Uma vez que você entende a importância que a limpeza e seus materiais têm para o seu negócio, é legal reavaliar tudo o que diz respeito a ele. Profissionais, frequência da limpeza e também os tipos de produtos que irá escolher para garantir uma limpeza mais eficiente.

Num ambiente corporativo, a limpeza é mais do que apenas deixar ambientes higienizados, é bem-estar para os funcionários e clientes. É saúde para todos que lá transitam e também é a responsável por adicionar uma imagem positiva da sua empresa frente aos clientes.

Certamente existe uma gama infinita de possibilidades de material de limpeza disponíveis no mercado. Sua empresa precisa contar com bons produtos para a limpeza e manutenção.

Portanto, lembre que para ambientes corporativos, o ideal é optar por produtos de limpeza da linha profissional, pois além de serem mais eficientes, ainda te ajudam na economia – uma dupla perfeita de benefícios, não é mesmo?

Além de ponderar sobre marca, qualidade e tipo do produto ideal, também é legal se atentar para alguns outros detalhes. No artigo de hoje, separamos 10 cuidados que você deve ter ao escolher produtos de limpeza para sua empresa. Vamos lá?

Material de limpeza- Dicas para acertar na escolha

  • Registro da Anvisa 

Primeiramente comprar produtos de limpeza de empresas e distribuidoras oficiais e regularizadas, que tenham registros na ANVISA. Qualificação é essencial.

Produtos clandestinos ou com registros vencidos ou inadequados trazem problemas.

Pense na possibilidade de uma faxineira se intoxicar com um produto não regularizado dentro de sua empresa…ou mesmo um cliente sofrer algum problema em decorrência do produto de limpeza, como por exemplo escorregar no piso que acabou de ser limpo e cair ou passar mal com algum cheiro ou mistura inadequada.

Certamente não adianta depois tentar localizar a responsabilidade dos materiais usados nos funcionários que realizaram a compra ou mesmo na distribuidora de materiais de limpeza.

A responsabilidade inicialmente é do proprietário da empresa.

  • Material de limpeza – Qualidade VS Preço 

Não olhar preço e, sim, qualidade do produto. É aquela velha máxima do “barato pode sair caro”.

Não basta o fornecedor aparecer sempre bem posicionado no Google, a responsabilidade de escolha é sempre sua e os resultados também.

Produtos considerados baratos não são necessariamente ruins, podem sim ter seus preços justos.

No entanto a questão de qualidade maior pode ter um preço por embalagem maior, mas em se tratando de produtos de limpeza o rendimento e a diluição podem ser tão maiores que o aparentemente caro pode sair mais barato no final das contas.

Lembre que ambientes bem cuidados transmitem aos clientes e funcionários uma boa impressão ao nosso negócio.

Converse, pesquise, questione e faça as melhores escolhas para seu bolso e para os usuários também.

  • Boas Referências

Buscar marcas com boas referências e depoimentos positivos. Isso faz com que você evite surpresas ruins.

Como pode não ser a sua especialidade, a aquisição dos materiais de limpeza, conte sempre com empresas que tenham ótimas referências, especialmente as empresas que fornecem materiais para hospitais e restaurantes costumam ter maior especialidade no setor da limpeza profissional.

Pesquise depoimentos, ligue em clientes e ouça o que dizem sobre as suas opções. Aliás essa pode ser uma prática comum até mesmo em outros materiais indiretos como telefonia, material gráfico, papelaria, mão de obra de terceirização de limpeza e muitos outros serviços.

  • Material de limpeza – Bons Fornecedores

Fábrica de produtos de limpeza, que promove treinamento em relação ao uso correto dos materiais de limpeza em seu dia a dia e também se preocupam em fornecer evidências desses treinamentos para sua empresa, demonstram comprometimento com seus serviços e previnem que sua empresa tenha eventuais problemas.

Pense e considere o seguinte cenário. Em uma futura demanda trabalhista, sua empresa é acusada, direta ou indiretamente através de uma empresa de limpeza, de não fornecer as devidas orientações sobre o uso dos produtos de limpeza.

Pense na vantagem de possuir evidências de um treinamento para as auxiliares de limpeza. Com toda certeza isso pode ser bastante significativo na limpeza e em outros trabalhos realizados por seus funcionários e colegas de trabalho.

Dê preferência a esse tipo de fornecedor!

  • Terceirização dos serviços de limpeza 

Neste caso, seja bem criterioso com a empresa escolhida. Analise documentações, clientes já atendidos, perfil do pós-vendas e alinhe o nível de qualidade desejado por sua empresa.

Avalie como é o tratamento dos funcionários e também a responsabilidade com o bem-estar deles, determine se a escolha dos produtos é feita por ela ou pela sua empresa e exija um padrão de qualidade dentro dos padrões importantes para seu negócio.

Combine todos os detalhes, material de limpeza não costuma ser pesado no orçamento das empresas limpadoras, mas a depender do nível de qualidade necessário em sua empresa, ele pode sim ser significativo.

Pense e defina quem fornecerá materiais de limpeza como desinfetantes, limpadores, alvejantes, panos, vassouras, ceras básicas, rodos, baldes.

Lembrando que normalmente itens de higiene pessoal como papel toalha, papel higiênico e sabonetes são fornecidos pela sua empresa.

Outros itens, comuns de continuarem a ser comprados pela sua empresa são os relativos à coleta de lixo como sacos de lixo e lixeiras.

  • Siga as Normas de segurança 

Siga as normas na escolha, armazenamento e utilização dos materiais de limpeza. Afinal, são produtos químicos e precisam de atenção. Isso deve ser feito desde a escolha do fornecedor dos produtos, empresa terceirizada (quando houver), e no treinamento de funcionários da sua própria empresa. A segurança no trabalho é essencial e o futuro compensará as empresas mais prevenidas e responsáveis com suas equipes diretas ou indiretas.

Sua empresa sempre é corresponsável pelo que ocorre com as pessoas que nela trabalham, não imagine que terceirizando atividades sua responsabilidade acaba.

  • Respeite a indicação de uso dos produtos – Material de limpeza

Escolha fornecedores que conheçam profundamente a indicação de uso dos produtos. Com isso, farão as melhores orientações e evitarão estragos e prejuízos na sua empresa.

Muitos são os casos de estragos realizados pelas pessoas da limpeza sobre seus pisos e demais superfícies.

Muitas vezes o profissional de limpeza, tentando acertar no melhor resultado da limpeza, acaba usando alguns materiais como limpa pedras, ácidos inadequados, desincrostantes pesados, cloro ou água sanitária sobre superfícies que não são compatíveis com essas substâncias e de fato realizam agressões que não são reversíveis.

Caso sua empresa terceirize a limpeza, de fato esse risco fica bem minimizado, desde que os materiais usados sejam de qualidade e que de quebra a empresa seja de ótima procedência, afinal riscos todos corremos e empresas de limpeza com capacidade técnica e financeira são bem-vindas em momentos de acidentes.

  • Material de limpeza – Menor impacto ao meio ambiente 

Use esse fator para a seleção de seu material de limpeza. Há muitos produtos no mercado, hoje, que causam baixo impacto ao meio ambiente.

E a máxima de usar baixo volume de produtos químicos é sempre uma boa premissa, afinal de contas, produtos que hoje são inócuos amanhã podem ser vistos como vilões, como o caso de formol em salões de beleza e fosfatos na agricultura e em sabões em pó.

Por isso nossa sugestão é de sempre usar produtos concentrados e de baixo impacto ambiental, como o limpador Garra Oxiativo e com processos que garantam baixo uso como o sistema de limpeza por spray, o spray cleaning.

Especialmente, quando são usados em procedimentos mais modernos com equipamentos simples, como pulverizadores, ou mais sofisticados como mops. Em suma, produtos deste tipo podem gerar uma economia de até 90% em produtos de limpeza ou de até 50% em volume de água utilizado.

  • Produtos concentrados e para uso profissional 

Escolher produtos concentrados é a garantia para ser mais econômico e mais ecológico. Mas lembre-se de ter um sistema de dosagem seguro e adequado para não comprometer o desempenho.

Você pode optar por dosadores manuais de parede, dosadores eletrônicos, dosadores de válvula pump ou ainda os modernos sistemas de dosagens na tampa dos produtos, que garante a perfeita diluição e rendimento dos produtos.

limpador multiuso

Limpador Multiuso – Fácil 31

  • Fornecedor Especialista

Busque um fornecedor de produtos de limpeza que te atenda por completo.

Por fim, depois de tantas oportunidades e riscos mencionados anteriormente, imagine como irá facilitar o seu dia a dia contar com uma empresa que tenha todos os produtos que sua empresa precisa e além disso ainda faça a gestão dos seus níveis de estoque e busque a redução do seu consumo via eliminação de itens que desempenhem a mesma função.

Com toda certeza é uma grande vantagem escolher o produto pelo fornecedor, pois elimina aquela dor de cabeça em relação à compra e manutenção de saboneteiras, toalheiros, dosadores, treinamentos e acessórios.

Em síntese, cada mercado tem suas peculiaridades, seu nível de importância e muitos detalhes a levar em conta.

Julgamos que seja muito importante para sua empresa analisar outros serviços como o mercado de refeições coletivas, terceirização de limpeza, serviços de segurança, jardinagem, portaria, movimentação de carga, transportes, material gráfico, outros ainda muito importantes como de contabilidade, sistemas de gestão etc.

Inegavelmente nesse artigo nosso foco foi trazer um pouco mais sobre os riscos e oportunidades sobre material de limpeza e como sua empresa pode levar em conta vários aspectos.