O que é o papel toalha?

Papel toalha para banheiro é um produto descartável fabricado a partir da celulose. É destinado à secagem e limpeza de sujeiras e bactérias das mãos, além de ser utilizado nas demais superfícies dos ambientes. São feitos de combinações de fibras celulósicas virgens, recicladas e aparas de papel de vários tipos. Seus formatos mais conhecidos são os papéis interfolha e bobina.

Está interessado em comprar papel toalha ? Então entre em Contato com um de nossos especialistas!

Quando surgiu o Papel Toalha?

As toalhas de papel começaram a ser usadas por volta de 1879 quando uma empresa da Filadélfia, nos EUA, enxergou nelas um bom produto de venda. No início eram usadas por médicos por serem higiênicas e diminuir os riscos de contaminação. Com o tempo foi conquistando seu espaço, principalmente nas cozinhas, até que em meados de 1930 começou a consagrar-se no mercado.

Particularidades que definem e diferenciam o papel toalha são: maciez, resistência à úmido, poder de absorção, tipo de uso, metragem e a sua gramatura.

Existem muitas formas de escolher o papel toalha para banheiro, a seguir você verá as principais ! Se desejar você pode navegar entre os tópicos!

ebook higiclear

Papel toalha para banheiro é tão importante?

O papel toalha para banheiro é muito mais do que um pedaço de papel comum, que possui suas características peculiares, ele também demonstra o cuidado que sua empresa tem com os clientes e usuários. E o motivo é simples: estamos falando de um produto para higiene pessoal onde o contato é grande.

Hoje em dia sabemos da grande importância da higienização das mãos para melhorar a saúde nos ambientes. Não adianta lavar bem as mãos para depois secá-las em papéis com origem e composição duvidosas.

Experiência na hora de usar o papel

Você já esteve em algum estabelecimento que utilizava um papel descartável que não atendia às suas expectativas? Não existe nada pior do que usar um papel toalha para banheiro que não cumpre sua função corretamente, não seca bem, que desfaz na sua mão ou que possui um material desconfortável no ato da secagem. Todos esses pontos acabam por proporcionar uma experiência muito ruim e ainda passam uma imagem de que o dono do local não se importa com os usuários.

Portanto queremos passar a mensagem que: se o proprietário não se atentar aos pequenos detalhes, os clientes na grande maioria das vezes vão ficar insatisfeitos. Alias, você sabia que o cuidado com os banheiros e a cozinha dos estabelecimentos é um fator decisivo para a aprovação dos clientes?

Com toda a certeza essa também não é a experiência que você deseja para seus funcionários e muito menos aos seus clientes, não é mesmo?

Por isso a qualidade deve ser um fator essencial na sua escolha. Um papel toalha para banheiro de qualidade proporciona uma ótima experiencia ao usuário e, automaticamente, contribui para construir uma imagem positiva da sua empresa.

Agora vamos as 9 dicas

Papel Toalha Interfolha

Caixa de papel toalha para o banheiro, clique na imagem para conhecer o produto.

1 Escolha pelo tipo de dispenser de papel toalha para banheiro

Da mesma maneira que a escolha do produto é crucial falar do tipo do equipamento que vai armazená-lo. O dispenser de papel toalha vai garantir maior segurança e economia do papel quando escolhido corretamente.

A seguir listamos alguns sinônimos usados para se referir ao dispenser de papel toalha, os mais usuais são:

  • Porta Papel Toalha de Banheiro;
  • Dispenser de Toalha de Papel;
  • Suporte para Papel Toalha;
  • Toalheiro;
  • Porta Toalha de Papel;
  • Papeleiro;

Nesse caso, o crucial não é o nome usado e sim o tipo dele. Os mais encontrados são: Dispenser para Papel Interfolha e o Dispenser Papel Toalha Bobina ou Rolo.

Porta Papel Interfolha

Dispenser de Papel Toalha

Imagem do Dispenser de Papel Toalha Interfolha

O dispenser que armazena o papel toalha para banheiro interfolha é o mais comum a ser utilizado hoje em dia. Ele costuma ser de pequeno porte e destinado à ambientes onde o consumo de papel é considerado baixo a médio, portanto possui pouca autonomia na secagem de mãos. Com uma carga completa de papel, esse tipo de dispenser tem potencial para secar, em média, até 100 vezes as mãos e ainda pode contar com o uso de toalhas com 2 ou 3 dobras.

Dispenser de papel toalha em bobina/rolo

Dispenser para Papel Toalha

Nesta imagem vemos o dispenser de papel toalha em bobina.

O dispenser de papel toalha do tipo bobina/rolo é mais utilizado nos ambientes onde existe um fluxo grande de pessoas ou em lugares em que o consumo seja bem alto. Como por exemplo: indústrias, bares, restaurantes, lanchonetes e outros.

Sendo assim, dependendo da metragem e da gramatura do rolo de papel toalha para banheiro, ele pode secar até 400 vezes as mãos dos usuários. Isso vai proporcionar uma maior autonomia e com certeza deve ser considerado no momento de fazer escolha.

De qualquer forma se faz necessário escolher um dispenser compatível para o papel toalha para banheiro, caso contrário poderá haver um grande desperdício de produto. Existe o risco do papel não encaixar no dispenser e cair ou até de ter suas folhas rasgadas. O resultado é um consumo muito maior do que o necessário. Por isso você deve sempre optar por um fornecedor de papel que ofereça os dispensers da mesma marca que os Papéis Toalha Para Banheiro ou então que disponha do sistema de comodato.

Com o comodato, sua empresa ficará isenta de qualquer problema quanto a escolha do “dispenser ideal” para o papel, além de poder receber a instalação e manutenção dos suportes sem despesas extras. Portanto, a opção mais indicada é escolher os papéis e porta papel do mesmo fabricante pelo fato de que as medidas e eventuais regulagens dos equipamentos levam em conta o produto à que se destinam, garantindo o aumento da economia.

Dispenser Papel Toalha Bobina

Imagem ilustrativa do dispenser de papel toalha alavanca

2 Faça sua escola pela marca de papel toalha para banheiro

Essa opção pode ser muito boa pois vai garantir um padrão estável de qualidade e evitar problemas decorrentes pela escolha de marcas que não são conceituadas. Entre os problemas citamos como exemplo: falta de produtos, alternância de qualidade, desconfiança da marca, reclamações de clientes e funcionários.

Ou seja, o mercado brasileiro não deve nada ao mercado mundial. Estamos muito bem representados. Sendo assim, os principais fabricantes nacionais estão presentes de norte a sul do país através de uma rede de distribuidores de produtos de limpeza ou de empresas especializadas no segmento de papel toalha para banheiro.

Quando você for escolher um papel pela marca, deve dar preferência a empresas que comercializam produtos de qualidade há muitos anos e que comprovadamente entendem do que estão fazendo.

Mas todo cuidado é pouco. Nesse mercado, alguns fabricantes e convertedores de Papel Tissue embalam seus produtos com quantidades e metragens menores que as indicadas nos rótulos ou até mesmo usam rótulos sem informações mínimas legais. Veja nesse artigo até onde chega a malandragem. Essa prática é criminosa e impacta diretamente nas despesas mensais das empresas. Acaba por enganar os consumidores que escolhem exclusivamente pelo preço, às vezes evitando marcas mais conhecidas por acharem que são caras.

3 Gramatura

A Gramatura de um papel toalha de banheiro é o peso dele em 1 metro quadrado do papel, ou seja, quanto maior a gramatura, mais pesado e mais espesso será o papel. Além disso, o consumo do papel é reduzido na questão de quantidade de folhas. Portanto, a gramatura do papel tem uma relação direta com o consumo, e não é difícil entender.

Quanto a grama de um papel, maior o volume de produto que temos para secar as mãos, No sentido inverso, se temos pouco volume de papel em cada folha, precisamos de mais folhas para secar as mãos. No momento que queremos imprimir uma marca de qualidade em nossos sanitários, dar preferência para papéis de maior gramatura é uma boa medida.

Portanto, quando você selecionar um produto com gramatura mais baixa, o consumo de quantidade e metragem do papel aumenta. Não basta apenas levar em conta a gramatura, pois a composição da folha e sua qualidade diz muito de como será seu consumo. Porém, vale muito a pena levar em conta esse aspecto.

Devemos analisar produtos com gramatura semelhante para ajudar na seleção de nosso papel toalha para banheiro, fica mais fácil começar as comparações.

4 Escolha pela forma do papel toalha para banheiro

Existem dois tipos de papel toalha vendidos para empresas. Veja abaixo detalhes e os locais onde o uso de cada um é o mais indicado.

Papel Toalha Interfolha ou Interfolhada

Toalha de Papel Interfolhado

Clique na imagem para conhecer o nosso papel toalha interfolhado.

Estes produtos são indicados para ambientes pequenos com baixo fluxo de pessoas, ou seja, até 100 pessoas por dia.

Sendo assim, para setores administrativos com um público de perfil mais refinado ele se encaixa muito bem. Como por exemplo: escritórios, instituições, bares, clínicas, etc. Certamente são muito versáteis e podem ser encontrados em diferentes qualidades.

Este tipo de papel toalha para banheiro e empresas, seca até 200 mãos, sendo um excelente custo benefício. Além de ser muito higiênico, pois o usuário tem contato apenas com o papel que irá utilizar. Em relação a forma interfolhada, adicione ainda mais uma dimensão, Papel Toalha Interfolha 2 ou 3 dobras.

O papel com 3 dobras costuma ser utilizado em dispensers mais estreitos que ocupam menos espaço nos sanitários. Outra vantagem percebida é que, uma vez utilizado o dispenser específico para 3 dobras, costuma ser muito econômico. Sem dúvidas o uso de dispensers certos para as medidas e formatos dos papéis sempre ajudam no consumo e utilização.

Papel toalha rolo ou bobina

Papel Toalha Bobina

Imagem da caixa do papel toalha bobina de alta gramatura 3235.

Este papel é recomendado para uso em ambientes com maior fluxo de pessoas. Como por exemplo: indústrias, aeroportos, rodoviárias, shoppings, cinemas e restaurantes em suas áreas produtivas.

Além disso, vai proporcionar maior economia quando usado dentro de toalheiros ou porta papel toalha para empresa específicos para ele, podendo apresentar uma economia de 15 a 35% e gerar cerca de 400 a 500 secagens de mãos em cada carga. Da mesma forma que os papéis do formato anterior, também podem ser produzidos com folha simples ou duplas, cada qual com sua performance.

5 Quantidade de folhas

Este tópico aborda quantas folhas são “coladas” uma sobre as outras para produzir o papel. Para que seja considerado folha simples, basta que exista apenas 1 folha em sua extensão. No caso do papel de 2 folhas, uma “colada” sobre a outra, ele será considerado folha dupla e assim sucessivamente.

É muito comum no mercado dizer que os papéis tem sua construção laminada. Isso significa que os produtos têm em toda sua extensão uma uniformidade da adesividade das folhas, como que se a “cola”  não permitisse que as folhas soltem-se umas das outras. Portanto, esse atributo melhora ainda mais a performance da secagem das superfícies e mãos.

Papel toalha folha simples

Esses papéis tem uma única folha e, quando na maior parte tem a gramatura baixa, ele costuma ser também o de menor preço no mercado. Porém, pode ser uma opção perigosa para quem leva em consideração apenas o fator preço.

Portanto, nem sempre o menor preço vai entregar o resultado desejado e isso pode acabar gerando prejuízo pois é necessária uma quantidade maior para a higiene ser satisfatória.

Papéis de folhas simples podem ter gramaturas altas ou baixas. As baixa apresentarão folhas mais finas e o volume utilizado na higienização será maior. Na maioria das vezes, quem escolhe esse tipo de baixa gramatura corre o risco de ver as despesas no final do mês aumentarem. No entanto, se o papel selecionado apresentar uma alta gramatura maior, o consumo será mais baixo, mesmo ele sendo construído sobre uma folha simples.

Papel toalha folha dupla

Este tipo de papel toalha para empresa tem crescido bastante no mercado. Ele possui duas folhas e isso resulta em um ótimo custo-benefício, pois, além de ter um bom preço também possui uma qualidade superior.

Ele também é considerado um papel premium e geralmente é a escolha de grande parte das empresas que se preocupam com qualidade, portanto, a maior parte dos fabricantes produz seus papéis folha dupla com uma característica adicional: a maciez. Sendo assim, é comum que um folha dupla tenha uma maciez maior que os de folha simples.

Papel toalha de folha tripla e de folha quádrupla

Estes dois tipos, de folha tripla, que possui três folhas “coladas”, e o de folha quádrupla, com quatro folhas em sua composição, são considerados os mais macios do mercado. Eles possuem uma excelente absorção com uma quantidade menor de papel para uso.

É indicado para as empresas que desejam causar um excelente impacto e uma experiência muito positiva aos seus clientes e funcionários. Porém, não são todas as marcas que possuem esses tipos de papéis e há ainda uma diferença quanto à maciez e à resistência ao úmido. Eles são considerados papel super premium e são os produtos mais sofisticados das linhas.

Nesta imagem vemos um cilindro utilizado para o processo de gofragem.

6. Gofragem e composição do papel toalha para banheiro

O processo de gofragem consiste na decoração dos papéis com texturas em alto relevo feito por meio da pressão. Baste o papel ser pressionado contra as chapas ou cilindros gravados com a estampa desejada e pronto.

Este processo é muito utilizado para conferir personalidade dos fabricantes ao papel. Alguns tipos de gofragem podem impactar na secagem, outros podem impactar na maciez ou apenas na caracterização da marca do fabricante.

Os papeis podem ser gravados com diversos tipos de moldes, podendo ser imagens diferentes ou letras, e com este processo a produção vai caracterizando o acabamento no papel.

Existe também a escolha levando em consideração a composição do papel toalha, que pode ser:

Papel Toalha Misto

Este papel é feito de celulose virgem e papeis reciclados de vários tipos e origens juntos, ou de aparas que possuem vários tipos e origens também. Hoje em dia existem grandes marcas de papel toalha com alto perfil de qualidade que garantem a qualidade mesmo em composições mistas como: fibras virgens + aparas de papel tipo 1.

Papel 100% celulose

É oriundo da célula virgem da celulose, ou seja, não foi usada na fabricação de qualquer outro papel. Muito indicado para ambientes onde a saúde está em primeiro lugar, tais como área da alimentação e da saúde. Na RDC 216 da Anvisa, manual que explica as normas sanitárias para o segmento de alimentação, há indicação clara para o uso desse tipo de composição nestes segmentos.

Papel Toalha Reciclado

Junção de alguns tipos de papéis. Na maioria das vezes são papéis com qualidade inferior e preços menores. Isso requer atenção extra pelo fato de que se o processo de produção não envolver qualidade, existe um risco de contaminação do papel e, consequentemente, dos usuários. Certamente isso exige um processo diferenciado que garanta ao consumidor a ausência de microrganismos.

Alguns sites mencionam hipóteses de riscos para à saúde, já que o processo de preparo do produto pode conter substâncias perigosas como, por exemplo, o Bisfenol.

7 Escolher a toalha de papel pelo preço

Melhor do que explicar o impasse do preço, vale a pena demonstrar as diferenças entre os termos Preço Despesa.

Preço é o valor monetário numérico despendido pela aquisição de determinado produto. Em nosso blog nos referimos ao preço do papel toalha para empresa como sendo o preço da embalagem de aquisição dividido pela quantidade de folhas contidas nela.

Por outro lado:

Despesas são gastos realizados para manter as empresas e indústrias em funcionamento. O contexto será o valor gasto com o papel toalha em certo período.

O elemento preço, se for conexo ao rendimento do papel, concede até mesmo pagar mais caro por uma folha ou metro de papel toalha e ver o consumo ser tão reduzido que a despesa mensal cai. O preço definitivamente não é o mais crucial para ver suas despesas cairem. O importante é o nível de qualidade relacionada ao preço do papel, bem como os demais componentes explicados durante esse post.

Logo, o Preço do Papel deve ser considerado apenas como um dos elementos de sua escolha, e não como a perspectiva mais importante, pois ao tentar reduzir as despesas e buscar pelo papel toalha mais barato, não temos a garantia de redução de despesas, além de corrermos o risco de tê-las empatadas ou mesmo aumentadas.

8 Escolher pelo segmento empresarial

Alguns segmentos são grandes consumidores de papel toalha, com destaque para a área da Saúde e da Alimentação. Esses são os maiores consumidores brasileiros de papel devido à exigências sanitárias de ordem legal e técnica.

Além dos banheiros, é muito usado em áreas de preparação de alimentos, onde temos inclusive uma norma da Anvisa (RDC 216) como norteadora de padrões de qualidade, que menciona a necessidade do uso de papel toalha com fibras virgens. Portanto, a norma procura fazer com que as empresas usem produtos de qualidade mais elevada, combinado com tipos que ofereçam um consumo mais moderado.

No segmento de bares, restaurantes e lanchonetes o uso de um papel de alta qualidade acaba sendo um investimento que traz retorno. Este fato acontece porque os clientes acabam percebendo o valor da limpeza através desse tipo de produto.

O segmento hospitalar, de modo geral, não fica atrás no nível de escolha, já que a infecção hospitalar é uma grande vilã desses ambientes e ter produtos de limpeza adequados, como papéis toalha de alta qualidade, fazem toda a diferença.

Outros segmentos que consomem grandes volumes são os industriais, comerciais, condomínios, escolas, shoppings, aeroportos, supermercados, entre outros. Dependendo do segmento empresarial que irá consumir o produto, a combinação de qualidade, tipo e preço farão toda a diferença na escolha.

9. Escolher pela qualidade

É crucial definir exatamente quais serão os parâmetros usados para analisar o papel pela qualidade. Para escolher o papel toalha pela qualidade, podemos acertar no grau de utilidade esperado deste produto, como por exemplo:

Poder de absorção;

Aparência, cor e alvura;

Resistência à tração;

Maciez e conforto;

Composição;

Análise microbiológica do papel;

Volume necessário para realizar a operação de secagem e/ou limpeza;

Nível de resistência a úmido do produto;

Gramatura.

Uma empresa da área da saúde ou do segmento de produção de alimentos ter um papel com laudo de análise microbiológica satisfatória é um grande aspecto a ser levado em consideração. Porém, para um restaurante ou clínica de estética, definir que o nível de maciez do papel será levado em conta, uma vez que seus clientes valorizam tal aspecto, ajudaria a agregar valor ao estabelecimento.

Cada parâmetro pode ou não ser importante para o consumidor. De acordo com o nível de importância para cada aspecto, o cliente pode estabelecer métricas mínimas que nortearão sua escolha.

Conclusão

Portanto, se o seu maior objetivo é conseguir ótimos produtos e economizar, você tem que optar por uma boa marca e empresas atacadistas de referência no mercado. Discuta sobre as suas necessidades com seu fornecedor e monitore os seus resultados.

A sua saúde, a de seus de trabalho e também dos clientes dependem desta escolha!