Quando falamos sobre empresas bem-sucedidas, lembramos constantemente das melhores marcas do mercado. Aquelas que despertam o desejo lá no subconsciente das pessoas de serem consumidas. E empresas que atingem esse nível de sucesso são empresas que focam em diversos detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos pelo resto, como por exemplo fazer uma a aromatização do ambiente.

E quando falamos na divulgação da sua empresa, em criar uma marca que será lembrada por quem te visitou ou comprou de você, o olfato é parte importantíssima, tão forte quanto a memória visual. Quem não gosta de estar em um ambiente agradável e leve, não é mesmo?

Além de proporcionar uma sensação agradável ao ambiente, o cheiro pode ser o novo cartão-postal do seu negócio, afinal: o olfato é o sentido mais ligado às emoções e à memória.

Surgimento dos Aromatizantes de Ambiente

Os americanos foram os primeiros a aromatizar ambientes como forma de gerar maiores lucros. No Brasil, essa prática começou a surgir apenas na década de 90. Além do aumento dos lucros, essa prática pode ser utilizada como um diferencial para clientes e funcionários, pois um ambiente agradável, com um cheiro bom, aumenta a produtividade, além de fidelizar e manter os clientes por mais tempo no estabelecimento.

Uma boa composição olfativa é capaz de atrair a atenção do cliente, influenciando em praticamente todas suas decisões, por exemplo:

  • aumentar tráfego para seu estabelecimento;
  • maior tempo de permanência no local;
  • despertar a fome e;
  • aumento da libido ou desejo de compra.

Com produtos e serviços cada vez mais iguais, é necessário procurar um diferencial que mexa com a emoção, e o marketing olfativo entra exatamente nesse momento.

Tipos de Aromatizadores de Ambiente

Existe diferentes tipos de odorizador de ambiente, sendo que eles podem funcionar pela força do vento, podem ser elétricos ou a pilha, etc.

De forma geral, eles são aplicados no ar ou pisos, perfumando o ambiente e, como consequência, proporcionando um maior bem-estar e conforto. Suas principais diferenças são: tamanho da embalagem, rendimento, fragrância, etc.

A neutralização de odores também é encontrada nessa linha. É importante entender, antes de mais nada, qual a fragrância ideal para o seu segmento empresarial para evitar que, ao invés de aproximar clientes e funcionários da marca, você acabe os repelindo.

Vamos entender mais sobre alguns tipos de aromatizadores:

Aromatizador de arAromatização de Ambientes

Odorizadores de ar são excelentes para empresas, lojas e espaços que desejam criar uma diferenciação de concorrentes a partir de fragrâncias elegantes. São vários aromas, alguns mais fortes, que entregam sensações diferentes e devem ser utilizadas de acordo com o propósito desejado. O ideal é que o aroma sempre esteja congruente com a decoração do espaço. Quanto mais congruente, mais forte é a mensagem passada – ou sentida.

Muito conhecido hoje são os difusores de ambientes que também proporcionam um aroma especial ao seu ambiente.

Aromatizador de piso

Algumas pessoas não gostam de aromas muito fortes nos ambientes. Nesses casos, você pode utilizar no piso o detergente perfumador, que limpa o local enquanto deixa um odor de limpeza sem exagero, aumentando a sensação de higiene e bem-estar no espaço sem oferecer um aroma mais forte no ambiente.

Neutralizador de odores

aroma de ambiente

Também existem aquelas pessoas que não gostam de cheiro algum no ambiente, mas desejam mantê-lo limpo. E os neutralizadores de odores atuam com foco em neutralizar as partículas que causam mau cheiro sem disfarçar com um odor perfumado. É excelente para quem quer um ambiente neutro, ou tem algum tipo de alergia ou incômodo com odores.

As opções de aromatizadores em spray podem contar, ainda, com dispensers modernos e com grande tecnologia, sendo possível personalizar o intervalo de acionamento, se será acionado apenas durante o dia e tempo de troca do refil.

Bloqueador de odores

Freeco Odorizador

Também surgiu recentemente um tipo de produto que tem o poder de liberar os sanitários do cheiro do número 2.

Ele pode ser usado no lugar dos “cheirinhos de banheiro “, deve ser aplicado na água do vaso sanitário e com isso bloqueia o odor, até então apenas mascarado.

Estamos falando do Freeco, que cria uma nova experiência de liberdade em fazer o número 2 sem constrangimentos.

Nesse tipo de produto conseguimos enxergar que o investimento é no ambiente como um todo e na saúde das pessoas que usam esses sanitários que agora não precisam mais se privar dessa necessidade básica devido a vergonha.

Conclusão

O tipo do cheiro, a sua ausência ou a neutralização são importantes para sua empresa e existem muitos tipos. Todos contribuem para o bem-estar dos funcionários e clientes e tem diversos níveis de facilidade e custos.

Entretanto não concordamos com ações que apenas mascaram a limpeza, onde ao invés da limpeza bem-feita, ela deixa de ser realizada e perfuma-se o ambiente a fim de “enganar” o usuário.

No caso da aromatização de ambientes não abra mão da limpeza.

Não se trata de um ou o outro e sim de termos ambos, limpeza e desodorização.

Entendeu um pouco mais sobre aromatizador de ambiente e como você pode utilizar na sua empresa ou espaço? Acompanhe a gente no Facebook para receber mais dicas e acompanhar as novidades!