O que é  Depósito de Material de Limpeza?

O depósito de material de limpeza (DML) é uma sala destinada à guarda de aparelhos, utensílios e material de limpeza, este ambiente deve ser dotado de tanque um tanque para lavagem.

A nossa empresa Fornece uma Linha Completa de Produtos de Limpeza. Clique aqui e escolha como nos contatar para comprar os Melhores Produtos.

O depósito de material de limpeza é um item obrigatório em estabelecimentos de saúde, hospitais, farmácias, clínicas, consultórios mas é também essencial quando o assunto é limpeza e higienização profissional de qualidade em todos os ambientes comerciais, como condomínios, clubes, indústrias, cozinhas profissionais e escritórios.

O DML, responsável por abrigar detergentes, desinfetantes, ceras, limpadores, multiuso, vassouras, rodos, panos, baldes e luvas, por exemplo, exige padrões de organização para armazenamento correto, logística inteligente e fácil acesso e manuseio dos produtos de limpeza e ferramentas.

Mas como montar e qual a importância do depósito de material de limpeza ( DML ) nos estabelecimentos comerciais e de saúde?

Para responder estas questões e promover um ambiente limpo, seguro e higienizado para todos, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura ou navegue pelos tópicos.

Depósito de Material de Limpeza

O que é o DML?

Qual a importância do DML?

Hospitais e farmácias: DML obrigatórios

Como organizar um DML inteligente, prático e seguro?

Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (PEPS)

Primeiro que Vence, Primeiro que Sai (PVPS)

Ferramentas para controle da organização

Armazenamento de acordo com peso e tipo de reagente

FISPQs dos produtos nos depósitos

Tanques no DMLs

Procedimento Operacional Padronizado (POP) no DML

Planta de um modelo de DML

Qual a importância do Depósito de Material de Limpeza (DML)?

Primeiro, uma sala destinada ao armazenamento correto dos produtos de limpeza, organizada, identificada e, claro, limpa é fundamental na prevenção de acidentes e manutenção da saúde em ambientes corporativos.

Além disso, a organização dos materiais de limpeza evita também desperdícios e problemas como vencimento de produtos e falta no estoque de algum item.

Quando tudo está em ordem, há mais qualidade e eficiência no trabalho.

Dessa forma, um DML organizado e limpo:

  • redução de riscos;
  • otimização de espaço;
  • maior segurança;
  • menos desperdícios.

Hospitais e farmácias: Depósito de Material de Limpeza ( DML ) são obrigatórios

Anvisa estabeleceu, em 2009, o manual de Boas Práticas Farmacêuticas e, dentro dela, há a obrigatoriedade do DML para todas as farmácias e drogarias.

A regulamentação de número 44/09 cita que “os materiais de limpeza e germicidas em estoque devem estar regularizados junto à Anvisa e serem armazenados em área ou local especificamente designado e identificado.”

Nos hospitais e clínicas, há o Regulamento Técnico da Anvisa para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, que trata da obrigatoriedade do DML.

Além disso, dentro dos hospitais, existem áreas que necessitam de DMLs específicas, como os Centros Cirúrgicos.

Como organizar um Depósito de Material de Limpeza ( DML ) inteligente, prático e seguro?

Independente do tamanho da sala destinada ao depósito de material de limpeza ( DML) alguns métodos de organização dos depósitos de material de limpeza podem ser facilmente implantados para otimizar o procedimento e facilitar o acesso aos EPIs, como as luvas de látex, aos produtos e às ferramentas, como baldes, vassouras e rodos.

Vamos a eles?

Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (PEPS)

Para evitar vencimentos de produtos, a metodologia PEPS considera a ordem de recebimento dos produtos: itens que chegam primeiro ao estoque são utilizados primeiro.

Uma dica importante é etiquetar os itens –  detergentes, desinfetantes, ceras, limpadores, multiuso, limpa vidros, etc -, com a informação da data de entrada dos produtos.

Assim, o que é mais antigo é organizado à frente e o mais recente é armazenado mais atrás.

Primeiro que Vence, Primeiro que Sai (PVPS)

Aqui, a data de validade do produto determina seu armazenamento: assim, produtos com data de validade mais distante ficam acomodados mais ao fundo da estante, produtos com prazos mais próximos ao vencimento ficam dispostos logo na frente para serem utilizados primeiro.

Nesta metodologia, a organização independente da data de entrada dos materiais.

Ferramentas para controle da organização

 Ao usar a forma PVPS, é possível organizar o estoque por meio de planilhas, softwares de controle ou etiquetas coloridas que sinalizam qual material deve ser usado.

Armazenamento de acordo com peso e tipo de reagente

Outro fator importante a ser considerado no momento do armazenamento nos DMLs é o peso dos produtos: os mais pesados devem ser alocados na parte mais baixa para evitar acidentes, quedas e outros danos e facilitar o manuseio.

Ainda na questão da armazenagem, é preciso ficar atento aos compostos que não devem ser deixados próximos, pois caso haja algum derramamento, os agentes químicos podem se misturar e formar uma mistura tóxica para as pessoas.

Um exemplo é o caso de detergentes e produtos à base de hipoclorito de sódio, como a água sanitária.

FISPQs dos produtos nos depósitos

A aquisição, o armazenamento e o uso dos produtos de limpeza requer cuidado e responsabilidade.

Para isso, é fundamental certificar-se de que o fornecedor de detergentes, desinfetantes, ceras, limpadores, multiuso, etc, está, devidamente, registrado nos órgãos responsáveis.

Assim, é possível ter a garantia de que os agentes químicos são controlados por meio das Fichas de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQs).

Vale lembrar que todo o Depósito de Material de Limpeza DML deve dispor das FISPQs dos produtos que armazena e que as fichas devem estar sempre visíveis, para fácil consulta dos funcionários, clientes e órgãos de fiscalização.

Tanques no DMLs

Uma das exigências na regulamentação dos depósitos de produtos de limpeza é a presença de um tanque, pois além de ser útil para limpeza de baldes e panos usados na rotina, o dispositivo também pode receber a instalação de diluidores automáticos para produtos químicos.

Procedimento Operacional Padronizado (POP) no Depósito de Material de Limpeza ( DML )

Por fim, é essencial que o Depósito de Material de Limpeza ( DML ) tenha um documento com as diretrizes operacionais. O POP deve conter:

  1. Nome do Procedimento
  2. Local da aplicação
  3. Responsável pela tarefa
  4. Responsável pela elaboração do POP
  5. Materiais envolvidos nos procedimentos
  6. Descrição do passo a passo  dos procedimentos

 

Planta de um modelo de DML

Depósito de Material de Limpeza  

Higiclear: orientação e produtos de limpeza profissional para o seu DML

Para garantir segurança, agilidade e praticidade no depósito de material de limpeza de estabelecimentos comerciais, industriais e de saúde, a Higiclear oferece, além dos produtos de limpeza profissional, treinamento de equipes, checklist e assistência na organização e manutenção desses espaços.

DML

Conte com a experiência e o conhecimento da Higiclear no segmento e tenha os melhores recursos para os serviços de limpeza e higienização corporativos. Acesse nosso site e confira nossos produtos, ferramentas e acessórios.

 

Conheça os nossos suportes organizadores, clique aqui.

Conheça aqui as novas tecnologias para o monitoramento da limpeza, clique aqui.

 

Fontes:

ANVISA

FACOP

Revista Eletrônica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiânia

ANVISA Hospitais