O que é Biossegurança? e qual a sua importância

Biossegurança refere-se a um protocolo de limpeza. Composto por checklist de ações e procedimentos técnicos que são capazes de prevenir, reduzir, controlar ou eliminar riscos a saúde.

Desta forma, a higienização correta nos ambientes de trabalho pode contribuir com um aumento da qualidade de vida e produtividade dos funcionários e reduzir algumas despesas inesperadas para a empresa.

Para isso existem os EPC’s (Equipamento de Proteção Coletiva). Feitos para proteger os funcionários e o ambiente de trabalho como um todo e tem como objetivo eliminar possíveis riscos.

Por exemplo:

  • Álcool Gel, enquanto usado em dispensers
  • Placas de Sinalização
  • Fitas de Sinalização
  • Cavaletes
  • Chuveiro Lava-Olhos
  • Extintores de Incêndio
  • Kit para Limpeza em caso de derramamento biológico, químico ou radioativo

Protocolos de Limpeza

A forma de pensar a limpeza mudou. Assim como a forma de olhar para um lugar limpo também. Portanto novos protocolos de limpeza foram desenhados e falaremos de alguns aqui, que aumentem a Biossegurança.

A pandemia global do Coronavírus provocou transformações sanitárias e sociais. Certamente vieram para ficar os novos protocolos de higiene.

Essa nova perspectiva sobre a importância da higienização na prevenção de doenças e na garantia do bem-estar e saúde das pessoas, pede novos e melhores protocolos de limpeza. Portanto seja em empresas, comércios, escolas e serviços que se prepararam para a reabertura e retomada das atividades.

Em suma, é comprovado que um ambiente limpo e higienizado, corretamente, reduz em 80% as probabilidades de transmissão de doenças. Sendo assim, incluir e reforçar práticas de limpeza, utilizando produtos profissionais. Sempre com base em protocolos de desinfecção da Covid-19.

Mas como estabelecer essas medidas de segurança? Como realizar de forma correta a limpeza e higienização? Portanto preparamos cinco dicas para te auxiliar, se desejar você pode navegar entre os tópicos. Veja só!

O que é Biossegurança? e qual a sua importância

Protocolos de Limpeza

Limpeza é a principal aliada na retomada

Saber onde o vírus mais permanece ajuda

1 Escolher produtos regulamentados

2 Menos produtos, mais eficácia e menos riscos

3 Classificar áreas

4 Organizar produtos de limpeza e programar etapas

5 Treinar a equipe

Biossegurança – Produtos profissionais para limpeza profissional

Oxikill e Optigerm PPT

Limpeza foi e continua sendo a principal aliada na retomada

O Coronavírus, um vírus bastante dinâmico. Possui diferentes formas de transmissão e o tempo de permanência no ambiente e em superfícies são bastante variáveis.

O que se sabe é que a biossegurança, ou seja, higienização, desinfecção e um protocolo de limpeza feito de maneira correta, estão entre as formas mais eficazes de combate ao microrganismo.

Assim, as novas medidas de biossegurança devem ser seguidas minuciosamente, por meio das empresas, comércios, restaurantes, academias, hotéis, hospitais, clínicas e salões de beleza para que, na reabertura e retomada das atividades, a segurança, o bem-estar e a saúde de seus colaboradores, clientes, pacientes, alunos e frequentadores sejam garantidos.

Em suma, para que as pessoas se sintam confortáveis e seguras para voltar às ruas, às suas atividades cotidianas de trabalho e lazer, será fundamental que o estabelecimento informe, sinalize e pratique as novas ações de controle sanitário.

Essas ações devem ser principalmente em áreas e nos itens com maior circulação e contato de pessoas. Recepção, banheiros, torneiras, mesas, cadeiras e maçanetas, corrimão, etc. Portanto a melhor imagem de um negócio passará, agora, pela forma como ele olha para a limpeza e organização.

Saber onde o vírus mais “frequenta” e sobrevive

Alguns estudos realizados mostram quais superfícies e materiais o Coronavírus tende a permanecer ativo por mais tempo. As pesquisas apontam um caminho importante na prevenção e contenção da Covid-19.

A revista científica The New England Journal of Medicine, dos Estados Unidos. Publicou um estudo que revela a estabilidade do vírus em determinadas superfícies. No plástico, por exemplo, ele pode ficar por até três dias, no papelão por mais dias ainda, etc.

Portanto mais importante do que ficar decorando quantos dias ele sobrevive em cada superfície é encarar que existe um grande risco e ampliar a frequência e a qualidade do serviço de higiene.

Biossegurança

Biossegurança – Mas quais critérios usar para definir um protocolo de limpeza eficiente?

1. Escolher produtos regulamentados

A princípio, para seguir de forma correta os novos protocolos de limpeza da Covid-19. As empresas devem fazer uso de produtos que sejam de uso profissional, de alta qualidade e que sigam as especificações da ANVISA.

Ao escolher por um material de limpeza profissional, o estabelecimento escolhe oferecer o melhor para sua equipe, para seus clientes e usuários. Certamente a compra desses produtos deve ocorrer por meio de uma distribuidora de produtos de limpeza com credibilidade no mercado e conhecimento no ramo.

Certamente, com o suporte da empresa fornecedora, é possível estabelecer normas e procedimentos de limpeza específicos, sempre embasados nas leis, para atender às diversas demandas.

2. Menos produtos, mais eficácia e menos riscos

Produtos de limpeza para uso doméstico não dão conta da higienização de ambientes empresariais, industriais e de serviços. Nestes casos, a sujidade é muito maior e há a necessidade de produtos mais eficazes, mais práticos, rentáveis e econômicos.

Os itens domésticos são vendidos em pequenas embalagens e há necessidade de muitos frascos para uma empresa e, além do gasto maior, eles não são capazes de desinfetar como os produtos de limpeza de uso profissional.

Ao usar produtos domésticos de baixa qualidade de forma aleatória e promover a mistura de vários princípios ativos diferentes, pode-se colocar em risco a saúde. Seja quem realiza o serviço ou todos que compartilham do espaço.

Assim, a escolha consciente do material de limpeza e de seus fornecedores passa por uma questão de cuidado com o outro.

Portanto utilizar menos produtos de limpeza favorece o seu treinamento para a equipe de limpeza. Certamente, caso precise de um apoio na identificação desses produtos ou mesmo do treinamento, conte com nossa empresa.

3. Classificar áreas

O Manual de Higienização e Limpeza do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) indica a classificação das áreas na realização de protocolos de limpeza hospitalar, áreas críticas, áreas semicríticas e áreas não críticas.

Em suma essa divisão não precisa se restringir aos hospitais e clínicas. Portanto, classificar os ambientes dentro de um grande espaço empresarial pode facilitar e otimizar o processo de limpeza e higienização.

Ao determinar quais áreas demandam ações mais frequentes e intensas – como de maior circulação e permanência de pessoas -, é possível programar e realizar os procedimentos de forma mais assertiva e eficaz.

4. Organizar produtos de limpeza e programar etapas

Organização é fundamental para que o passo a passo da limpeza aconteça sem que nenhuma etapa ou produto seja deixado de lado. O primeiro espaço a ser preparado é a despensa, o chamado DML ( depósito de materiais de limpeza )  ou no seu almoxarifado, onde os produtos ficam armazenados.

Manter o local com ventilação e limpo e os itens bem dispostos garante segurança, melhor visibilidade e facilidade de manuseio. Em suma, é recomendado também etiquetar os produtos com a indicação de uso de cada um.

Para o manejo dos itens, dispor de um carrinho de limpeza ou um suporte portátil para levá-los facilita a mobilidade. Além disso, para otimizar tempo e não esquecer de nenhum detalhe na limpeza, prepare um programa com a frequência e métodos.

Por exemplo: três vezes ao dia, limpeza úmida para todas superfícies, utilizando baldes de cores diferenciadas (um contendo solução detergente e outro água limpa); trocar a solução dos baldes a cada ambiente.

Ou ainda utilizar um sistema de limpeza através de Spray Cleaning, favorece muito a qualidade final.

5. Treinar a equipe

Pessoas treinadas para limpeza, higienização e desinfecção de ambientes estão mais preparadas. Em suma isso garante mais qualidade e segurança na realização dos serviços.

A equipe responsável precisa estar com treinamentos e certificações em dia para manejo e uso correto dos produtos e protocolos de limpeza. Portanto o conhecimento teórico e prático permite melhor desempenho, mais eficácia e menos desperdícios.

Oferecer EPIs como luvas, botas, máscaras e reforçar os procedimentos de limpeza por meio de adesivos com as instruções de forma clara e breve são ações que deixam a equipe segura e ainda mais preparada.

Biossegurança – Produtos profissionais para limpeza profissional

O retorno das atividades pediu e continua requerendo cuidado redobrado para conter a disseminação do Coronavírus e de outras doenças. Assim, a vida das empresas, comércios, escolas e serviços deve ser pautada sempre pela preocupação com os protocolos de limpeza e a higienização do ambiente.

Com todos os passos citados acima. É possível oferecer um ambiente mais seguro e de bem-estar para colaboradores, clientes, frequentadores, alunos e pacientes.

Para ajudar nessa missão, conte com dois de nossos produtos de uso profissional. Feitos para limpeza, higienização e desinfeção de superfícies e ambientes. O Garra Oxiativo, na limpeza de equipamentos, pisos, vidros, paredes, balcões etc, e o Garra Chlor, para uso em sanitários e cozinhas.

O desinfetante e limpador, Garra Oxiativo tem alta versatilidade e praticidadePara ser usado, deve ser diluído e colocado no pulverizador, garantindo mais  economia e praticidade na limpeza e desinfecção.

Já o Garra Chlor, à base de cloro concentrado, é um poderoso limpador. Pensado para uso de processos de limpeza em banheiros e em superfícies que podem ser lavadas, como cozinhas e áreas externas.

Portanto, os dois produtos garantem limpeza leve, pesada e desinfecção. Além deles, temos também o kit limpeza rápida, que colabora para contenção da disseminação de doenças e na proteção da saúde das pessoas.

Incluso no Sistema Express, consiste em um conjunto de produtos de limpeza e acessórios para empresas que pode ser 100% personalizável, de acordo com as necessidades de cada uma.

Portanto, nós da Higiclear, estamos à disposição para te ajudar nas melhores escolhas e soluções de limpeza, desinfecção e higienização para sua empresa. Gostou das informações que dividimos aqui? Então, compartilhe com mais gente e vem conhecer nossos produtos.

Conheça nosso artigo sobre nanotecnologia, clique aqui.

Fontes: