O que é uma Lista de Material de Limpeza?

Lista de Material de Limpeza para Empresas é uma relação de produtos destinados a limpeza de um ambiente, não importando qual seja a sua finalidade.

Pode não parecer, mas a escolha dos produtos de limpeza e higiene pessoal, bem como a Lista de Material de Limpeza diz muito sobre seu negócio.

A preocupação com a sua marca, bem como a saúde dos seus funcionários, deve atingir todos os setores que fazem sua empresa funcionar. Sobretudo, o setor de limpeza.

Deixar de se atentar a este setor, é uma grande falha cometida pelas empresas e demais ambientes. Sabemos que a limpeza está diretamente relacionado com outros pilares, como saúde, bem, estar, economia, entre outros. Sendo assim, o cuidado com a limpeza, pode sim representar uma grande vantagem competitiva para o seu negócio.

Mas afinal, vamos entender um pouco mais sobre os processos de limpeza?

limpeza de parede

utilização de bons produtos, garantem maior rendimento e qualidade na limpeza

O que é um produto de limpeza ?

O produto de limpeza é uma categoria de artigos destinados a remover sujidades indesejadas de superfícies. Sujidades essas que podem ser seres vivos ou até objetos inertes, como a poeira.

Quais são os Produtos da Lista de Material de Limpeza?

Os produtos de limpeza são essenciais para sua empresa e residência. Os principais e mais eficientes entre eles são: Limpador Multiuso, Desinfetante, Detergente Neutro, Desengraxante, Desengordurante, Panos variados como Pano Wiper, Pano Microfibra, Mop, Sacos de lixo, Papéis Sanitários e desodorizadores.

Lista de material de limpeza: variedade e indecisão 

A hora de fechar a compra dos produtos pode ser um sonho ou um pesadelo. De fato, existem muitas opções disponíveis e, para quem não tem prática, o poder de escolha torna-se limitado em meio a inúmeras opções.

Para as organizações, o ideal é levar em consideração a qualidade e também as linhas profissionais das marcas. O resultado vai ser muito mais satisfatório, afinal.

Sendo assim, abaixo elencamos alguns produtos que devem compor o check-list na hora da escolha dos produtos.

Se quiser conhecer profundamente sobre produtos e materiais de limpeza clique e veja em nosso artigo mais profundo sobre o tema.

O intuito é demonstrar atráves das premissas destacadas os principais materiais necessários para os mais diversos locais e ambientes, sejam eles empresarias, ou voltados para outros segmentos.

Vale ressaltar que a elaboração abaixo, foi pensada e pautada em 3 pilares. São eles:

  • Utilização de poucos recursos, embora facilitem o manuseio bem como a manipulação dos produtos.
  • Uso de produtos de limpeza de víeses ecológicos, afim de reduzir impacto ambiental.
  • Produtos profissionais de limpeza, visando a maximização e rentabilidade, sem abrir mão da economia.

Vamos aos principais materiais da Lista de Material de Limpeza

Produtos de limpeza abrasivos:

Produtos de limpeza abrasivos são aqueles classificados como fibras, esponjas e discos para limpeza.  Sua função é garantir, durante o manuseio, a limpeza de superfícies, além de também poder ser utilizado para finalização e acabamento. Todavia, há produtos que se encontram nesta mesma categoria, mas são menos agressivos ou nem abrasividade possuem, como é o caso da fibra azul não risca.

fibra de limpeza

Fibra utilizada nos processos de limpeza.

Desinfetante

Sendo um dos produtos mais requisitados, é um item indispensável que deve estar presente na lista de materiais de limpeza.  Seu uso tanto no âmbito profissional quanto doméstico,  promove a desinfecção dos ambientes, uma vez que realizam processos de eliminação de micro organismo e bactérias.

Além disso, existe uma linha de desinfetantes específicos para cada setor empresarial.

Hospitais e clínicas, certamente, merecem maiores atenções. Afinal, são ambientes de alta concentração de doenças e grande riscos de contágio.

Detergente Neutro

Sendo o item mais presente na Lista de Material de Limpeza, e muito utilizado durante os processos de limpeza, o popular detergente tem a função de remover gorduras, além de eliminar vírus e bactérias.

Não somente para uso nos processos de limpeza, o detergente também é um grande aliado para a higienização, principalmente nossas mãos que são expostas diariamente a possíveis contaminações bem como a enimência de doenças. Sua versatilidade faz com que o detergente possa ser utilizados nos mais variados tipos e locais de limpeza.

Desengraxante & Desengordurante

Desengraxante & Desengordurante, apesar de serem nomes semelhantes, possuem algumas diferenças. Tratam-se de produtos indicados para o que chamamos de limpeza pesada, que requerem maiores esforços. Contemplam o uso  destes produtos, locais como:  empresas do ramo de food service, indústrias, oficinas e demais locais onde os colaboradores têm contato direto com sujidades como óleo e graxa.

Material Têxtil – Pano Wiper e Panos de Micro Fibra

Possuem textura macia, não abrasivo para louças e/ou outros materiais, utilizados para a absorção de óleos, gordura e água,.

Os panos de micro fibra também podem substituir flanelas e panos de limpeza. Possuem várias cores, que são usadas para diferenciar os ambientes de uso.

Eles podem ser grandes substitutos de panos de limpeza tradicionais, evitando a contaminação cruzada e melhorando a performance da limpeza como um todo.

Acessório de limpeza: MOP 

Indicado para a limpeza de pisos, este acessório de nome MOP, pode se tornar um item vantajoso durante os processos de limpeza. Trazendo alta versatilidade, ele apresenta flexibilidade e eficiência. Não é muito comum na Lista de Material de Limpeza, mas pode ajudar muito o seu dia a dia.

Tornando-se um ótimo substituto ao tradicional pano de chão e rodos, aumentam a produtividade da mão de obra bem como a  higienização em geral, visto que apresentam excelente absorção e alto poder para retirar líquidos.

Veja o vídeo sobre o mop, clicando acima.

Material de Reciclagem – Saco de lixo 

É de extrema importância assegurar a eficácia dos procedimentos de limpeza e higienização de empresas. Sendo assim, o uso do saco de lixo adequado visa  proteger o interior dos recipientes de resíduos, evitando assim o seu descarte incorreto.

É fundamental que o descarte do lixo seja feito de forma correta, já que esta atitude retornará em múltiplos benefícios, como: melhora do ambiente, organização e separação, além de contribuir com a saúde e bem estar.

Papéis Sanitários

O uso de papéis sanitários é de grande importância, já que sua distribuição está presente em diversos ambientes. Sendo assim, este item deve ser pensando durante o momento de escolha. Pilares como qualidade, macies,  garantem maior saúde e bem-estar para seus clientes e funcionários.

Os mais utilizados são os papéis toalha e papéis higiênicos em muitos formatos e tipos.

Checklist: Lista de Material de Limpeza

Estar atento aos mais diversos tipos de produtos de limpeza, além de ter o conhecimento adequado para o mauseio destes e outros materias, é fundamental.  Entender os tipos de produtos bem como sua indicação são a garantia de economia e maior rendimento.

Aproveite que chegou até aqui e conheça mais como escolher o produto de limpeza correto para seu uso, nesse artigo com nosso estudo de caso.

Artigo atualizado em 08 de setembro de 2021