O que é um desengordurante? 

Desengordurante profissional, ou desincrustante, é o nome dado a uma categoria de produto químico de limpeza que tenha a capacidade de remover moléculas de gordura e a sujidade de superfícies, sem riscar ou danificar o objeto. 

A gordura que se prende às superfícies de cozinhas industriais torna o ambiente desagradável e repulsivo, deixando chão, paredes e superfícies foscas, com aspecto grudento, além de torná-las mais suscetíveis a acidentes, visto que as áreas também ficam escorregadias.  

Apesar de ser algo natural em um ambiente como uma indústria de alimentos ou a cozinha de um restaurante, o acúmulo de gordura em superfícies pode ser facilmente eliminado com limpeza diária utilizando um desengordurante profissional. 

Quando fazemos o uso de desengordurantes profissionais para manutenção de coifas e exaustores em indústrias alimentícias, cozinhas empresariais e restaurantes, além de prezarmos pela limpeza e segurança de colaboradores e clientes que frequentam o local, também estamos cumprindo com os protocolos de higiene e limpeza inclusos nos manuais de órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde. 

Desengordurantes servem para desincrustar superfícies

Desengordurantes servem para desincrustar superfícies

Portanto, além de oferecer eficácia na eliminação de gordura e de outros resíduos oleosos, o desengordurante é um item de limpeza fundamental para garantir as condições de saúde, segurança e higiene de pessoas e ambientes. 

Sendo assim, como escolher o melhor desincrustante? Como saber qual a melhor opção diante de tantas opções disponíveis no mercado? Quais as principais características que se deve levar em conta? E como usá-lo corretamente? 

Fique tranquilo que a missão de hoje da Higiclear é te ajudar no processo de escolha do melhor desengordurante profissional para o seu negócio. Acompanhe a leitura e veja cinco dicas essenciais que preparamos.  

Caso desejar, você pode acessar os principais temas navegando por tópicos no índice abaixo. 

Índice de conteúdo:

Desengordurante e procedimentos de limpeza: uma questão de saúde pública

Antes de apresentarmos cinco dicas para escolha de um desincrustante industrial eficaz e seguro, é importante salientar como a limpeza e a higiene correta de estabelecimentos que lidam diretamente com alimentos também envolve questões de saúde pública. 

Um estudo realizado na pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública, da USP, tratou de avaliar os procedimentos de higienização em restaurantes self-service da cidade de São Paulo. 

Os processos de higienização têm por objetivo reduzir a presença de microrganismos e minimizar os riscos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). 

A avaliação realizada pelo estudo concluiu que apenas 23,8% dos locais estudados usavam produtos adequados de limpeza e higiene, e somente 23,8% tinham treinamento estruturado para a finalidade. 

O estudo também mostrou que os melhores resultados estavam em estabelecimentos que contavam com responsáveis técnicos pela limpeza, capazes de identificar e corrigir as falhas no processo de higienização de estabelecimentos. 

Sendo assim, a junção de conhecimento, treinamento e de produtos certificados e recomendados para uso profissional, são os itens necessários que asseguram saúde e bem-estar às pessoas que frequentam o local. 

E como comprar um bom desengordurante profissional?

Alguns critérios devem ser levados em consideração na hora de investir na compra de um desincrustante eficiente para indústrias alimentícias, restaurantes e cozinhas industriais. Dentre eles, apresentamos cinco dos mais importantes: 

  

 1. Conheça as opções de desengordurantes disponíveis

É imprescindível a disponibilidade de bons desengordurantes em ambientes como cozinhas industriais. Um produto de baixa qualidade, além de não realizar a limpeza corretamente, também exige que seja utilizado grandes quantidades, causando um gasto financeiro expressivo. 

Dentre as diversas opções disponíveis, é importante avaliar pontos como: é produto biodegradável? A taxa de toxicidade é alta ou baixa? Para qual procedimento é indicado? E quais as contraindicações? Ele é prejudicial à saúde de alguma forma? Exige algum equipamento ou material especial? Qual o tempo necessário para se concluir a limpeza com ele?  

Dispor de um produto prático, que possa ser diluído e utilizado em diversas superfícies, como pisos laváveis, azulejos, mesas, balcões, chapas, coifas e fogões, é de grande auxílio no momento da limpeza.  

E além disso, tão importante quanto a praticidade de uso é também a segurança. Por isso, é essencial chegar se o produto está registrado em órgãos competentes e se é regulamentado pela Anvisa. Trata-se de uma segurança para quem vende, compra e usa. 

2. Entenda a diferença de preço entre o produto desincrustante

Nem sempre preço e qualidade apresentam relação direta quando se trata da escolha de um desengordurante profissional. Optar pelo mais barato não garante economia nas despesas, da mesma forma que escolher pelo mais caro também não garante qualidade no resultado.  

O preço, seja o mais caro ou o mais barato, não deve ser o fator determinante de escolha por um desincrustante. Em seu lugar, devemos ter a análise da composição como o principal aspecto no momento de compra, em especial sua capacidade de diluição, para uma melhor relação custo-benefício na compra. 

3. Conheça a composição e pH do seu desengordurante profissional

Ainda falando em analisar a composição, outro aspecto importante é ler o rótulo do desengordurante e conferir seu pH. Assim como no caso dos desengraxantes, esses dados fazem toda a diferença na eficácia do produto e no resultado final de sua aplicação. 

A maioria dos desengordurantes tem em sua composição, água, álcool, fragrância e substâncias capazes de quebrar as moléculas de gordura. Estas substâncias, quando em contato com a sujeira, são capazes de puxar as moléculas de gordura e fazer a limpeza de superfícies e objetos. 

Já o pH, em conjunto com outras substâncias, influenciará no resultado final e no tipo de material mais indicado para a limpeza com o produto em questão.  

Por exemplo, produtos mais ácidos, com menores índices de pH, são mais indicados para a limpeza de sujidades minerais, como o cimento, por exemplo. Já produtos mais alcalinos, com pH acima de 7, estão relacionados à remoção de sujidades orgânicas, como óleos, gorduras e graxas, com foco em cozinhas. Por fim, produtos com pH neutros estão ligados a superfícies laváveis, com sujidade leve.

limoniaco desengordurante de cozinha

O Limoníaco é um detergente desengordurante a base de amoníaco.

4. Conheça o fornecedor do desincrustante e seu posicionamento no mercado

Para investir em bons produtos de limpeza de uso profissional, é preciso ter boas fontes. Portanto, além de conhecer o fornecedor, é necessário saber o que ele oferece além dos produtos, como por exemplo, assistências, informações e treinamentos. 

Confira se o fornecedor de desengordurante profissional faz uso de boas práticas, tanto ambientais como sociais. Pesquise sua reputação e busque por referências em outros estabelecimentos do seu setor. 

Optar por uma empresa especializada, além de garantir uma parceria baseada em confiança, também proporciona mais segurança, eficácia e economia.

5. Faça testes

Testar o produto antes da compra é um dos passos mais importantes no momento de escolher por um bom desengordurante profissional.  

Por isso, antes de decidir por qual desincrustante e desengordurante industrial adquirir, peça um teste e faça experiências em seu ambiente de trabalho.  

Durante os testes, leve em conta aspectos como: Qual exige menos esforços mecânicos? Qual atua mais rápido? Qual elimina melhor a gordura? Qual agride menos o objeto ou a superfície?  

Faça a sua escolha apenas após todas essas considerações serem devidamente testadas e analisadas. Desse modo, é possível selecionar o que melhor atende suas necessidades, de maneira prática e objetiva, evitando frustrações de desperdício de dinheiro.

Desengordurantes para limpeza profissional – Conheça nossos principais produtos.

Já sabemos da importância de um ambiente limpo, higienizado e seguro para preparação e manipulação de alimentos e da reponsabilidade ao escolher um produto de limpeza de uso profissional que atenda às recomendações, que seja eficaz, prático e econômico. 

Penando em facilitar ainda mais seu processo de escolha, nós da Higiclear fizemos uma seleção especial de desengordurantes concentrados e eficientes para a remoção de óleos e gorduras em áreas, equipamentos e acessórios. São soluções que atuam em paredes, bancadas, pisos e cortadores de frios, balcões, fogões e coifas.  

TOP 4 desengordurantes de limpeza profissional:

1. Desincrustante Kitch Care

kitch care desincrustante alcalino

Kitch Care, desengordurante com forte ação de limpeza contra gorduras animais e vegetais.

O desincrustante Kitch Care é um desengordurante com forte ação de limpeza contra gorduras animais e vegetais. Por isso, foi desenvolvido para ambientes industriais, garantindo a remoção total de crostas de gordura (inclusive carbonizadas) de fornos, grelhas e chapas em cozinhas profissionais. 

Recomendação de uso: Para melhor performance do produto, é necessário que a peça a ser higienizada seja aquecida entre 50ºC a 70ºC. Após atingir a temperatura, desligue-a, e aplique o produto diluído na proporção de 1:20, ou seja, 1 parte do produto para 20 partes de água. Deixe agir entre 15 minutos à 1 hora e depois enxague com água e a seque. 

2. Synd 250

Synd 250 é um desengraxante desengordurante alcalino de alta concentração

Synd 250 é um desengraxante desengordurante alcalino de alta concentração.

O Synd 250 é um produto indispensável na indústria alimentícia. Pode ser utilizado como um ótimo desincrustante em frigoríficos, açougues e supermercados. Pode ser utilizado também na lavagem de enxovais de restaurantes e churrascarias. 

Recomendação de uso: Ele deve ser utilizado em áreas, equipamentos e acessórios sujos com materiais gordurosos e oleosos, como paredes, bancadas, pisos, cortadores de frios, e lixeiras, além de promover a remoção de gorduras em balcões, fogões e coifas de cozinhas profissionais. 

3. Limoníaco

limoniaco desengordurante de cozinha

O Limoníaco é um detergente desengordurante a base de amoníaco.

O Limoníaco é um detergente amoniacal, ou seja, um detergente desengordurante a base de amoníaco. Foi desenvolvido especificamente para remover de maneira efetiva gorduras de origem animal e vegetal, podendo também remover outros tipos de sujidade de diferentes naturezas químicas. 

Recomendação de uso: O Limoníaco é indicado para todas as superfícies laváveis, como pisos (exceto os de madeira), azulejos, mesas, balcões, coifas, etc. Por isso, é especialmente indicado para a limpeza de cozinhas industriais e refeitórios. 

4. Prax 32

Prax N32 é um poderoso detergente desengraxante/desincrustante neutro.

Prax N32 é um poderoso detergente desengraxante/desincrustante neutro.

O Prax 32 é um desengordurante profissional com alta concentração de ingredientes ativos, sendo ideal para a remoção total de óleos e gorduras, de origem animal, vegetal e mineral, em superfícies sensíveis ao pH alcalino, uma vez que ele é levemente alcalino. 

Além disso, também pode ser utilizado na limpeza de pisos laváveis, azulejos, mesas, balcões, chapas, coifas, fogões e demais superfícies de cozinhas profissionais e refeitórios. 

Conclusão:

Seguir as dicas presentes nesse artigo lhe auxiliarão no momento de escolher por um desengordurante ideal para o seu negócio. Com elas, suas escolhas serão conscientes, trazendo melhores resultados na limpeza e oferecendo melhores de saúde e segurança para todos. 

Precisa de uma orientação profissional? Estamos à disposição para te ajudar! A Higiclear atua há mais de 25 anos no mercado de limpeza profissional, auxiliando diversas empresas na escolha do melhor produto, e treinando seus colaboradores continuamente para potencializar seus resultados. 

Se você gostou das informações presentes nesse artigo compartilhe com mais pessoas e acompanhe nosso site para não perder dicas de limpeza profissional e conhecer nossos produtos.

Fontes de referências utilizadas para a escrita desse artigo: 

USP – Faculdade de Saúde Pública 

Ministério da Saúde