Dispensers e Equipamentos em Comodato – É vantajoso?

Quando o tema é dispenser ou equipamento em comodato, precisamos definir, antes de entrar no assunto, o seguinte:

Se preferir, você também pode consumir esse conteúdo em formato de podcast:

 

O que é comodato de equipamento?

Comodato de equipamento é uma modalidade de fornecimento, celebrada entre fornecedor e cliente, de bens duráveis, sem custo ao cliente e por tempo determinado para uso dos mesmos.

A lógica por trás desta modalidade de acordo, é de que deve ser bom para quem oferece o bem e para quem o utiliza.

Um exemplo muito comum e fácil de encontrar é o seguinte descrito. Em bares e padarias existem geladeiras “vestidas” por determinadas marcas, que mantém os produtos na temperatura ideal de consumo.

Nesses refrigeradores, é obrigatório a presença de produtos do fornecedor que colocou os equipamentos em comodato.

Partes envolvidas no contrato de comodato

As partes envolvidas no contrato de comodato dos dispensadores e equipamentos são: o Comodante (empresa e/ou pessoa dona do bem) e o Comodatário (pessoa ou empresa que recebe o bem).

Comodato de equipamentos dispensadores de papel toalha, papel higiênico e sabonetes.

Toalheiro-Alavanca-rolao

Toalheiro Alavanca Papel Toalha Rolo

Em relação as vantagens desse sistema, realizamos uma pesquisa informal, junto a clientes de nossa organização.

Além disso buscamos em nosso CRM, as principais “dores” relacionadas a dispensers e dosadores, relatadas por empresas que nos procuram em razão de solucionarmos seus problemas. Sobretudo, este potencial público, ainda não estabeleceu uma relação de parceria comercial com nossa empresa.

Consolidamos os dados e listamos aqui os pontos mais frequentemente mencionados pelas empresas, sejam eles vantajosos ou não.

Já adiantamos aqui que, em sua maioria, a boa aceitação pelo sistema de equipamentos em comodato é altamente positiva, desde que a manutenção seja bem realizada pelo seu fornecedor.

Campanha C2 - programa de fornecimento II

Vamos aos pontos levantados na pesquisa

Compatibilidade de papéis sanitários e dispensadores

Quando o sistema de comodato dos dispensadores é utilizado, observou-se uma maior economia dos consumíveis.

Explicando: Quando as empresas adotam este formato, elas por sua vez, passam a comprar os insumos apenas do fornecedor que lhes forneceu os dispensers. Sendo assim, o fornecedor de boa qualidade mantém a compatibilidade entre, por exemplo, o toalheiro e o papel toalha; entre o porta papel higiênico e o papel higiênico e entre os sabonetes e as saboneteiras.

O desperdício relatado pelas empresas, que acontecia antes do regime do comodato ser implantado,  apresentou resultados satisfatórios de redução.

equipamentos em comodato

Acordo de Comodato

  • Manutenção dos dispensadores e equipamentos em comodato.

Neste formato, a maior parte dos clientes relatou satisfação. Alguns usuários, relatam que de nada serve a manutenção prometida pelo fornecedor, quando a mesma não ocorre.

Todavia, quase que em sua totalidade, os usuários demonstraram estarem satisfeitos com tal vantagem, obtida no comodato.

A frase chave de nossos clientes foi: “ficamos tranquilos por ter vocês para solucionar os problemas de manutenção dos dispensers”

Explicando: No acordo formal, via contrato, ou no acordo “informal”, via fornecimento de nota fiscal e termos de acordo, alguns distribuidores de material de limpeza, como a Higiclear, prevê a manutenção preventiva e até mesmo gratuita dos dispensadores.

Desta forma, a empresa passa a ter dispensers novos o ano todo. Tal procedimento também gera economia, pois evita desperdícios gerados pelos equipamentos quebrados.

Nas empresas de porte médio e grande, o setor de MRO (Manutenção, Reparo e Operações) fica liberado dos serviços ligados as reposições e manutenções dos dispensadores em comodato.

  • Zero investimento em cotações mensais 

O foco das empresas atualmente, tem de ser muito apurado. Despender-se de tempo com cotações mensais frequentes pode significar mais custos indiretos e ocultos, do que economia propriamente dita.

Tivemos um profissional, do departamento de suprimentos, que nos relatou ser vantajoso até certo ponto, pois quando o assunto é buscar economia mensal nos valores comprados, ele sente-se preso ao contrato.

Por outro lado, nesta mesma empresa, o profissional de manutenção mostrou-se satisfeito com a praticidade da nossa manutenção.

Explicando: Ao cotar uma lista de produtos de limpeza mensalmente, as empresas, que nunca são especialistas nesse tema, acabam por comprar materiais incompatíveis, que geram prejuízos invisíveis.

Além disso pagam valores diferentes todos os meses, sejam em materiais de melhor ou pior qualidade e até mesmo gastam mais em altas frequentes de preços.

Quando existe um acordo ou contrato de comodato de equipamentos, normalmente o fornecedor dos produtos de limpeza, que possui estoque, funciona como uma espécie de amortecedor para os preços, sendo possível um repasse em menor velocidade do que realmente ocorreria, em caso da não existência do comodato.

Em época de estabilidade de preços, a possibilidade de ampliar o tempo da manutenção dos preços é muito maior e usual.

saboneteira preta

Saboneteira Hygisoap na cor preta

  • Liberação de espaço de almoxarifado e zero investimento nos dispensadores

Em épocas como essa, onde a velocidade das decisões e investimentos está em alta, vale muito a pena terceirizar mais essa necessidade.

Aprendemos isso com nossos clientes, quando nos dizem: “terceirizamos a manutenção dos dispensers em comodato”.

Para muitas empresas, sejam elas de porte pequeno ou grande, as vantagens de não se preocupar com a aquisição, manutenção, peças de reposição e nem com a compra dos consumíveis, são grandes.

Explicando: No formato de dispensadores e equipamentos em comodato, o fornecedor de produtos de limpeza fica responsável por todos esses pontos.

Peças de reposição são fornecidas pela comodante (o fornecedor de material de limpeza), uma tranquilidade a mais.

Para exemplificar, em alguns clientes de nossa empresa, mantemos até dispensadores de back-up na sede do cliente. Pois em momento de extrema urgência, esse plano de contingência serve muito bem a segmentos críticos, como o segmento da saúde, por exemplo.

E tem mais sobre Dispensadores em Comodato

dispensers para comodato

Dispensers para Comodato disponíveis na cor branca

Pela visão de nossos especialistas ainda existe ao menos mais uma questão a levar em conta, que é o design e harmonia dos equipamentos. Afinal de contas quando a empresa opta pelo regime de compras, onde tem comodato envolvido, ela pode contar com todos os dispensadores em harmonia de linha.

Dessa maneira os ambientes melhoram sua aparência e tanto funcionários como clientes, que usam o local, sentem a melhoria de um ambiente com dispensers bem cuidados.

Conclusão sobre dispensers e equipamentos em comodato

A nossa empresa, desde sua fundação, apostou no fornecimento de equipamentos em comodato como um diferencial competitivo.

Ainda que após mais de 28 anos, hoje em dia já existam outras empresas com esse modelo de fornecimento, algo que continua nos diferenciando é a realização, de fato, das manutenções necessárias e preventivas.

Como pudemos ver em nossa pesquisa, grande parte dos clientes enxerga vantagens no comodato, desde que a manutenção de fato ocorra.

Sendo assim, concluímos que o sistema é vantajoso sim e deve ser mantido como tal e que as empresas fornecedoras de material de limpeza, que são sérias e disponibilizam um alto nível de serviço ganham espaço nesse mercado tão concorrido.

Um acordo ou um contrato, como dissemos no início, deve levar vantagens para ambos os lados.

Portanto, somos favoráveis também a realização dos contratos de comodato de equipamentos.

Caso queira escutar o conteúdo em formato de áudio, acesse nosso Podcast sobre comodato de dispensers e equipamentos.

Visto primeiro em: General Clean