O que são Sacos de Lixo?

Os sacos de lixo são produtos de limpeza descartáveis, utilizados para conter resíduos sólidos. Os sacos são úteis para proteger o interior dos recipientes de resíduos, e para evitar que o interior das lixeiras fique revestido destes resíduos. Em síntese, servem para acondicionar e transportar o lixo para seu destino final de descarte ou reciclagem.

“A nossa empresa fornece todos os produtos de limpeza, além de todo o suporte com treinamentos com a técnica mais segura para o uso. Clique aqui e escolha como nos contatar”

Se está em busca de sacos de lixo para compra, clique aqui e conheça nossas opções!

O cuidado com a limpeza e higienização de um ambiente empresarial passa pelo cuidado com o lixo e pela forma como ele é descartado. Limpar, desinfetar, desengordurar, todos estes passos podem ir por água abaixo por conta da má qualidade do saco de lixo escolhido pela empresa.

Sacos de lixo que rasgam, furam, vazam e exalam mal cheiro são produtos que vão comprometer todo o procedimento de limpeza, contaminar superfícies e solos, exigir mais tempo de trabalho da equipe e gerar mais gastos e desperdícios.

Ignorar a importância da qualidade dos sacos de lixo é uma atitude amadora. Empresas responsáveis e conscientes de que um espaço limpo e higienizado é capaz de preservar a saúde e o bem-estar de seus colaboradores e clientes têm como conduta boas práticas e incluem a escolha correta do saco de lixo para utilização em suas dependências.

Para isso, alguns aspectos relacionados à matéria-prima, espessura, quantidade por embalagem, peso, cor e especificidade de cada saco de lixo devem ser considerados no momento da definição do fornecedor.

Estamos aqui para te ajudar a fazer a escolha mais adequada e eficaz para sua empresa. Boa leitura! Se desejar você pode navegar entre os tópicos.

O que é?

Saco de lixo: um item de saúde

Dicas de higiene e saúde

Doenças provocadas pelo lixo

Como escolher o saco de lixo ideal?

Sacos de lixo com qualidade e responsabilidade

Sacos de lixo: um item de saúde

Para garantir um ambiente corporativo e empresarial limpo e livre de microrganismos prejudiciais à saúde, é fundamental que o descarte do lixo seja feito de forma correta, com uso de lixeiras e sacos para lixo apropriados e resistentes.

O Ministério da Saúde recomenda a prática da destinação correta dos resíduos como ação de saúde pública, que visa a prevenção de doenças, como leptospirose, dengue, entre outras.

O lixo, quando armazenado e descartado de maneira inadequada, é um atrativo para animais vetores de doenças e para a proliferação de ratos, baratas, mosquitos, etc. Por isso, a escolha de um saco de lixo de boa qualidade é tão essencial e tão determinante nas listas de material de limpeza das empresas.

Dicas de higiene e saúde:

  • acondicione o lixo em sacos plásticos fechados e sem furos, e em recipientes com tampa;
  • construa um porta lixo, para colocar os sacos e embalagens contendo o lixo, evitando que cães e gatos o espalhem;
  • não queime lixo, pois além de poluir o ambiente pode afetar a saúde das pessoas;
  • lixo em condições inadequadas de acondicionamento e descarte provoca doenças, mau cheiro, poluição ambiental, pode causar acidentes e até morte.

Doenças provocadas pelo lixo

Transmissor: Moscas

Forma de transmissão: patas, asas, corpo, fezes

Doenças: Salmonelose, verminoses, desinteria, febre tifóide

Transmissor: Mosquitos

Forma de transmissão: picada

Doenças: Malária, dengue, febre amarela, leishmaniose, filariose

Transmissor: Baratas

Forma de transmissão: patas, asas, corpo, fezes

Doenças: Febre tifóide, verminoses, difteria, doenças gastrointestinais

Transmissor: Ratos

Forma de transmissão: fezes, urina, saliva

Doenças: Leptospirose, hantavirose, peste bubônica

Transmissor: Porco

Forma de transmissão: carne contaminada, crua ou mal cozida

Doenças: Teníase

Como escolher os sacos de lixo ideais?

Dedicar atenção e cuidado à escolha do saco de lixo na compra da lista do material de limpeza para o ambiente empresarial e comercial é ter uma atitude de consciência social, ambiental e sanitária.

Temos relatos de nossa equipe técnica de oportunidades de economia, já geradas a clientes, de até 27% de redução de despesas. Certamente a escolha consciente e profissional entrega ótimos resultados.

Entender a demanda necessária da sua empresa, os tipos de lixo descartados, as quantidades e as destinações é atuar de forma séria e profissional.

Então, vamos aos critérios que devem ser considerados na hora da escolha?

 1. Matéria-prima

A matéria-prima é item de diferenciação dos sacos de lixo disponíveis no mercado. Uma matéria-prima de qualidade é capaz de gerar produtos de qualidade. Um saco de lixo de boa qualidade não tem cheiro ruim, não rasga nem fura com facilidade e não permite vazamentos.

Os sacos de lixo são, basicamente, feitos de Polietileno de Alta ou Baixa Densidade – PEAD ou PEBD. Na produção de sacos de lixo, podem ser usados plástico virgem, reciclado ou misto.

De acordo com a ABNT, “sacos para lixo são aqueles com finalidade específica de acondicionar resíduos sólidos destinados à coleta de lixo. Os sacos plásticos para acondicionamento de lixo devem ser confeccionados com resinas termoplásticas, virgens ou recicladas, e são classificados como para acondicionamento de resíduos domiciliares e para resíduos infectantes.”

Mesmo que seja feito de material reciclado, se o processo de reciclagem foi feito de forma correta, o saco de lixo não vai exalar fedor. Mas, caso tenha sido feito com material reciclado de baixa qualidade e não higienizado corretamente, por exemplo, o saco de lixo, consequentemente, terá cheiro forte.

Busque informações sobre os componentes do saco de lixo, entenda como ele foi fabricado e certifique-se de que ele segue certas recomendações e normas da ABNT e de órgãos como o Inmetro.

2. Quantidade e peso

Observe a quantidade de sacos descrita na embalagem e confira no produto. Isso pode ser bastante trabalhoso, mas, infelizmente, há empresas que colocam uma quantidade impressa no rótulo, mas entregam, na verdade, um número inferior.

Por exemplo, na embalagem diz 100 unidades de sacos plástico, mas há 80 unidades ou até menos na realidade.

Outro ponto a ser considerado é a compra por quilo dos sacos de lixo para empresas. Alguns fornecedores montam um pacote com cinco quilos e vendem dessa forma. Mas a questão é que o saco pode sair muito grosso ou muito fino e o cliente nunca saberá, exatamente, quantas unidades contém o pacote.

3. Espessura

Qual a necessidade da sua empresa? A espessura do saco de lixo precisa estar alinhada com a demanda. Por isso, a recomendação de um distribuidor de material de limpeza é fundamental nesse momento de decisão. O conhecimento técnico irá permitir o investimento mais assertivo, com a espessura certa para aquele lixo que será descartado.

Há casos em que o saco pode ser tão fino que a equipe de limpeza acabe por usar dois sacos para dar conta do lixo. Assim, há uso de mais material e ainda não há garantia da resistência necessária.

 4. Medidas

Saco de lixo de 100 litros? Saco de lixo de 30 litros? Quais os tamanhos deles? No dia a dia da limpeza e higienização de uma empresa, um saco de lixo que não encaixa direito, que não fica bem colocado ou que fica “dançando” no latão causa transtornos e não garante o acondicionamento correto dos materiais.

Por isso, dispor de lixeiras apropriadas para o ambiente empresarial e receber a orientação por parte do distribuidor do material de limpeza sobre as medidas dos sacos de lixo disponíveis e mais indicadas garante maior eficiência no setor de higienização e limpeza da companhia.

 5. Coleta Seletiva

 A coleta seletiva de lixo é uma atitude socioambiental que visa o reaproveitamento do material descartado e a diminuição do volume de lixo que vai para os aterros sanitários.

No Brasil, de acordo com  o IBGE, 30,5% do volume de lixo coletado em 2000 foi encaminhado para os lixões, e 22,3%, para aterros controlados, com altos riscos de contaminação para as pessoas e para o meio ambiente.

Na coleta seletiva há a separação de matéria orgânica da não orgânica, dando correta destinação. Os principais materiais recicláveis são papéis, plásticos, vidros e metais, de acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Para a separação do lixo, há lixeiras e sacos com cores variadas que normatizam o descarte correto dos resíduos.

6. Específicos

No descarte consciente do lixo, há ainda os específicos, como o lixo hospitalar, lixos com alta capacidade de contaminação, resíduos radioativos, perigosos, entre outros.

Para cada tipo, é essencial que se cumpram as normas e regras de descarte regulamentas por órgãos como Anvisa, Organização Mundial da Saúde e (OMS) e Ministério do Meio Ambiente.

sacos de lixo

Higiclear: sacos de lixo com qualidade e responsabilidade

A Higiclear, para assegurar a eficácia dos procedimentos de limpeza e higienização de empresas, oferece sacos de lixo de qualidade e de acordo com a necessidade de cada ambiente.

Por meio de uma visita, é possível conhecer a demanda e orientar, da melhor forma, sobre tamanhos, medidas, cores, quantidades e espessuras dos sacos de lixo.

Assim, o descarte de resíduos sólidos da empresa pode ser feito com mais atenção, cuidado e assertividade, sem desperdícios ou retrabalho. O manuseio, por parte dos profissionais que manipulam diretamente o lixo, também pode ser melhorado, garantindo mais segurança.

Nós, da Higiclear, estamos à disposição para te ajudar nas melhores escolhas e soluções de limpeza, desinfecção e higienização para sua empresa. Gostou das informações que dividimos aqui? Então, compartilhe com mais gente e acesse nosso site para ver mais dicas e conhecer nossos produtos.

 

Fontes:

Manual de Saneamento – Funasa/MS – 1999