamente eficiente no quesito limpeza. Esta aqui relacionado devido a presença de Cloro em sua composição de um modo balanceado. Foi desenvolvido para a higienização, desinfecção automática e mecânica de pratos, xícaras, copos e talheres em cozinhas profissionais, sem manchar ou danificar a louça.

Portanto, este produto é recomendado para a utilização em estabelecimentos do ramo Food Service, como: restaurantes, hotéis, cantinas, hamburguerias, lanchonetes, etc.

Possui componentes que evitam a formação de depósitos calcários nas máquinas, dispensando desincrustações periódicas.

Esse post foi atualizado no dia 24 de agosto de 2021

Fontes:

Brasil Escola

Anvisa

Ministério do Meio Ambiente