Secador de mão ou papel toalha: qual a melhor opção e por que?

No momento de enxugar as mãos você prefere o famoso secador de mão a base de uma corrente de ar ou opta pelo clássico papel toalha? Já se perguntou qual dessas opções é a melhor e mais eficiente, e em como o secador de mãos para banheiro pode impactar em nossa saúde e de todos a nossa volta?

Muito presente em banheiros de shoppings, escritórios e demais estabelecimentos com grandes fluxos de pessoas, o secador de mão pode parecer uma alternativa mais prática e, até mesmo, sustentável, quando comparado aos papéis toalha.

No entanto, seu uso pode contribuir para a propagação aérea de vírus, bactérias e demais microrganismos danosos a nossa saúde.

Acompanhando nosso post de hoje, você saberá qual é a melhor opção para a sua empresa: secador de mãos para banheiro ou papel toalha?

Se preferir, você pode consumir desse conteúdo em forma de áudio em nosso podcast de limpeza profissional.

Qual a importância de se lavar as mãos corretamente?

secador de mão e lavagem de mãos

O processo de lavar as mãos é de extrema importância para a nossa saúde.

Sabe-se que a lavagem das mãos com água e sabão, ou até mesmo com o sabão de álcool, é fundamental para evitar a proliferação de doenças, sobretudo as causadas por vírus e bactérias.

Inclusive, ja produzimos um conteúdo completo dedicado a esse tema de lavagem correta das mãos que você também pode ler em nosso blog.

Porém, pouco se fala sobre o papel da secagem das mãos para garantir a eficiência de sua lavagem. Afinal, pouco importa a maneira com que se higieniza suas mãos se ao final do processo elas forem contaminadas novamente no momento da secagem.

De acordo com centros de controle e prevenção de doenças, secar as mãos após a lavagem é essencial para garantir a boa higiene, visto que, mãos molhadas transferem germes e bactérias mais facilmente do que mãos secas.

De acordo com o médico assistente em doenças infecciosas pediátricas do Hospital Nemours, “as bactérias podem se agarrar às gotas de água nas mãos molhadas”.

Secador de mãos para banheiros públicos.

As superfícies de banheiros públicos, seja elas uma bancada, paredes, portas ou até mesmo torneiras, são lugares com alto potencial de contaminação de germes, bactérias e demais microrganismos nocivos a nossa saúde.

No entanto, para além de risco de contaminação por contato em superfícies, é preciso ficar atento aos microrganismos que ficam plainando no ar, devido ao alto fluxo de pessoas e necessidades feitas nesses locais.

Além disso, há ainda a preocupação da qualidade e regularidade da higienização da equipe de limpeza responsável pela higienização de banheiros públicos.

secador de mãos para banheiros públicos

Superfícies de banheiros púbicos contém altas chances de contaminação.

Com isso em mente, secador de mão, em especial os de velocidade ultra alta (que busca garantir a secagem mais rápida das mãos), acabam por dispensando muito mais bactérias do que as toalhas de papel interfolha descartável.

Isso se deve ao fato deles sugarem o ar em sua volta e os redirecionarem nas mãos de quem os usa, fazendo com que microrganismos presentes no ar infectem as mãos recém higienizadas.

Um estudo comparou a secagem das mãos utilizando os três métodos: toalha de papel, secador de mão com ar quente e secador de jato a velocidade ultra alta. No momento de análise de resultados chegou-se à conclusão de:

  • Secadores de mãos de jato dispersavam 20 vezes mais vírus que o secador de ar quente e mais de 190 vezes que as toalhas descartáveis de papel;
  • Além disso, mediram a dispersão do vírus. Com o secador de ar quente, a dispersão foi de 2 pés (0,61 metros), enquanto o secador de jato foi de 4,1 pés (1,22 metros). Ou seja: secadores dispersam mais vírus e contaminam o ambiente de forma imediata;
  • Em uma placa de Petri exposta aos secadores de mãos para banheiro, observou-se um crescimento maior de colônias de bactérias.

Tais resultados vão de encontro com o “The Washington Post”, jornal de maior circulação publicado em Washington, nos EUA, que publicou uma matéria em que afirma que secador de mão pode contribuir para uma maior propagação de doenças em banheiros públicos.

Secador de mão com filtro HEPA é melhor?

Na tentativa paliativa de se resolver o problema de contaminação das mãos causadas por secador de mãos para banheiro, algumas fabricantes passaram a adotar filtros HEPA em seus equipamentos, sigla que significa “Hight Efficiency Particulate Air.

Em tese, o secador de mão que possui tal tecnologia chega a filtra 99,9% das impurezas, eliminando ácaros, bactérias e vírus do ar que respiramos.

Contudo, de acordo com uma das pesquisas citadas pelo Washigton post, a maioria das bactérias vem do ar do banheiro e não do secador de mão. Dessa forma, este filtro não garante a eliminação de bactérias e germes nas mãos.

Segundo a consultora médica sênior e porta-voz da PM Pediatrics, Christina Johns, “o que sabemos é que os ventiladores de ar no banheiro circulam todos os germes e partículas de ar ao redor, e sabemos que isso não é coisa boa”.

Ela também afirma que “qualquer tipo de micróbio que tenha maior longevidade nas superfícies é sempre preocupante, quando você tem grandes motores, especialmente as partículas que se assentaram e ainda não foram limpas”.

Com isso, quando um motor (como o dos secadores de mãos para banheiro) sopram partículas no ar, elas se tornam partículas em aerossol, se dissipando ainda mais no ambiente.

E como melhorar a higiene em banheiros públicos?

Veja algumas dicas que você pode praticar em banheiros públicos para além de optar por papéis toalha no lugar de sacador de mão:

  • Sempre abaixar a tampa do vaso após o uso e antes de acionar a descarga;
  • Banheiros de baixa pressão emitem menor névoa de partículas em aerossol;
  • Dê preferência por secar as mãos utilizando papel toalha descartável ao invés de secador de mão elétrico;
  • Se apenas houver a opção do secador elétrico, evite encostar a mão no bico do secador e balance a mão antes, para eliminar o máximo de água;
  • Para as empresas, atentem-se quanto a qualidade e a frequência que a limpeza e desinfecção são realizadas em tais ambientes;
  • Utilizar produtos de limpeza e desinfecção de qualidade.

Quais as vantagens do papel toalha em empresas?

Chegamos à conclusão desse artigo. Ao longo da nossa postagem você pode perceber que a secagem de mãos promovida por secadores elétricos não é a melhor opção quando se trata de higiene e saúde.

Com isso, a alternativa clássica de secagem por meio de papel toalha se torna a melhor escolha, seja para o usuário ou para a empresa.

Uma vez que nos estudos apresentados, sugere-se que as toalhas de papel secam a mão com maior eficiência, remove bactérias e contaminam menos o banheiro e, consequentemente as pessoas que o utilizam.

Dessa forma, agora que você sabe que a secagem por papel toalha é a melhor escolha, não deixe de conferir nosso artigo sobre como escolher papel toalha para a sua empresa.

banner desktop produtos c2 programa de fornecimento de dispensers

Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Higiclear. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.

Se você gostou das informações sobre secador de mão presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas, nos acompanhe nas redes sociais, nos siga nas plataformas de áudio e fique de olho em nosso site para não perder dicas e conhecer nossas soluções de produtos de limpeza profissional.

Até a próxima semana!

Referências

Visto primeiro em: Hygibras.