O que é a limpeza pós obra?

A limpeza pós-obra é uma etapa realizada após o termino da construção, sua função é de remover todas as sujidades e deixar o ambiente limpo.

Após o termino de uma reforma, seja ela pequena ou grande, ou ao final de uma construção, restam a poeira, os respingos de tinta, os resíduos de cimento e argamassa. 

A remoção de manchas e resíduos de materiais em um espaço recém-reformado ou construído serve para deixar o ambiente limpo e organizado. Mas a limpeza pós-obra é mais do que uma questão estética. 

A limpeza pós obra é como uma lente de aumento que deixa mais visível a qualidade dos serviços realizados e possibilita a inspeção de defeitos, como um azulejo trincado ou problemas na pintura. 

Mas como realizar a limpeza pós obra? Quais produtos usar para ter bons resultados e não cometer erros? Para esclarecer estas e outras dúvidas, preparamos este artigo. Se desejar você pode navegar entre os tópicos. Acompanhe a leitura!

limpeza pós obra

Quando é preciso realizar uma limpeza pós-obra?

Saber que a limpeza pós obra pode ser feita sempre que houver qualquer procedimento que envolva pintura de paredes, troca de pisos ou azulejos, instalações de maquinário, de armários, louças, etc. 

Ou seja, a limpeza pós-construção pode ocorrer desde uma pequena reforma até a finalização de um prédio. 

Como dissemos, os procedimentos de organização e remoção das sujidades são fundamentais para o acabamento dos serviços e para a verificação de algum defeito ou ajuste que precisa ser feito. 

Quais os benefícios de uma limpeza pós-obra?

Após a conclusão dos serviços e antes da entrega da obra de um imóvel, em muitos casos, é feita uma vistoria para conferência das condições e termos pré-acordados. Com isso a limpeza pós-obra é indicada e de suma importância, pois pode funcionar como uma pré-vistoria. 

Há uma norma de desempenho da ABNT – a NBR 15575:2013, que diz que “profissionais responsáveis pela limpeza devem ser estimulados para detectar problemas, principalmente aqueles ligados ao desempenho térmico e acústico.” 

Outro benefício da limpeza pós-obra é que, quando realizada por uma equipe de profissionais experientes e treinados, é possível prevenir avarias causadas pelo uso incorreto de produtos químicos ou equipamentos

Por fim, entregar uma obra limpa e organizada traz melhor satisfação dos clientes e aumenta as chances de gerar novos contratos. 

Quais equipamentos de proteção (EPI’s) devem ser utilizados e quais cuidados devem ser tomados na limpeza pós-obra?

limpeza pos obra

A limpeza pós-obra exige o manuseio de produtos químicos e de restos de materiais, como tijolos, telhas, metais e louças, que podem ferir a pele, as mãos e os pés. 

A poeira e os resíduos também podem atingir os olhos e afetar a visão.

Por isso, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem ser providenciados e utilizados pela equipe de limpeza. São necessários luvas, óculos, máscaras e calçados de borracha.

Outra dica importante para segurança de todos é manter o ambiente bem ventilado e contar com o uso de produtos de limpeza e acessórios com registros na ANVISA. 

Limpeza pós obra é o mesmo que faxina?

Para começar é preciso destacar que limpeza pós obra não se trata de uma simples faxina. É um processo diferente, totalmente específico, que requer materiais de limpeza, equipamentos e equipe profissionais para sua realização.

Uma limpeza comum não dá conta de remover os resíduos, como o cimento, o gesso e as tintas, estes resíduos são deixados após uma reforma ou construção, independente do tamanho. 

Como fazer uma limpeza pós-obra? 

Para uma limpeza pós-obra, é preciso considerar as etapas que ela exige para garantir sua eficácia. Acompanhe quais são os passos:

Preparação 

Antes de começar a limpeza, é preciso identificar quais as sujidades precisam ser removidas e quais superfícies vão ser limpas. Assim, é possível definir quais produtos serão necessários e já deixá-los a postos. 

Depois, é hora de fazer a “limpeza grossa” para retirar excesso de lixo e restos de materiais, como entulhos, que sobraram da construção, e realizar o descarte corretamente. 

Lavagem 

Após a remoção e preparação dos itens, é recomendado realizar uma lavagem geral dos ambientes com água, um produto feito para limpeza profissional no qual recomendamos o Garra, pano e escova. 

limpeza pos obra

O melhor é fazer a limpeza do fundo do espaço até a entrada. Os tetos e paredes devem ser limpos de cima para baixo e o chão deve ficar por último. 

Limpeza dos pisos 

A limpeza dos pisos requer produtos específicos para tipo de material. Por isso, contar com uma mão de obra especializada é fundamental para não cometer erros ou causar estragos nos revestimentos. 

Porcelanatos, por exemplo, pedem uso de produtos diluídos em água, e panos macios. Para este revestimento, não é indicado o uso substâncias ácidas e vassouras de cerdas duras. Para este processo temos a recomendação ideal para você, clica aqui.

limpeza pos obra

Já para pisos de madeira, é indicado varrer o chão com uma vassoura macia e depois usar pano úmido com produtos adequados para o material.

Ao fazer uso dos produtos, é indispensável seguir as recomendações do fabricante. 

Rejuntes, tintas e cimento

No caso da remoção dos resíduos dos rejuntes e respingos de tintas e cimentos, na limpeza pós-obra, geralmente, é preciso o uso de produtos químicos mais concentrados e com compostos específicos, eles tem a capacidade de remover estes resíduos com mais facilidade.

Para este processo indicamos o Detergente Ácido Shock.

A limpeza pós obra é uma fase muito importante dentro do processo de construção, ela é a responsável por evidenciar a qualidade do trabalho feito, por isso, contar com uma loja de material de limpeza profissional faz toda diferença nos procedimentos de limpeza pós-obra.

Poeira

Obra é sinônimo de poeira. Para a remoção, é indicado usar panos no chão e parede com uma solução de água e sabão. O uso de um aspirador também é bem-vindo para ajudar e agilizar o processo.

Vidros, lustres e espelhos

A limpeza dos vidros parece sempre mais difícil. Mas ela pode ser facilitada quando produtos adequados são utilizados. No caso de vidros pós-obra, a incidência de poeira sob o material será bem maior. No caso de lustres e espelhos de energia com respingos de tinta látex, para limpá-los, pode se usar um pano úmido com Limpador Fácil 35. Clique aqui e conheça.

Então, faça uso de produtos específicos, disponíveis no mercado, que não deixam resíduos, dão brilho e que atuam de maneira muito simples e eficaz. 

Finalização  

Para finalizar a limpeza pós-obra, para cada tipo de piso, podem ser usados produtos para acabamento e proteção, como as ceras impermeabilizantes.

Higiclear: Nós somos a solução para sua limpeza pós-obra

Quer realizar uma limpeza pós-obra eficaz, prática, segura e econômica? Conte com a Higiclear e todas as nossas soluções em limpeza profissional. 

Além dos produtos e acessórios certos para cada necessidade, oferecemos treinamento, planejamento estratégico e acompanhamento de processos de limpeza e higienização em empresas, indústrias, comércios, hospitais e outros estabelecimentos. 

Acesse nosso site e veja tudo que podemos fazer por você! 

Fontes:

ABNT

Gazeta do Povo

Tua Casa