Como montar uma eficiente lista de material de limpeza para empresas?

Para começo de conversa, uma lista de material de limpeza completa para empresas nada mais é do que uma relação de produtos e demais materiais de limpeza e higienização de ambientes que todo negócio precisa ter caso deseje manter seu bom funcionamento.

Afinal, uma boa lista de produtos de limpeza é capaz de influenciar setores que vão muito além da higienização propriamente dita. Um ambiente limpo e organizado é capaz de impactar muito positivamente sobre a saúde e bem-estar de funcionários, sua produtividade, a economia da empresa e até mesmo na percepção e reputação que possíveis clientes denotarão do empreendimento.

Recebe nossa Lista de Material de Limpeza personalizável em seu email!

    Com isso, a escolha por uma boa lista de material de limpeza completa para empresas não deve ser encarada de forma leviana. Na verdade, dedicar um pouco de tempo e dedicação na escolha do que irá compor sua lista de produtos de limpeza pode gerar valores agregados valiosos para o seu negócio.

    alta gama de lista de produtos de limpeza

    A alta gama de produtos de limpeza disponíveis pode confundir em um primeiro momento.

    Sendo assim, a Higiclear preparou este artigo especialmente dedicado a quem deseja montar uma completa, eficiente e econômica lista de material de limpeza para empresas. Acompanhe o texto para não errar no momento de escolher seus produtos de limpeza para o seu negócio.

    Você também pode consumir desse conteúdo em forma de áudio em nosso podcast sobre materiais de limpeza:

    Ouvindo esse episódio você ficará informado sobre quais aspectos você deve levar em conta e ficar atento no momento de montar a sua lista de materiais, além de te auxiliar a buscar e identificar fabricantes e fornecedores que sejam confiáveis para abastecer a sua empresa com soluções de limpeza.

    SUMÁRIO: 

    Quais produtos não podem faltar em uma lista de material de limpeza completa?

    De maneira resumida, uma boa lista de produtos de limpeza completa precisa conter os seguintes produtos básicos:

    1. Um bom limpador multiuso;
    2. Desinfetante;
    3. Detergente neutro;
    4. Desengraxante;
    5. Desodorizadores;
    6. Panos de limpeza variados (como tipo wiper e de microfibra) e de diferentes cores;
    7. Sacos de lixo;
    8. Papéis sanitários;
    9. MOP.

    Tais produtos são a base de qualquer boa lista de material de limpeza para empresas, de forma que, com eles, a higienização de ambientes se torna mais fácil e efetiva, potencializando resultados e produtividade da equipe de limpeza.

    Como fazer boas escolhas para a sua lista de produtos de limpeza?

    Agora que você já sabe o básico do que uma lista de produtos de limpeza precisa ter, é chegada a hora de escolher, dentre inúmeras opções no mercado, quais farão parte de seu arsenal (ou depósito de material de limpeza, DML, como já abordamos nesse artigo).

    Pela alta variedade disponível e investimento necessário, o momento da escolha de bons produtos para a sua lista de material de limpeza para empresas pode gerar certa ansiedade. Dessa forma, para driblar essa dificuldade inicial, se atente as seguintes orientações:

    Para empresas e demais organizações, o principal ponto de atenção se dirige a qualidade do produto. Com isso, produtos de limpeza profissionais, fornecidos por marcas certificadas e de confiança, são a escolha certeira a se fazer, a fim de não correr riscos à saúde e nem de desperdiçar dinheiro.

    A Higiclear já possui um reconhecido guia completo de soluções em higiene para empresas de diversos segmentos, com produtos, materiais e acessórios de higiene e desinfecção que tornam qualquer limpeza mais fácil e efetiva.

    O intuito é demonstrar através das premissas destacadas os principais materiais necessários para os mais diversos locais e ambientes, sejam eles empresarias, ou voltados para outros segmentos.

    Abaixo o leitor poderá ter uma base de uma lista de material de limpeza completa para empresas.

    SANITÁRIOS
    Papel Toalha
    Papel Higiênico
    Sabonete Espuma
    Sabonete Desengraxante
    Protetor de Assento Sanitário
    Saquinho de Absorvente Íntimo
    Tela de Mictório
    Toalheiro
    Porta Papel Higiênico
    Saboneteira
    Fio Dental
    QUÍMICOS PARA LIMPEZA
    Detergente Louça
    Limpador Perfumado
    Desinfetante
    Limpador Geral Oxiativo
    Desengraxante
    Pano de Chão
    Pano para Mobília
    Vassoura
    Refil Mop Pó
    Refil Mop água
    Cera para Piso
    Desodorizador
    Álcool 70
    Sapóleo
    Lustra Móveis
    Água Sanitária
    Álcool Gel
    ACESSÓRIOS
    Esponja Azul Não Risca
    Esponja Rosa
    Fibra Serviço Pesado Verde
    Fibra Uso Geral Verde
    Fibra Não Risca Azul
    Fibra Não Risca Rosa
    Disco de Limpeza
    Escova de Nylon Manual
    Escola Lavatina
    Balde Plástico
    Caneca de Diluição
    Sabão em Pó
    Sabão em Pedra
    Desentupidor
    Guardanapo
    FERRAMENTAS DE LIMPEZA
    Suporte LT
    Armação Mop Pó
    Cabo de Alumínio
    Rodo de Alumínio
    Espanador
    RECICLAGEM
    Saco de Lixo 20 litros
    Saco de Lixo 40 litros
    Saco de Lixo 100 litros
    Lixeira
    Lixeira Grande
    Pá de Lixo
    EPI’s
    Luva Amarela P
    Luva Amarela M
    Luva Azul G
    Luva Azul M
    Máscara Descartável
    Bota 34
    Banner eBook Artigo Baixe o manual de higienização hospitalar

    Baixe sua lista de material de limpeza personalizável.

    Em relação a lista material de limpeza, eu uso uma dessa no prédio, como uma planilha para a gente não esquecer do que temos que comprar. Ela ajuda muito para saber o que eu comprei mês passado e se tenho tal produto ainda. Gosto sempre de colocar as marcas, porque se eu gosto prefiro sempre a mesma para mês seguinte. Ajuda meu zelador a não esquecer de nada e para mim fica como controle. – Gislaine, síndica de condomínio.

    9 produtos essenciais para uma boa lista de materiais de limpeza completa:

    Elaboramos abaixo uma sequência de produtos e demais materiais de limpeza. Vale ressaltar que a lista foi pensada e pautada em três principais pilares, sendo eles:

    • Poucos e bons recursos, com fácil uso e manuseio no dia a dia;
    • Soluções de limpeza seguras e ecologicamente amigáveis, afim de reduzir o impacto ambiental e aumentar a segurança de quem o utiliza;
    • Produtos profissionais de limpeza, visando a maximização de resultados, mas sem abrir mão da economia.

    1. Limpador multiuso:

    Um bom limpador multiuso certamente deve ser o primeiro item de uma boa lista de material de limpeza para empresas.

    Prático e versátil, um limpador multiuso é indicado para remoção de uma alta gama de sujidade, em variados tipos de superfícies, de forma segura e eficaz.

    Limpador Multiuso Pronto Uso Garra

    O Garra limpador multiuso é uma excelente opção prática e eficaz na limpeza.

    Seu uso mais comum é na limpeza de sujeiras de origem gordurosas, mas ele também deve ser capaz de remover pó, respingos e demais sujidades cotidianas, de forma rápida e fácil, além de ser compatível de ser utilizado em mesas, cadeiras, pisos, paredes, azulejos, portas, janelas, vidros, fórmicas, aço inoxidável e outros metais, plásticos, etc.

    2. Desinfetante:

    Sendo um dos produtos mais requisitados, o desinfetante é outro item indispensável que deve estar presente na lista de materiais de limpeza.

    Seu uso, tanto no âmbito profissional quanto doméstico, promove a desinfecção dos ambientes, uma vez que realizam processos de eliminação de microrganismo, vírus e bactérias.

    Ele pode ser utilizado em qualquer empresa, independentemente de sua atuação. No entanto, os setores alimentícios e hospitalares certamente merecem maiores atenções por parte de produtos desinfetantes, por serem ambientes críticos, com altos riscos de contágio caso não seja feita uma boa limpeza.

    Você também pode conferir diversas alternativas de bons desinfetantes profissionais em nossa página dedicada a desinfetantes do site da Higiclear

    3. Detergente neutro:

    Sendo um dos itens mais presentes em listas de produtos de limpeza para empresas, o detergente neutro tem como sua função primária a remoção de gorduras de superfícies, além de poder também eliminar vírus e bactérias.

    Além disso, o detergente neutro é bastante versátil, e poderia também ser utilizado para a limpeza de várias superfícies. Podendo estar presente em diversos ambientes, para além de uma cozinha e copa. No entanto, esses são os ambientes com maior nível de consumo desse produto e onde seu uso tem maior resultado e menor custo.

    4. Desengraxante & Desengordurante:

    Os desengraxantes e desengordurantes, apesar de nomes semelhantes, possuem algumas diferenças cruciais em seu uso, que ja abordamos neste artigo dedicado a como escolher desengordurantes e desincrustantes profissionais.

    De maneira sucinta, essa categoria, trata de produtos indicados para o que chamamos de limpeza pesada, que requerem maiores esforços, para a remoção de gorduras e graxas.

    Seu uso mais comum acontece em empresas do ramo de alimentício, indústrias em geral, oficinas, garagens e demais locais onde há contato direto com soluções oleosas e graxas.

    Sendo assim, se seu ambiente conta com algum tipo similar de sujidade, inclua esse item em sua lista também.

    5. Materiais de limpeza abrasivos:

    Os produtos de limpeza abrasivos são aqueles classificados como fibras, esponjas e discos para limpeza.

    Sua função é garantir a limpeza de superfícies, podendo também ser utilizada para a etapa de finalização e acabamento.

    Apesar do nome, há também diversas fibras, esponjas e discos que apresentam menores graus de abrasividade, sendo menos agressivos e não riscando superfícies, como é o caso da fibra azul.

    fibra de limpeza

    Fibra utilizada nos processos de limpeza.

    É fundamental escolher esse tipo de produto de acordo com o tipo de superfície a ser limpa. Além disso, escolher esponjas e fibras com cores diferentes para usar em cada tipo de ambiente, colabora muito para evitar a contaminação cruzada.

    6. Panos de limpeza (wiper e micro fibra):

    Falando de limpeza de superfícies sem riscos e abrasividade, há também as diversas opções de panos de limpeza, que também não podem faltar em uma lista de material de limpeza para empresas.

    Os panos de limpeza possuem textura macia, não sendo abrasivos para louças ou demais materiais delicados. São bastante utilizados para secagem e absorção de óleos, gorduras, pó, água e demais líquidos.

    Os panos de limpeza, como os de micro fibra, podem substituir flanelas. Eles possuem diversas opções de cores, sendo ótimos para diferenciação da limpeza de ambientes diferentes, evitando contaminação cruzada.

    Caso queira, você também pode ler nosso artigo dedicado a como escolher panos de limpeza corretamente.

    7. MOP:

    Indicado para a limpeza de pisos, o MOP vem se tornando cada vez mais presente em listas de produtos e acessórios para limpeza.

    Trazendo alta versatilidade de uso, ele apresenta flexibilidade e eficiência ao unir o melhor dos dois mundos entre vassoura e rodo, como já abordamos nesse texto sobre os diferentes tipos de mops de limpeza.

    Os tipos, como já abordamos em alguns outros materiais aqui em nosso site, variam entre aqueles que tem aplicação seca, úmida, molhada e até mesmo para recolhimento e secagem de superfícies.

    Tornando-se um ótimo substituto ao tradicional pano de chão e rodos, ele aumenta nossa produtividade da mão de obra bem como facilita a higienização em geral, visto que apresentam excelente absorção e alto poder para retirar líquidos. Acompanhe nosso vídeo demonstrativo:

    8. Sacos de lixo:

    É de extrema importância assegurar não apenas a eficácia de procedimentos de limpeza, como também a segurança na realização. Dessa forma, o uso do saco de lixo adequado visa proteger empresa e meio ambiente, evitando o descarte incorreto e contaminações do solo de da água por conta de vazamentos.

    É fundamental que o descarte do lixo seja feito de forma correta, já que esta atitude retornará em múltiplos benefícios, como a melhora do ambiente, organização e separação do lixo para o descarte correto, além de contribuir com a saúde e bem estar da sociedade em geral.

    Opte por produtos na medida mais próxima possível de suas lixeiras, defina a espessura mais adequada e mantenha o padrão para evitar surpresas.

    Sendo assim, não deixe de incluir sacos de lixo em sua lista de material de limpeza.

    9. Papéis sanitários:

    Os papéis sanitários são essenciais para qualquer empresa, afinal, todos nós precisamos minimamente papel higiênico e algo para a secagem das mãos.

    Ao escolhê-los, é importante avaliar quesitos como qualidade do papel, gramatura, maciez e da quantidade necessária para um uso efetivo.

    Nesse quesito, não se deixe enganar, o barato sempre sai mais caro que o planejado. Conte com a experiência de distribuidores e marcas de confiança para ficar tranquilo.

    Em outros artigos, já abordamos todos os aspectos importantes para uma escolha assertiva de papéis sanitários, como toalha e higiênico.

    Higiclear: Soluções de limpeza profissional para a sua empresa.

    Como vimos, é fundamental estar atento aos mais diversos tipos de produtos de limpeza disponíveis no mercado no momento de montar nossa lista de materiais de limpeza completa para empresas.

    Sabemos que ter o conhecimento necessário para o manuseio de produtos e acessórios de limpeza e entender quais os melhores produtos indicados especificamente para seu negócio pode ser uma tarefa desafiadora no início. Dessa forma, a Higiclear, presente no mercado de produtos de limpeza profissionais, pode te ajudar.

    redução de custos

    Reduza despesas com produtos de limpeza profissionais.

    Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Higiclear. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.

    Aproveite que chegou até aqui e conheça mais como escolher o produto de limpeza correto para a sua empresa nesse artigo, com nosso estudo de caso.

    Esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo sobre lista de material de limpeza para empresas.

    Nos vemos na próxima semana!