O que é Álcool Gel Hidratante?

Álcool gel hidratante é um composto químico que realiza assepsia de forma prática e elimina 99,9% das bactérias presentes nas mãos, ao mesmo tempo em que deve hidratar e evitar o ressecamento da pele.

O uso do álcool em gel é um importante aliado na travessia da pandemia causada pelo Coronavírus e se tornou item indispensável em todos os ambientes.

Entrou nas casas, empresas e estabelecimentos comerciais e ganhou dose extra em hospitais e clínicas. Oferecer dispositivos de álcool em gel em empresas passou a ser exigido por lei como parte das ações de enfretamento a Covid-19.

Ter um produto de qualidade e facilmente disponível passou a ser uma questão sanitária vital.

Para a retomada das atividades e a reabertura de estabelecimentos, é indispensável, para estar de acordo com os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde, dispor de álcool em gel e contar com dispositivos em pleno funcionamento.

Mas como escolher o produto certo para meu negócio? Como escolher um álcool gel eficaz e que não agrida a pele das mãos? Estamos aqui para esclarecer tudo isso! Acompanhe.

opticare ihs gel

Eficácia do álcool em gel comprovada na eliminação de microrganismos 

O álcool em gel é um composto à base de etanol com ação desinfetante capaz de eliminar germes e bactérias. Muitos estudos comprovam sua eficácia.

Um deles, realizado na Universidade Estadual de Maringá, diz que “Os resultados confirmam a eficácia do álcool gel na higienização das mãos e sugerem que o PVP-I 10%.

O álcool etílico 70% e a clorhexidina 4% podem ser os agentes mais eficazes do que o sabão líquido não medicamentoso na remoção de Acinetobacter baumannii, Escherichia coli, Enterococcus faecalis e Candida albicans das mãos altamente contaminadas.”

O uso do álcool em gel como importante forma de contenção de doenças se tornou amplamente difundido durante o surto da Gripe A-H1N1 (vírus influenza), em 2009.

Hoje, trata-se de um item que salva vidas e que tem sido um dos principais combatentes no controle da disseminação do novo Coronavírus. Mas todo álcool gel garante proteção? Todos são recomendados? Vamos às questões e dicas!

1. Opte sempre por produtos regularizados e de uso profissional

Empresas, serviços, comércios, hospitais, hotéis, academias e outros ambientes com grande circulação de pessoas e com alto risco de contaminação devem dispor sempre de produtos profissionais, certificados, legalizados e dentro das normas dos órgãos responsáveis, como Anvisa e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao escolher o álcool gel antisséptico hidratante ou álcool espuma hidratante para seu negócio não deixe de checar se trata-se de um produto regularizado. Assim, você tem mais segurança e oferece mais segurança aos seus colaboradores, clientes e pacientes.

2. A escolha do álcool gel de qualidade para gerar maior adesão 

A compra de um álcool gel ou álcool espuma hidratante de boa qualidade não só garante, de fato, a desinfecção das mãos, como gera maior adesão por parte dos colaboradores, visitantes, clientes e frequentadores.

Isso porque um álcool gel – ou uma espuma –  de baixa qualidade, além de não cumprir com seu papel antisséptico, pode deixar as mãos “pegajosas”, agredir a pele, causar ressecamento, vermelhidão e até feridas.

Esses efeitos podem afastar as pessoas e inibir seu uso. Em hospitais de ponta, é sabido que o álcool em gel ou álcool espuma hidratante de boa qualidade é investimento que gera retorno, pois há maior adesão à determinação do uso constante, reduzindo, assim, a propagação de doenças.

3. Faça questão da ação hidratante 

O uso contínuo do álcool gel 70% para higienização das mãos acaba por remover uma proteção natural da pele, pois o álcool é um solvente capaz de dissolver as gorduras – lipídios – que estão presentes nessa camada protetora epiderme.

Essa ação leva ao ressecamento das mãos. Por isso, ao escolher um álcool em gel para sua empresa faça questão de que ele tenha, em sua composição, agentes hidratantes como – D – Pantenol, Glicerina e Vitamina E.

A escolha por um produto com ação hidratante deixa uma sensação mais agradável na pele de quem usa e evita que outros problemas como dermatites e feridas apareçam. Importante destacar que, geralmente, a maior qualidade do álcool em gel está relacionado a maior quantidade de hidratantes.

4. Teste os produtos para sentir os efeitos

Para saber se um produto é bom para ser oferecido, nada melhor do que testá-lo. Na hora de escolher o álcool em gel hidrante para higienização das mãos de seus colaboradores, clientes, alunos, pacientes e frequentadores, experimente o produto e sinta quais efeitos ele proporciona.

Assim, terá melhores chances de oferecer um produto de qualidade, que garanta mais proteção e que agrade mais a todos.

5. Tenha dispositivos adequados para uso correto do álcool em gel

Um dispenser em pleno funcionamento é essencial para que o uso do álcool gel antisséptico seja feito de forma correta. As empresas e estabelecimentos comerciais devem ficar atentos à qualidade dos dispositivos que colocam à disposição.

Os equipamentos não podem entupir – ou ficar entupidos -, devem ser práticos, robustos e de fácil visibilidade.

Recomenda-se o descarte dos refis utilizados e não o reabastecimento deles por conta da dificuldade que pode haver para lavar as embalagens em determinados ambientes. Um dispenser pode significar o sucesso ou fracasso nas ações de contenção do Coronavírus.

Quais produtos são as marcas mais recomendadas? 

Produtos de uso profissional são os mais indicados e eficazes para higienização em empresas, hospitais, clínicas, academias, comércios e serviços. Dessa forma, nós, da Higiclear, oferecemos produtos profissionais e de qualidade para desinfecção instantânea das mãos.

Entre as opções, estão o álcool em gel 70 e o sabão de álcool espuma, ambos da New Eversof.

Nas duas versões – álcool em gel e sabão de álcool espuma -, os produtos têm ação antisséptica e hidratante e foram desenvolvidos, especialmente, para hospitais, clínicas, consultórios, escritórios, laboratórios de análises clínicas e biológicas, clínicas veterinárias, restaurantes, refeitórios, cozinhas profissionais, entre outros ambientes.

Indicamos também o Álcool Gel Hidratante Opticare® IHS e o Álcool Gel Hidratante Opticare® IHS Espuma, que oferecem a antissepsia eficiente das mãos em apenas 10 segundos, enquanto proporcionam maior suavidade à pele.

Tratam-se de produtos formulados com efeito biocida, que agem contra um amplo espectro de bactérias gram-positivas, gram-negativas e vírus. Além disso, contêm D-Pantenol, Glicerina e Vitamina E, capazes de restaurar a pele.

opticare ihs espuma 

Para maior conforto e melhor eficácia nas ações de prevenção de nossos clientes, a Higiclear pode ceder os dispensers, em regime de comodato, sem custo. Temos modelos com botões produzidos com nanopartículas de prata, que causam a morte das bactérias, quando em contato. Esta é mais uma forma de estarmos presentes, ao lado de nossos parceiros, e conscientes de nosso papel.

Nós, da Higiclear, estamos à disposição para te ajudar nas melhores escolhas e soluções de limpeza, desinfecção e higienização para sua empresa. Gostou das informações que dividimos aqui? Então, compartilhe com mais gente e acesse nosso site para ver mais dicas e conhecer nossos produtos.

Fontes:

UFPR

Scielo