O que é a máquina de lavar louça industrial?

A máquina de lavar louça industrial é uma maquina de lavagem de louças para empresas que tenham alta demanda em lavagem de louças e utensílios em suas cozinhas. A máquina foi desenvolvida para limpeza e higiene do mais alto nível e para as mais diferentes aplicações e setores, estas máquinas de lavar louças possuem uma qualidade elevada e são altamente confiáveis.

Preparar e oferecer alimentos é uma questão de saúde. Não apenas nutricional, mas também sanitária. As máquinas de lavar louça industrial são equipamentos que possibilitam a limpeza e higienização dos utensílios. A higienização dos utensílios em grandes cozinhas como de empresas, universidades, hospitais, bares e restaurantes, deve ser realizada de forma eficiente, segura e econômica.

Ao investir na compra de uma boa máquina de lavar louça e na compra de produtos específicos, como sabão, detergente e secante para lava louças, os estabelecimentos ganham em praticidade, tempo, excelência e em redução no consumo de água e agentes químicos.

A dúvida sobre o uso de uma máquina de lavar pode pairar ainda pela cabeça de muitos gestores, mas o fato é que, em relação à lavagem manual de copos, talheres, pratos, panelas e outros itens de cozinha, o equipamento se mostra muito mais vantajoso do que a lavagem manual.

Para isso, preparamos este artigo. Acompanhe!

Se desejar você pode navegar entre os tópicos.

O que é a máquina de lavar louça industrial?

Preparo de alimentos e saúde pública

Vamos às vantagens da máquina de lavar louça industrial?

1 Economia de água

2 Economia de tempo com uma máquina de lavar louça

3 Eficácia na limpeza e os produtos de limpeza

4 Não danifica os utensílios

5 Praticidade e produtividade

Conclusão

Se desejar aqui temos algumas recomendações de produtos.

Detergente e secantes para máquina de lavar louça industrial e a importância de uma boa escolha dos produtos de limpeza.

Preparo de alimentos e saúde pública

Antes de citarmos as vantagens no uso de uma máquina de lavar louça industrial, vale ressaltar a importância vital de um ambiente limpo e higienizado quando se trata de preparo, manipulação e consumo de alimentos. O cuidado é imprescindível.

Não só frutas e verduras devem ser bem lavadas e higienizadas, mas todo o ambiente, os utensílios e equipamentos devem passar por procedimentos rigoroso de limpeza.

A contaminação alimentar tem, entre suas principais causas, a manipulação e a conservação inadequadas dos alimentos e a falta de higiene dos utensílios, das mãos e dos equipamentos.

Portanto, para que restaurantes e outros estabelecimentos possam garantir a segurança alimentar, definida por meio de ações higiênico-sanitárias, há o Manual de Boas Práticas, com regras que, quando praticadas corretamente, evitam ou reduzem os perigos.

Vamos então às vantagens da máquina de lavar louça industrial?

1 Economia de água

De início, uma vantagem que já vale por muitas. As máquinas de lavar louça economizam água. Gastar menos água é garantir a sobrevivência da vida, além de reduzir os gastos do estabelecimento.

Em média, uma máquina bastante eficiente pode gastar até 8 litros por ciclo, em uma lavagem de 60 itens. Algumas máquinas de lavar louças conseguem números ainda mais impressionantes como por exemplo consumir 2,4 litros de água por lavagem.

Segundo a Sabesp, quando se lava a louça com a torneira um pouco aberta, durante 15 minutos, consome-se 117 litros de água em residências.

Uma pesquisa realizada pelo Centro Tecnológico de Controle de Qualidade, as máquinas de lavar louça podem gerar uma economia de quase 5 mil litros de água por ano.

2 Economia de tempo com uma máquina de lavar louça

As máquinas de lavar louça, por serem máquinas automatizadas, conseguem executar o serviço de forma contínua. Lavam muitos itens ao mesmo tempo, enquanto que o processo de lavar manualmente requer um tempo para enxaguar, esfregar, limpar e secar item por item.

Existem máquinas no mercado que conseguem em apenas 60 segundos lavar 18 pratos. E alguns equipamentos que chegam a lavar até 6.600 pratos por hora.

Em suma, o profissional responsável por essa tarefa, certamente, poderia ser realocado em outra ação que tornasse o atendimento aos clientes e o fluxo na cozinha mais ágil.

Portanto, a economia de tempo garantida pela máquina se dá pelo uso da água quente em seus processos, que potencializa a limpeza e remove as sujidades de forma mais rápida. Esse fator também está relacionado à economia de água que já citamos.

3 Eficácia na limpeza e os produtos de limpeza

Os equipamentos, cada vez mais modernos, possuem tecnologias avançadas que realizam a limpeza de forma sistematizada. Com funções variadas para determinadas finalidades, como por exemplo a termo desinfecção, as máquinas fazem a higienização completa da louça.

No entanto, as funções da máquina de lavar industrial e suas tecnologias sofisticadas não trabalham sozinhas. Portanto, para que haja, de fato, um resultado primoroso na lavagem dos utensílios é fundamental que o estabelecimento faça uso de produtos profissionais específicos e de boa qualidade na máquina.

Usar lavadoras automáticas de louças vale muito a pena. Contudo escolha bem os produtos para utilizar nessas máquinas, a boa seleção faz parte do sucesso da sua higienização e da longevidade do equipamento.

Entre os principais aliados podemos citar: sabão para máquina lava louça, e o  secante para máquina lava louça .

No mercado existem equipamentos que comprovadamente tem um consumo de químicos muito abaixo dos outros, equipamentos que possuem por exemplo a dosagem de detergente por litro de água em aproximadamente 3 mililitros e a dosagem de secante por litro de água em aproximadamente 0,15 mililitros.

Este consumo é garantido devido o sistema de dosagem que o próprio equipamento possui. A máquina de lavar louça faz as medições de necessidades de forma constante, através de sensores de Ph e sujeira do tanque.

Estes agentes serão responsáveis também pela manutenção e vida útil do equipamento. Se forem de baixa qualidade, certamente, vão comprometer as engrenagens e peças da máquina.

4 Não danifica os utensílios

O uso da máquina de lavar louça inclui ainda outra vantagem que representa economia para os estabelecimentos. Quando a máquina de lavar louça é usada corretamente, com a temperatura certa para cada item e produtos indicados, a máquina não danifica louças, panelas, talheres e copos.

Quando a lavagem é feita manualmente, os riscos de queda, riscadas, rachadas ou quebradas são muito maiores.

Até mesmo taças de cristal super delicadas encontram proteção nas bandejas adequadas oferecidas pelas máquinas de lavar louça em restaurantes.

No mercado existem máquinas que podem ser programáveis para lavar desde pratos e talheres até lavar especificamente taças de cristal mantendo-as em perfeito estado com muito brilho e sem riscos, sem precisar fazer qualquer tipo de retoque após a lavagem como por exemplo passar um pano antes de guardar.

Portanto, o cuidado com os utensílios reflete em economia e evita gastos não previstos no orçamento com reposições.

5 Praticidade e produtividade

Por fim, as máquinas de lavar louça são incansáveis e podem realizar o trabalho o dia todo. A produtividade é maior, garantindo, assim, um fluxo constante de funcionamento e atendimento da cozinha.

A praticidade complementa esta vantagem, pois, ao colocar toda a louça para lavar de forma mecânica, o funcionário logo está livre para realizar outra tarefa que exija sua presença e, dessa forma, otimizar o seu tempo.

máquina de lavar louças industrial

Máquina de lavar louças

Para concluir

Em suma, como podemos ver, as vantagens no uso da máquina de lavar louça industrial são significativas e atingem, diretamente, questões cruciais como tempo e dinheiro. Além disso, ela valoriza a qualidade final da limpeza. O que é fundamental para a imagem das empresas.

Importante ressaltar também que, ao definir pela instalação do equipamento, os estabelecimentos devem estar conscientes da escolha dos produtos que serão usados. O cuidado deve ser o mesmo, tanto para o mecanismo como para o insumo dele.

Higiclear: detergentes e secantes para máquina de lavar louça industrial

Portanto, para atender a demanda de restaurantes, bares, universidades, hospitais e outros estabelecimentos com cozinha industrial, a Higiclear oferece detergente Kitch Care ® e secante Kitch Care ® para máquinas de lavar louça.

Usar lavadoras automáticas de louças vale muito a pena. Contudo escolha bem os produtos para utilizar nessas máquinas, a boa seleção faz parte do sucesso da sua higienização e da longevidade do equipamento.

Além disso, temos o dispositivo diluidor de detergente e secante para máquina de lavar pratos que oferecemos aos nossos clientes, sem custo.

Os produtos para uso nos equipamentos têm baixo custo e alta qualidade. Acesse nosso site e conheça nossas soluções em limpeza e higienização profissionais.

máquina de lavar louças

Máquina de Lavar Louças Industrial – Funcionamento

Fontes:

Universidade Tecnológica do Paraná

ANVISA

UOL