Os americanos foram os pioneiros em utilizar um aromatizador de ambiente como forma de gerar maior diferenciação. No Brasil, a prática iniciou-se apenas na década de 90.

Mais do que proporcionar um odor agradável ao ambiente, o aromatizador de ambiente entrega inúmeros benefícios para negócios que adotam esta prática, a fim de se diferenciarem de seus concorrentes.

Uma boa composição olfativa, entregue pelo aromatizador de ambiente, é capaz de atrair a atenção do indivíduo, influenciando sobre suas decisões e trazem como grandes benefícios:

  • aumento de tráfego para seu estabelecimento
  • maior tempo de permanência no local
  • desperta desejos e vontades não presentes
  • aumento do desejo de compra

Com produtos e serviços cada vez mais similares, a busca pela difrenciação e presença se faz cada vez mais necessária.

Sabemos que o olfato é um dos sentidos mais acessados pelos indivíduos, uma vez que este sentido está diretamente correlacionado com o nosso subinconsciente.

aromatizador de ambiente - cheiros

Pessoa usando o olfato para sentir cheiros no ambiente.

É através dele que experimentamos sensações, emoções, desejos, entre outros sentimentos despertados. Sobretudo, o aromatizador de ambiente é um acessório muito utilizado, e são os cheiros, perfumes, que são capazes de provocar lembranças, acessar memórias, bem como resgatar desejos ocultos.

Tão presente quanto a memória visual, o olfato é parte importantíssima no que tange os objetivos de uma marca, empresa, que deseja ser lembrada por seus consumidores, que ao entrarem em contato com um ambiente aromatizado, logo identificam que se trata daquela empresa.

Sendo assim, o aromatizador de ambiente possuí a capacidade de dar personalidade, autenticidade, relevância para empresas cujo desejo é se destacar, criando uma identidade e tom de voz próprio.

Além de proporcionar uma agradável sensação ao ambiente, o cheiro bem como as experiências sensoriais despertadas pelo mesmo, podem se transformar no novo cartão-postal do seu negócio.

Afinal: O olfato é o sentido mais ligado às emoções e à memória.

Tipos de Aromatizador de Ambiente

Existe diferentes tipos, formatos, fragâncias de aromatizador de ambiente, de forma geral, eles são aplicados no ar ou pisos, perfumando o ambiente e, como consequência, proporcionam maior bem-estar e conforto.

aromatizador de ambiente - essência

Óleos são utilizados para compor a fragância dos aromatizadores de ambiente

A neutralização de odores também é encontrada nessa linha. Vale ressaltar, que um aromatizador de ambiente, deve estar de acordo com o seu segmento empresarial, e para isso é de grande importância entender sobre fragâncias, modelos e formas de aromatizadores e/ou neutralizadores de odores.

Aromatizador de ar

Odorizadores de ar são excelentes como aromatizador de ambiente para empresas, lojas e espaços que desejam criar uma diferenciação de concorrentes a partir de fragrâncias elegantes. São vários aromas, alguns mais fortes, que entregam sensações diferentes e devem ser utilizadas de acordo com o propósito desejado.

Muito conhecido hoje são os difusores de ambientes, que também proporcionam um aroma especial ao seu ambiente e estão na categoria de Aromatizador de Ambiente.

Neutralizador de odores

Há locais e ambientes, cujo o cheiro deve ser evitado, e portanto, o aromatizador de ambiente deixa de ser recomendado. Deste modo, alternativas presentes no mercado, como os neutralizadores de odores atuam com foco em neutralizar as partículas presentes no ar. É excelente para um ambiente neutro.

Demais alternativas também podem ser encontradas, aromatizadores em spray , podem contar, ainda, com dispensers modernos e com grande tecnologia, sendo possível personalizar o intervalo de acionamento.

Bloqueador de odores

Os bloqueadores de odores surgiram com o objetivo de neutralizar os odores em sanitários. Além de neutralizar o odor, este produto também atua como um aromatizador de ambiente.

Indicado como altertiva aos “cheiros de banheiro”, que camuflam os odores momentaneamente, os bloqueadores de odores, desempenham com eficiência seu papel de neutralizar o cheiro do ambiente.

Conclusão sobre Aromatizador de Ambiente

O tipo do cheiro, a sua ausência ou a neutralização, são processos que merecem atenção. Os aromatizadores de ambientes, são acessórios que contribuem para o bem-estar de funcionários e clientes.

Sobretudo, não concordamos com ações que apenas mascaram a limpeza, um ambiente perfumado, nem sempre demonstra estar higienizado e limpo.

Portanto, é recomendado que o aromatizador de ambiente se torne um complemento relacionado aos processos de limpeza, que irão garantir maior conforto e bem estar.