O que é cera acrílica para piso?

Cera acrílica para piso é um composto químico destinado a proteção e embelezamento de pisos de instituições, empresas e casas, sendo um dos produtos mais comuns em listas de materiais de limpeza. Também muito conhecida como cera para cerâmica ou cera impermeabilizante, elas podem aferir uma série de boas qualidades para pisos, que veremos ao decorrer desse artigo.

Caso queira, você também pode consumir desse conteúdo em formato de áudio em nosso podcast de limpeza profissional.

Para que serve a cera acrílica para piso?

Primeiramente, a cera acrílica tem a função de proteger os pisos, embelezar e facilitar sua limpeza. Ela pode ainda deixá-lo antiderrapante, além de lhe proporcionar o tão desejado “brilho molhado”.

Cera impermeabilizante (ou cera para cerâmica) costumam ter a água como solvente, mas ainda existem outros tipos de ceras com solventes originários do petróleo.

Banner artigo escolas universidades c9

A cera acrílica para piso é a principal responsável por cuidar da maior parte do mercado de pisos instalados em ambientes empresariais. Dessa forma, saber escolhê-la corretamente é importante para uma compra assertiva por parte das empresas. Veja a seguir cinco dicas para o momento de compra de sua próxima cera acrílica.

cera auto brilho

Piso brilhando após a utilização da cera em uma limpeza realizada no ambiente.

1- Em qual tipo de piso será utilizada a cera acrílica?

Para começo de conversa, precisamos ter em mente que os pisos podem ser divididos entre os “enceráveis” e os “não-enceráveis“.

Os pisos do tipo cerâmicos ou porcelanatos não costumam receber o processo de enceramento, devido a sua baixíssima porosidade. Isso porque, sem porosidade, a cera acrílica não tem uma boa aderência ao piso.

Já entre os tipos de pisos “enceráveis” temos a predominância de pisos porosos como os pisos em vinílico, pisos emborrachados, pisos em cimento, pedras naturais, pisos laminados, pisos de madeira, granilites, mármores, marcopiso, ladrilhos hidráulicos, entre muitos outros.

Alguns desses pisos podem receber um tratamento adicional antes de receberem o processo de enceramento. E esse tratamento vai também influenciar o resultado final da aplicação da cera acrílica. Por exemplo, pedras naturais podem receber uma resina em sua superfície, na busca por propriedades impermeabilizantes ao piso com o uso de cera impermeabilizante.

Já em madeiras, é muito comum o tratamento com resinas, também com a finalidade de aumentar sua durabilidade e melhorar a aparência. Podemos citar o exemplo dos acabamentos em epóxi, que também conferem alta proteção ao piso aplicado.

Pisos porosos ou aqueles que precisam receber acabamento extra, como epóxi ou resinas, requerem mais atenção, por necessitarem de uma proteção ao seu dia a dia, o que certamente poderia combinar com o uso da cera acrílica.

Em caso de pisos que possuem um nível de brilho alto, o mais indicado é que aplique cera acrílica também com alto nível de brilho, para acompanhar seu acabamento.

Pisos que apresentem uma porosidade muito alta precisam da aplicação de um selador acrílico antes da aplicação da cera acrílica escolhida. Portanto, você deve “fechar” os poros do piso e prepará-lo para receber a cera.

selador acrílico polish

Selador acrílico Polish

Por outro lado, existem produtos com propriedades de cera acrílica e seladores ao mesmo tempo, como a Cera 2 em 1 Simplex. Ela pode ser usada mesmo em condições de maior porosidade.

2 – Em qual tipo de ambiente será aplicada a cera acrílica?

A cera acrílica para piso em um ambiente como um shopping center tem necessidades muito diferentes das usadas em lugares com fluxo menos intenso de pessoas, como uma clínica por exemplo. Da mesma forma, uma cera hospitalar apresenta especificidades exclusivas a esse ambiente.

O ambiente hospitalar requer cera com baixo odor, alto nível de antiderrapante com cera impermeabilizante e até mesmo um removedor de ceras sem cheiro, tudo isso pensando na qualidade oferecida aos pacientes que por ali transitam. Uma cera como a Simplex Hospitalar, por exemplo, tem essas características especiais.

simplex cera hospitalar baixo odor

Simplex cera hospitalar com baixo odor

No exemplo do shopping, a necessidade é a grande resistência ao seu uso severo. Para esse tipo de ambiente existem ceras ou acabamentos high speed (produtos com alto nível de resistência e facilidade na restauração). Dessa forma, esse tipo de produto vai proporcionar “brilho de molhado” ao piso, grande resistência ao trânsito de pessoas, facilidade na limpeza, restauração rápida com polimentos de máquinas especiais e assim por diante. Um exemplo em nossa linha é o Acabamento Acrílico Top Coat.

Cera Acrílica

Acabamento Top Coat

3 – Qual o nível de brilho da cera acrílica?

Um dos requisitos mais buscados na compra de cera acrílica para piso é o nível de brilho. Quanto melhor a qualidade dos polímeros usados na produção da cera, bem como a maior quantidade de teor desses ingredientes, maior será o nível de brilho de molhado da cera.

Por conta disso, usa-se um dispositivo chamado “Gloss Meter” para medir o nível de brilho da cera acrílica, comumente usado em ambientes com alto nível de exigência. Em seu nível de medida, para considerarmos um nível de “brilho molhado”, é necessário com que ele aponte de 75 para cima em uma escala até 100.

É válido lembrar que o brilho não é conquistado apenas com enceramentos constantes, muito menos com os tratamentos de piso iniciais. Porém, eles podem sim contribuir com várias demãos de ótimos produtos.

Um programa de manutenção do piso deve ser traçado desde o momento da decisão do enceramento do piso, com atenção especial a medidas que não desgastem com o uso. Outro aspecto a se levar em consideração é a respeito da manutenção, visto que a cera acrílica para piso é desgastada diariamente, necessitando de polimentos constantes, a fim de equilibrar o uso de ambientes menos utilizados.

Se você ficou interessado, aproveite para conhecer mais sobre a manutenção e uso de ceras.

4 – Como será a manutenção do piso encerado?

Este é um tópico fácil, visto que, com o tempo, o uso e manutenção de cera passou a ser cada vez mais democrático e descomplicado.

Antes dos anos 90, as ceras mais comuns e utilizadas eram as de origem vegetal de carnaúba, juntamente as compostas por parafina. De textura predominantemente pastosa, eram oriundas do petróleo. Isso as tornavam inflamáveis e pouco resistentes a limpadores e detergentes da época, além de não costumarem a apresentar um aspecto impermeabilizante.

Felizmente, com o tempo, as ceras de carnaúba ou de parafina foram sendo substituídas por ceras acrílicas, com produção e manutenção mais acessíveis. Primeiramente, a cera acrílica moderna não requer polimento para chegar ao brilho de molhado. Além disso, as polidoras (não mais enceradeiras) ,de alta ou ultra velocidade, podem restaurar o brilho feito pela cera acrílica.

Você pode se aprofundar ainda mais sobre a manutenção de pisos encerados em nossa entrevista sobre o assunto, onde abordamos a respeito de cera impermeabilizante, ceras acrílicas e muito mais, em nosso podcast de limpeza profissional.

Além disso, as ceras acrílicas mais modernas possuem componentes, como o nosso Genius Acabamento, que torna a restauração muito mais fácil. Assim, sua limpeza também é muito facilitada pela resistência a limpadores e detergentes concentrados e especiais.

E quando há a necessidade de remover tal cera acrílica, existem removedores que atuam rapidamente e dissolvem o filme da cera. Tudo isso com produtos baseados em água, que torna todo o processo muito mais sustentável.

Se você se interessou e deseja saber mais sobre cuidado com pisos, não deixe de conhecer o nosso programa de fornecimento de produtos para tratamento de pisos.

5 – Devo escolher a cera pelo preço ou pela marca?

Sempre temos dúvidas sobre o que vale mais a pena comprar: o mais barato ou o mais caro. Em geral, produtos mais baratos são associados a baixa qualidade, enquanto os mais caros tendemos a encará-los como de melhor qualidade. Mas isso nem sempre é verdade.

Para fazer uma escolha assertiva que equilibre preço e qualidade, precisamos estar atentos aos seguintes tópicos:

  1. Dê preferência a produtos que tenham maior rendimento por metro quadrado;
  2. Se atentar a facilidade de manutenção, nível de resistência e a facilidade da remoção;
  3. Opte por ceras acrílicas que tenham alta transparência e durabilidade;
  4. Priorize as ceras que sejam mais seguras e que apresentem características antiderrapantes, como a cera impermeabilizante.

Tendo tudo isso em vista, aqui vai uma boa sugestão: A cera acrílica da Oleak é reconhecidamente produzida dentro de altos padrões de qualidade, validada pelo certificado de boas práticas da Anvisa.

cera acrílica para piso Vorax

Conheça a cera acrílica para piso Vorax.

Banner artigo mobile - Solicite seu orçamento Higiclear

Banner artigo desktop - Solicite seu orçamento Higiclear

Conte com a Higiclear:

Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Higiclear. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.

Se você gostou das informações sobre cera acrílica para piso presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas, nos acompanhe nas redes sociaisnos siga nas plataformas de áudio e fique de olho em nosso site para não perder dicas de limpeza profissional e conhecer nossas soluções de limpeza profissional.

Referências:

Oleak

Abralimp