O copo descartável, também conhecido como copo descartável plástico, é um utensílio prático que está presente no dia a dia de todos os escritórios, empresas, clínicas e hospitais. Os copos descartáveis são uma opção viável para esses ambientes, já que necessitam de itens em grandes quantidades, com custo mais acessível e de uso fácil e seguro para atender a demanda, seja ela interna ou externa.

Mas, para que o investimento na compra de copos descartáveis seja de fato um bom negócio por parte das empresas, é preciso saber que há diferenças entre os tipos disponíveis no mercado e identificar qual o melhor produto para cada necessidade.

Entre as diferenças estão matéria-prima, resistência, brilho, transparência e isolamento térmico.

Para entender as características e diferenças dos copos descartáveis e fazer a escolha mais adequada para seu negócio, acompanhe as dicas que preparamos a seguir. Se desejar você pode navegar entre os tópicos!

copos descartáveis - Copo plástico 200 ml

O copo descartável é muito importante no momento atual ajudando a evitar diversas contaminações cruzadas

 

Quais as normas para produção dos copos descartáveis?

Antes de apresentar aqui as dicas e apontar as diferenças entre os copos plásticos descartáveis que podem ser encontrados nos formatos de copo descartável 50 ml, copo plástico 180 ml e copo plástico 200 ml, é importante destacar que a fabricação desses itens está regulamentada pela norma brasileira para Copos Plásticos Descartáveis – NBR 14.865, publicada em 2002.

A norma estabelece critérios mínimos para assegurar a qualidade do produto que é oferecido ao consumidor.

Por isso, aqui pode estar de cara uma dica importante para uma boa escolha de copos descartáveis, verificar se a marca passou pelo teste do Inmetro, se contém selo da instituição e se segue as normas estabelecidas de produção.

Os copos descartáveis são todos iguais?

A princípio, todos os copos de plástico descartáveis parecem ser iguais. Nossos olhos não conseguem captar as sutis, mas fundamentais, diferenças e especificidades. Assim, no momento da compra deste item da lista de material de limpeza da sua empresa, lembre-se de observar os seguintes pontos que podem estar descritos nas embalagens ou podem ser indicados pelo distribuidor.

Matéria-prima

Os tipos de copos descartáveis mais comuns, disponíveis no mercado, são feitos, basicamente, de polipropileno (PP) um termoplástico, derivado do propeno, ou de Poliestireno (PS) um homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno.

Dessa forma, cada matéria-prima resulta em um produto com determinadas características. Veja só!

Para identificar um copo feito de PP, basta ver o símbolo triangular de reciclável com um número cinco dentro e as letras PP abaixo. Ele possui propriedades como:

  • boa resistência térmica;
  • excelente transparência;
  • elevada resistência química e a solventes;
  • alta resistência, mais difícil de rachar
  • 100% reciclável.

Já o PS pode ser identificado por meio do símbolo triangular de reciclável, com o número seis por dentro e as letras PS abaixo. Trata-se de um material mais barato que o PP.

  • Entre suas propriedades estão
  • menos resistente, mais fácil de romper do que o PP;
  • baixa resistência a solventes orgânicos, calor e intempéries;
  • 100% reciclável.

Brilho

De início pode parecer um detalhe meramente estético, mas o brilho é um fator importante quando se deseja diferenciar os dois tipos de plástico citados acima. O PP apresenta um aspecto mais brilhante, enquanto o PS é mais opaco.

Transparência

Os copos descartáveis podem ser mais foscos, como os brancos, que estão entre os mais usados, e podem ser também transparentes, como os PP. A transparência, geralmente, indica que o copo de plástico descartável é mais resistente. A transparência também facilita a identificação da bebida consumida.

Isolamento térmico

Ao escolher o copo descartável para sua empresa, confira a resistência dele ao calor. Veja se há na embalagem ou fale com seu distribuidor sobre essa questão para que ele possa de oferecer o tipo mais adequado. Esse fator é muito importante, pois está ligado à segurança de quem irá fazer uso do copo, evitando risco de queimaduras e acidentes.

Outro ponto importante é que em alguns casos um copo de baixa qualidade, ao entrar em contato com o líquido muito quente pode liberar substancias prejudiciais a saúde, como constatado em um estudo da UFMG. 

Resistência

Por último, mas não menos importante, é preciso saber da resistência do copo descartável. Esse fator é decisivo no momento da compra, pois engloba questões de economia e segurança para empresas e para os usuários. Certifique-se sobre a questão da resistência checando referências do produto e também pelo Inmetro.

Copos resistentes geram menos perdas, menos descartes, menos lixo. Além disso, são mais indicados e funcionam melhor quando há uso de dispenser de copos no local.

Copo desenvolvido para reciclagem no tamanho de 200ml

Como fica a questão ambiental com o uso dos copos descartáveis?

Sim, esse é um tema complexo que exige nosso olhar atento e nossa ação consciente. O consumo sem desperdício e o descarte correto dos produtos recicláveis são fundamentais para redução do impacto ambiental.

Um estudo elaborado pela ACV Brasil, consultoria que avalia Ciclo de Vida e Indicadores de Sustentabilidade de produtos, mostrou que copos plásticos descartáveis PP podem apresentar melhor performance no uso de água e energia, quando comparados com copos de cerâmica, de vidro e de plástico reutilizáveis.

A pesquisa levou em conta o uso no ambiente corporativo, no qual cada descartável foi utilizado duas vezes antes do descarte e os reutilizáveis também foram utilizados duas vezes antes da lavagem.

A análise mostrou que para a limpeza manual, foram usados de de 1,2 l a 1,7 l de água por copo lavado. Assim, algumas das conclusões do estudo foram que:

  • os copos descartáveis consumiram menos água desde sua produção até seu descarte e reciclagem em relação aos copos reutilizáveis.
  • para os reutilizáveis, a água da lavagem representa em média 99% da água total de seu ciclo de vida e a energia utilizada na lavagem em máquinas de lavar louças é cerca de 2,4 vezes maior que a energia utilizada no ciclo de vida dos copos descartáveis.

Dessa forma, entendemos que é preciso informação e conscientização, tanto no uso de descartáveis como no consumo de água e energia para lavagens de copos reutilizáveis, Somente assim é possível reduzir a poluição ambiental e evitar o esgotamento de recursos naturais.

Copos e dispensers proporcionam praticidade e economia

A Higiclear, consciente de seu papel na distribuição de produtos de limpeza profissional e acessórios para empresas, indústrias, clínicas e hospitais, oferece copos descartáveis de qualidade, como por exemplo o copo descartável 50 ml e copo plástico 200 ml. São produtos práticos, que facilitam o dia a dia dos espaços corporativos e podem ser colocados no dispenser, para oferecer mais higiene, evitando risco de contaminação.

Atenta às questões ambientais e sociais, a Higiclear entende a necessidade de cada cliente para orientar na compra do produto com menor impacto ao meio ambiente, com menor chances de desperdícios e descarte. Há a preocupação em atender com eficácia, sem deixar de lado seu papel responsável.

Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer o melhor em produtos de limpeza profissional é a missão da Higiclear. Conte com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.

Gostou das informações que dividimos aqui? Então, compartilhe com mais gente e acesse nosso site para ver mais dicas e conhecer nossos produtos.

 

Fontes:

Inmetro

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Ecycle

UFMG