Sua empresa tem passado por aumentos de taxas de turn over e afastamentos constantes? Uma das principais razões para esse tipo de situação pode ser algum problema de saúde que esteja acometendo seus colaboradores. Caso isso continue acontecendo, o negócio pode sofrer até mesmo prejuízos financeiros.

Um ambiente saudável para o colaborador traz uma série de benefícios, tais como controle de estresse, diminuição do absenteísmo, minimiza as chances de aparecimento de doenças ocupacionais, redução dos custos com assistência médica, diminuição do turn over, entre outros.

Vamos mostrar neste artigo algumas dicas importantes de como melhorar a saúde e qualidade de vida dos funcionários nas empresas. Boa leitura!

Qualidade de vida no trabalho – Fortaleça a sua cultura organizacional

Um dos principais problemas que afetam a saúde dos colaboradores da empresa é o estresse. Um ambiente conturbado, com excesso de brigas, conflitos, falta de uma liderança e diálogo pode gerar problemas constantes, que abalem a saúde emocional e mental dos seus colaboradores.

Uma cultura organizacional forte minimiza esse tipo de questão. Ela promove o diálogo aberto entre as partes, prioriza a satisfação do colaborador e incentiva o crescimento de todos os presentes. Por isso, vale a pena começar a fortalecer sua cultura interna com ações das mais simples, como reuniões frequentes para integrar as pessoas em torno do bem-estar e do propósito da empresa em que trabalha. Ações mais complexas como as proporcionadas por consultores externos também pode ser considerada.

Promova atividades colaborativas

Atividades colaborativas são fundamentais para unir suas equipes e fortalecer laços entre os membros. Quanto mais seus times são unidos, melhor será a interação entre os colaboradores no dia a dia.

Com isso, ao invés de ocorrerem conflitos e discussões, seus funcionários conseguirão resolver situações no diálogo, com maior união e eficiência no dia a dia.

Talvez um apoio a alguma pequena ONG com visitas frequentes do seu pessoal pode entregar algum sentido extra para sua organização.

Tenha um ambiente físico adequado para melhorar a qualidade de vida de todos

O escritório e a área produtiva precisam estar devidamente preparados para as atividades que serão praticadas ali. Isso inclui, por exemplo, temperatura e iluminação agradáveis, bem como a aplicação da ergonomia de trabalho, evitando problemas como LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), entre outros. É importante também estar atento para que sejam realizadas melhorias sempre que necessário.

Outro ponto que precisa ser observado é a limpeza e higiene do local. Se o ambiente de trabalho estiver sujo e desorganizado, os funcionários estarão mais suscetíveis a problemas de saúde diversos, além do aumento da falta de motivação, menor produtividade, aumento de estresse e faltas médicas, etc.

A limpeza, costumeiramente não gera uma despesa significativa, portanto pensar em simplesmente comprar sempre do mais barato, sem fazer contas mais profissionais pode gerar problemas de saúde e além disso trazer mais despesas mensais.

Por isso preze sempre pela limpeza e higiene correta dos ambientes de trabalho. Todos os colaboradores (e até mesmo a empresa), agradecem!

Veja esse artigo e entenda que o barato não custa pouco!

Promova campanhas de saúde

Seus colaboradores precisam manter a saúde e qualidade de vida não só no ambiente da empresa, mas também em outros espaços. Por isso, é fundamental que os gestores promovam campanhas de saúde orientadas para que eles se conscientizem dessas questões em suas rotinas diárias.

Faça miniciclos de palestras, semana de cuidados à saúde, oriente os colaboradores da importância de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos. Afinal, funcionários que não sejam saudáveis estarão mais suscetíveis a doenças a longo prazo.

Caso sua empresa já possua um plano de saúde ou possa implementar um, certamente ele te ajudará a melhorar o clima e entregar um ambiente mais seguro à sua equipe.

Incentive práticas saudáveis

Práticas saudáveis também podem ser implementadas internamente, facilitando para que seus colaboradores comecem a adotar melhores hábitos de vida. Por exemplo, que tal oferecer opções mais saudáveis para o almoço e lanche em seu negócio? Essa simples mudança pode trazer já alterações significativas para todos.

Também incentive a prática de atividades físicas, principalmente o alongamento durante a jornada de trabalho. Isso será fundamental para aliviar dores que eles possam estar sentindo no dia a dia de trabalho. Uma boa dica é implantar a ginástica laboral em determinado horário, ou até mesmo fazer uma parceria com alguma academia próxima da empresa.

Plano de uso de academia, como o Gympass, pode também adicionar uma ótima prática saudável e benéfica por um baixo custo unitário.

Ter uma melhor qualidade de vida no trabalho é fundamental para que os colegas possam trabalhar adequadamente e ter um melhor clima organizacional no dia a dia. Além é claro de diminuir a rotatividade, aumentar a produtividade e, consequentemente aumentar o lucro de empresas. Aqui indicamos algumas práticas de fácil introdução e outras um pouco mais complexas.

Contudo o importante, na empresa como um todo ou no mínimo em sua unidade, é o viés que busca o melhor ambiente de trabalho. Certamente essa busca vai ter reflexos positivos em seu resultado!