A escolha dos produtos de limpeza e higiene pessoal da sua empresa dizem muito sobre seu negócio. A preocupação com a sua marca, deve atingir todos os setores que fazem sua empresa funcionar. Incluindo, mas não se limitando, ao setor de limpeza.

Não tem essa de escolher qualquer marca ou fazer a limpeza quando dá. Afinal, além de proporcionar mais saúde e bem-estar ao ambiente de trabalho, também ajuda a impactar positivamente seu cliente e a aumentar a produtividade e satisfação dos seus funcionários.

Dito isso, fica a pergunta: Como é para você na hora de comprar produtos de limpeza para a sua empresa?

Lista de material de limpeza: variedade e indecisão 

A hora de fechar a compra dos produtos pode ser um sonho ou um pesadelo. De fato, existem muitas opções disponíveis e, para quem não tem prática, fica difícil saber o que comprar em meio a tantas opções.

Para as empresas, o ideal é levar em consideração a qualidade e também as linhas profissionais das marcas. O resultado vai ser muito mais satisfatório, afinal:

Você terá um belo resultado e ainda fará uma boa economia!

Para que não haja dor de cabeça na sua compra, preparamos aqui um checklist com uma lista de material de limpeza que não podem faltar na sua empresa. Vamos conferir? Nessa lista você encontrará os principais materiais necessários a limpeza de empresas como escritórios; clubes; comércios; condomínios; lojas; áreas comuns de restaurantes, bares e lanchonetes; indústrias; entre todos os outros segmentos empresariais.

A lista foi feita, sempre levando em conta, as seguintes premissas:

  • Poucos ítens para limpeza, afim de facilitar o uso pelo pessoal da limpeza
  • Usar produtos de limpeza com viés mais ecológicos, afim de reduzir impacto ambiental
  • Usar produtos de limpeza profissional, a fim de reduzir as despesas mensais

1 – Material de Limpeza – Multiuso

Muita gente acha que a limpeza deve ser feita com cloro ou água sanitária e pronto. Mas, se você acompanha esse blog, sabe o quanto esses produtos podem ser prejudiciais à saúde, em casos de não se tomar uma série de cuidados (se você não sabe, é só clicar aqui para entender!).

O hipoclorito de sódio, quando exposto ou misturado, libera o gás cloro, que provoca irritação das vias aéreas, danos aos olhos e dores de cabeça. Podem chegar também a ocasionar intoxicações, provocar queimaduras severas à pele e é extremamente nocivo se ingerido.

Para evitar esses problemas, em nossa linha, a melhor opção é optar pelo Garra Oxiativo – Multiuso ou pelo Garra – Chlor. São produtos equilibrados e versáteis que podem ser utilizados em praticamente todas as superfícies laváveis. Não agridem a natureza e nem a saúde dos usuários.

Material de Limpeza Detergente garra

Detergente Garra

Material de Limpeza Garra Chlor

Cloro em gel – Garra Chlor

 

2. Material de Limpeza – Desinfetante

Esse é um dos produtos mais usados, tanto na limpeza doméstica, quanto na empresarial. E deve ser usado mesmo, afinal tem a responsabilidade de destruir microrganismos (tais como bactérias e vírus), promovendo a desinfecção dos ambientes.

Por isso existe uma linha de desinfetantes específicos para esses setores mencionados. Também, a maioria dos usuários, gosta de ter desinfetantes que perfumem os sanitários e demais ambientes, como é o caso da linha Blanco produzidos pela Oleak.

Os hospitais e clínicas, certamente, merecem ainda mais atenção. Afinal, são ambientes de alta concentração de doenças e grande riscos de contágio. Limpeza é coisa séria, né? Mas esse é outro tipo de assunto que pode ser mais bem analisado a partir desse link especificamente.

3. Material de Limpeza – Detergente neutro

É um grande aliado da limpeza das superfícies laváveis de sua empresa e garante que tudo fique muito bem limpo. Sendo assim, indispensável na sua lista de material de limpeza. Antigamente usava-se o detergente em tudo que era superfície lavável, mas hoje devido a tantas opções de maior qualidade, o uso deve ser para copas e cozinhas das empresas, onde vai resolver a limpeza de todo tipo de sujidade desses ambientes.

Inegavelmente existem as versões mais concentradas que rendem muito mais do que aqueles comprados em supermercados e que, certamente para empresas, é a melhor opção!

Como falamos antes, para a limpeza geral de superfícies os detergentes eram usados no passado por falta de opções mais avançadas, no entanto atualmente, existem limpadores muito mais completos e eficazes. Como exemplo citamos o  Garra Oxiativo.

Da mesma forma, existe também detergentes para serem utilizados de forma específica, como por exemplo: detergentes para máquinas de lavar louça (Detergente Lava Louças Kitch Care.); detergente para carpetes e também detergentes ácidos para pisos.

detergente neutro

Detergente Neutro Torky

4. Materiais de Limpeza – Desengraxante & Desengordurante

Produtos usados especialmente em empresas do ramo de food service, indústrias, oficinas e demais locais onde os funcionários têm contato direto com óleo e graxa.

Estes tipos de produtos ajudam a limpar com mais eficiência os objetos e superfícies sujas com óleos, gorduras e graxas, com pouco esforço.

Se trata de um produto indispensável para muitas listas, caso o ambiente tenha alto nível de gordura, óleo e graxas e ponto final!

Desengraxante Industrial

Desengraxante Synd 250

5. Material de Limpeza – Pano Wiper e Panos de Micro Fibra

Ítens super importantes para garantir uma limpeza bem-feita. Ele absorve uma quantidade maior de líquidos que os panos multiuso tradicionais, além de ser mais resistente e reutilizável.

O que resulta em uma maior economia para sua empresa, além de uma limpeza mais eficiente. Possui uma textura macia que não arranha a louça ou outros materiais e ainda tem uma textura gofrado, que ajuda a “agarrar” a sujeira. Esses tipos de panos absorvem óleos, gordura e água, é ecofriendly e não soltam fiapos.

Os panos de micro fibra também podem substituir flanelas e panos de limpeza. Possuem várias cores, que são usadas para diferenciar o ambientes de uso.

Eles podem ser grandes substitutos de panos de limpeza tradicionais, evitando a contaminação cruzada e melhorando a performance da limpeza como um todo.

Até mesmo a aparência da limpeza será melhor com o uso desses itens.

Material de Limpeza Pano Wiper

6. Material de Limpeza – Panos de Chão + Vassouras ficam de fora e entra Mop Plano Spray

Uma grande parte dos ambientes empresariais usam vassouras para se livrar da poeira e na sequência usam panos de chão. Para tal serviço existem mops bem mais modernos que podem efetuar os dois trabalhos em uma única operação. O mop Bio da TTS Brasil é uma opção de grande rendimento e qualidade e para áreas médias e pequenas temos o mop spray.

O Mop Plano Spray é indicado para a limpeza de pisos, combinando a limpeza úmida com a economia de água e produtos químicos e também a segurança dos profissionais de limpeza.

Do mesmo modo, este mop é bastante leve e prático. Certamente é a solução para empresas que desejam manter seus ambientes limpos com maior facilidade, flexibilidade e eficiência.

Seguramente trata-se de um ótimo produto para substituir vassouras e pano de limpeza para pisos, uma vez que aumenta a produtividade da mão de obra e reduz as despesas corriqueiras com panos de chão, rodos de limpeza e especialmente produto multiuso para limpeza de piso.

Para conhecer mais sobre esse produto e aplicações clique aqui.

7. Material de limpeza – Saco de lixo 

Existem muitas medidas, tipos de embalagens, cores, espessuras e pesos suportados para esse produto indispensável. A dica aqui fica por conta de selecionar algumas características que lhe sejam mínimas e padronizar como seu produto homologado.

Digamos que assim fique para um dos sacos de lixo necessários:  saco de lixo medindo X por Y , cor preta, pacote com 100 unidades, pesando mínimo X quilos esse pacote.

Certamente vai dar trabalho preparar essa descrição, porém vai ser muito compensador a economia futura e definitiva. Nada mais de usar 2 sacos de lixo em cada cesto de lixo ou saco de lixo rasgando pelos corredores da empresa, gente reclamando e o pior dinheiro sendo jogado fora.

8. Material de limpeza – descarte tudo que é desnecessário 

Considere não usar os seguintes materiais

Sapólio, álcool para limpeza, lustra móveis, flanelas, limpador multiuso pronto uso, desodorizadores em spray, água sanitária, perfuradores de todas as espécies.

Com os materiais mencionados acima certamente esses ítens ficam de fora de sua lista, tal qual ficaram nesse estudo de caso mencionado aqui

Vai haver economia, aumento na qualidade dos serviços de limpeza e maior satisfação do seu pessoal.

9. Aqui vai um bônus – Novidades em controle de odor – Bloqueadores de odor sanitário (FreeCô)

Produto pioneiro no Brasil, que ajuda a bloquear totalmente o odor do nº2 nos sanitários. O FreeCô Pro é o jeito mais fácil de bloquear o mau cheiro do banheiro da sua empresa, resultando em um maior bem-estar e produtividade para seus funcionários e clientes.

FreeCô Pró – Bloqueador de odores

FreeCô Pró – Bloqueador de odores

10. Material de limpeza – Distribuidor de material de limpeza 

Considere usar uma empresa só como seu fornecedor

Vai de longe achar que se gasta muita grana com material de limpeza, já sabemos que o dinheiro é na realidade investido. Pois se trata de um investimento na aparência dos estabelecimentos que se reverte em reconhecimento pelos clientes e funcionários.

Portanto investir um tempo na escolha de uma única empresa vale muito a pena, uma vez que atendida as suas necessidades e até levando em conta alguns pontos acima vai ser muito tranquila a gestão dai em diante.

Os preços podem ser fixos pelo tempo acordado, os produtos serão sempre os mesmos e a fornecedora vai lhe ajudar a selecionar a necessidade mensal dos materiais.

Sobra tempo para você resolver outras coisas em seu departamento!

Checklist: Material de Limpeza

Com esse checklist em mãos, esperamos ter facilitado a sua decisão no momento de compra para sua empresa.

Se você ainda estiver com dúvidas, entre em contato que teremos enorme prazer em contribuir com sua escolha.