Você sabia que a Água Sanitária pode ser muito perigosa?

A água sanitária é um produto de desinfecção e de limpeza que está presente na casa ou no trabalho da maioria das pessoas. Você pode até não perceber, mas com certeza a água sanitária ou algum produto derivado do cloro consta da lista de material de limpeza de praticamente todos os lugares.

A água sanitária é uma solução de Hipoclorito de Sódio e Cloro. Ela é utilizada para limpar e desinfetar os mais variados ambientes e alimentos. Porém, como qualquer outro produto químico, ela também pode ser perigosa.

Sabemos que os compostos químicos podem trazer benefícios e riscos à saúde humana, e a melhor maneira de evitar isso é utilizando os produtos conforme as orientações dos fabricantes.

O que sabemos sobre o Cloro?

O cloro já salvou um número incalculável de vidas. Como? Você deve estar se perguntando. Simples: devido sua composição, o cloro se torna muito efetivo em desinfetar a água, por exemplo. Assim, quando descobriu-se que esse produto era capaz de matar a cólera, foi realmente um fato de suma importância que pode salvar diversas pessoas.

Cloro Aplicações

Outra característica marcante do produto é que podemos, ao utilizar da maneira correta, eliminar microorganismos e bactérias que estão presentes nas frutas, verduras e legumes.

Porém, ainda existe muita divergência entre as opiniões das pessoas. Algumas acreditam que a água sanitária é a melhor forma de higienizar e desinfetar um ambiente, já outras a repudiam, especialmente pelo cheiro e efeitos colaterais que lhe são característicos.

Problemas de Saúde Relacionados ao Uso da Água Sanitária

Ademais, um estudo realizado na Holanda, Finlândia e Espanha com mais de 9000 crianças mostrou que a utilização frequente da água sanitária – ao menos uma vez por semana – para higienização, pode  provocar mais doenças respiratórias como gripe (20% à mais), amigdalite (35% à mais), sinusite, bronquite e pneumonia.

De acordo com o estudo, a causa dessa agressão esta no desgaste das células que revestem os pulmões, causado pela inalação da água sanitária por essas crianças e, com isso, os pulmões ficavam mais suscetíveis à entrada dos vírus e bactérias.

O risco que o cloro pode trazer existe e deve ser levado a sério. Por mais que o produtos clorados (como no caso da água sanitária) podem ser ótimos na desinfecção, o mal uso e seus efeitos não são nada bons. Porém, existem muitas outras alternativas ao seu uso.

Temos outro artigo que explica ainda mais sobre os males desse principio ativo o Hipoclorito de Sódio, clique aqui e veja mais.

Abaixo o leitor pode conhecer opções em nossa empresa e site.

alternativa água sanitaria

Não Misture a Água Sanitária com Produtos de Limpeza!

Popularmente conhecido como Kiboa, Kboa ou Quiboa, a água sanitária sempre faz parte da lista de produtos de limpeza e chega habitualmente ao pessoal da limpeza, sendo costumeiramente misturada a detergentes.

Sem dúvidas esse é o maior problema! Nem todo mundo sabe, mas o efeito nocivo dessa combinação caseira acaba sendo ampliado e pode colocar a vida das pessoas em risco. Veja aqui nosso artigo sobre a diferença entre produtos caseiros e profissionais e tire suas dúvidas sobre o perigo das misturas caseiras!

Uma dica para substituir a Água Sanitária convencional são os produtos de limpeza que já possuem potentes detergentes adicionados ao cloro. Como é o caso do produto de nossa linha de comercialização o Garra Chlor.

Com ele, ao invés de correr o risco misturando diversos produtos caseiros com os produtos clorados, basta simplesmente diluir em água e pronto. É muito mais seguro, efetivo e prático!

detergente com cloro

Garra Chlor

Com ele, é possível limpar e desinfetar despreocupadamente e com um ótimo poder de ação. No entanto, existem cuidados básicos (como todo outro produto químico de limpeza) que devem ser seguidos, como: uso luvas e botas e o armazenamento adequado.

Quais são as melhores Opções Profissionais para Substituir os Produtos Clorados?

A sua preferência deverá ser em comprar produtos de limpeza que tenham menor risco, como os baseados em peróxido de hidrogênio busque-os em empresas confiança e totalmente documentadas. Mas atenção, sempre informe-se sobre os riscos antes de comprar.

A indústria de produtos de limpeza Oleak, produz bactericidas potentes, como a linha Optigerm, que nem mesmo possui o cheiro característico da água sanitária, especialmente usado em instituições de saúde. As próprias instituições de saúde já abriram mão dos produtos clorados há muito tempo.

optigerm PPT

Desinfetante Hospitalar Optigerm PPT

Entretanto temos ainda outros ítens na linha que serão ótimas opções para sua empresa. Clique aqui e conheça essa, que  é a melhor maneira de nos livrarmos dos vírus e bactérias sem causar danos à nossa saúde como a água sanitária.

Garra Oxiativo 5L

Garra Oxiativo

Uma outra opção viável contra a água sanitária é o produto Garra Oxiativo que, de uma ótima maneira, limpa e alveja as superfícies sem agredir o meio ambiente.

Finalmente podemos dizer que em alguns ambientes o Hipoclorito de Sódio pode ser um ótimo aliado na Limpeza, especialmente em cozinhas industriais. Aproveite e conheça nossa opção profissional para esse ambiente o nosso Kitch Care, clicando aqui!

Em nosso site você conhecerá muitas opções sobre produtos de limpeza, desodorizantes e aromatizadores de ambientes.

Em resumo muito cuidado! Produto de limpeza não é brincadeira.

Finalmente em caso de intoxicação por produtos químicos a Anvisa tem um link para orientações rápidas. Clique aqui e acesse.

Fontes:

Clean Conscience

Anvisa