O inverno, estação mais fria do ano, é caracterizado pelo tempo seco e a baixa umidade do ar, o que faz aumentar consideravelmente as doenças respiratórias, bem como as gripes e resfriados. Afinal, tais características favorecem a presença de bactérias e vírus nos ambientes.

Entretanto, além do problema da saúde em si, as empresas também se veem prejudicadas mediante este quadro, com a falta de funcionários e diminuição da produtividade, por essas questões de saúde de seus profissionais.

Escrevemos então este artigo como maneira preventiva para você e sua empresa se prevenirem das doenças de inverno. Fique conosco para ler.

Quais são as doenças de inverno?

Dentre uma série de doenças desta época do ano, as que mais se destacam são: gripe; resfriado; sinusite; Infecção de ouvido ou de garganta; pneumonia; rinite alérgica e bronquite.

O principal motivo de um aumento da transmissão dessas doenças é a tendência de manter os ambientes fechados, o que aumenta a propagação do vírus nos ambientes, resultando em um surto de doenças dentro de empresas. Além é claro, da falta de cuidados com a higiene.

Dicas para evita-las

  1. Se alimente de forma saudável, dando preferências para frutas, legumes e verduras, além de se manter hidratado. O indicado é tomar de 2 a 3L de água por dia;
  2. Mantenha os ambientes, acessórios e equipamentos limpos e utilize o umidificador de ar quando o tempo estiver mais seco. Isso dificulta o surgimento de problemas respiratórios;
  3. Evite manter locais totalmente fechados. Deixe sempre alguma janela ou porta aberta para permitir a circulação e renovação do ar de ar. Evite também locais fechados com muita aglomeração de pessoas;
  4. Evite emprestar objetos de uso pessoal, principalmente para pessoas que estejam contaminadas. Quando isso acontecer, lembre-se de sempre desinfetar o objeto e as mãos;
  5. Lembre-se sempre de higienizar as mãos ao chegar da rua ou quando tiver contato com pessoas que estejam contaminadas. O ideal é ter a sua disposição um álcool em gel e utilizá-lo sempre que possível.

Conclusão

Esta época do ano é propensa a um aumento significado na contração de doenças que, além de afetar a vida pessoal, também afeta a produtividade e lucratividade de empresas.

Por isso, é essencial que as pessoas tomem os devidos cuidados e se previnam constantemente. Da mesma forma, que as empresas proporcionem aos seus colaboradores produtos que os ajudem a manter a boa saúde.

Fontes: