Será que existe diferença entre esses processos? A resposta é sim!

A limpeza é um processo muito importante em nossas vidas, afinal, um ambiente limpo garante saúde e bem estar.
Contudo, para a limpeza eficiente dos locais, é necessário o conhecimento para escolher os produtos e técnicas adequados para cada ambiente.

Afinal, a sujeira encontrada em um banheiro é diferente daquela existente em cima de nossa mesa de trabalho (sendo a mesa, geralmente, mais infectada). E, assim como há diferença de sujidades, há também diferença entre limpeza, desinfecção e esterilização. Quer entender? Então fique conosco!

Desinfecção, Limpeza ou Esterilização

Em suma, estes três processos promovem a eliminação de sujeira, vírus e bactérias. Entretanto, cada qual em um porcentual diferente. Vamos a cada um deles:

Limpeza

Este processo é a primeira etapa de uma completa eliminação dos focos de doenças. Normalmente ela é executada com um limpador geral, água e um acessório de esfregação.

A limpeza elimina a sujidade aparente e promove uma higienização de 95% dos antígenos nos ambientes, em superfícies diversas. Desta forma, ela é utilizada em todos os ambientes e por empresas de todos os segmentos empresariais.

Exemplos de produtos que realizam a limpeza

Limpador Geral Garra Oxiativo Pronto-uso

Para ver a lista completa de produtos de limpeza, clique aqui. 

Desinfecção

É a segunda etapa do processo de eliminação dos vírus e bactérias, pois é a fase em que se utiliza produtos desinfetantes específicos. Neste momento, é possível alcançar 98% de higienização.

Assim, ela é recomendada, principalmente, para hospitais e demais estabelecimentos na área da saúde, restaurantes e locais com grande circulação de pessoas e que o acumulo de vírus e bactérias possa ser prejudicial para a saúde.

Vale ressaltar que existe no mercado desinfetantes específicos para cada área e segmento empresarial a ser utilizado. O que garante uma maior eficiência, eficácia e segurança operacional. Por isso, é importante sempre se atentar a isso ao escolher o produto ideal para empresas.

Exemplos de produtos que realizam a limpeza

Desinfetante hospitalar - Optigerm® Ppt   clorado

Para ver a lista completa de produtos desinfetantes, clique aqui e para ver os desinfetantes hospitalares, aqui

Ainda falando sobre desinfecção, ela também deve ser realizada nas mãos. Isso acontece com o uso de um bom álcool em gel ou espuma, ou ainda um sabonete antisséptico de qualidade, também em gel ou espuma, nunca esquecendo do jeito certo de usá-los, assim como um bom papel toalha de fibras virgens para secá-las.

Esterilização

Ela garante a eliminação de 100% dos vírus e bactérias. Esse processo é utilizado em hospitais, para a limpeza dos artigos necessários em uma cirurgia, por exemplo, e também em utensílios de pedicure e manicure.

É um processo mais complexo e que pode ser obtida a partir de diferentes métodos e procedimentos. Sua escolha depende do tipo de artigo a ser esterilizado e da contaminação presente neles.

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) disponibiliza um documento na internet que ajuda a orientar os processos de limpeza e desinfecção, deixando claro a existência da diferença entre eles e como é importante saber utilizar os produtos corretos para promover a eliminação dos vírus e bactérias.

Conte com a Higiclear, pois estamos prontos para ajudar, garantindo um ambiente limpo de verdade, utilizando produtos desinfetantes de alta tecnologia e treinamento para pessoal da área.

FONTES:

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/07/medicos-explicam-diferencas-entre-limpeza-desinfeccao-e-esterilizacao.html

 https://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/17627/limpeza-desinfeccao-e-esterilizacao

 http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/4ec6a200474592fa9b32df3fbc4c6735/Manual+Limpeza+e+Desinfeccao+WEB.pdf?MOD=AJPERES