Olhe atentamente para cada um dos ambientes da sua empresa. O que você vê? Um local arejado, limpo e que oferece boas condições de trabalho aos seus funcionários, ou um local sujo, malcuidado e desorganizado?

Esperamos muito que você tenha se deparado com a primeira opção. Afinal, um espaço corporativo que preza pela limpeza dos ambientes e higiene pessoal dos funcionários se destaca (e muito) no mercado.

Impactos da boa e má limpeza 

Inegavelmente uma limpeza bem-feita é um dos fatores que mais fazem brilhar os olhos de quem transita por sua empresa. Além disso, ainda ajuda a garantir medidas básicas de saúde ao local, promove o aumento da produtividade e, consequentemente, pode gerar até aumento da lucratividade.

Por outro lado, a limpeza malfeita ou até mesmo a falta de limpeza nas empresas, é um dos problemas que mais contribuem com o impacto negativo em clientes e funcionários, bem como fazem aumentar o risco de transmissão de doenças, de faltas e de atestados médicos, além de gerar um impacto drástico na diminuição de produtividade. Características bem negativas e que todo empresário quer ver longe do seu negócio, não é mesmo?

É importante ressaltar que tudo dentro de uma empresa comunica uma mensagem. Todo mundo que frequenta as instalações da empresa fica de olho nos detalhes, principalmente seus clientes e futuros clientes. Por isso, todo setor importa e merece atenção. Mais ainda, os que envolvem a limpeza. Já passou da hora dos empresários perceberem o quanto um local limpo só traz benefícios para o seu negócio. Vamos ver alguns deles?

Benefícios para seu negócio com empresa de produtos de limpeza

  • Melhora a qualidade de vida dos funcionários;
  • Evita o contágio de doenças e afastamento de funcionários;
  • Gera credibilidade com seus clientes;
  • Reduz custos operacionais e desperdícios;
  • Evita acidentes de trabalho;
  • Promove a produtividade dos funcionários;
  • Favorece a performance e bons resultados.

Empresa de produtos de limpeza é valor traduzido em números

Com o objetivo de embasar este artigo, e demonstrar para você o quanto a limpeza profissional é importante, tanto para a empresa quanto para funcionários e clientes, trouxemos alguns dados levantados pela Associação Mundial da Indústria de Limpeza (ISSA), sobre o real valor da limpeza para empresas. Fique conosco para ver!

De acordo com a ISSA, colaboradores doentes custam caro para empresas, chegando a um prejuízo de US$ 225 bilhões por ano em uma média de 7,7 dias perdidos por colaborador neste mesmo período. Além disso, eles afirmam que faltas não planejadas causam problemas para empresas, pois reduz em 54% a produtividade e resulta em uma queda de vendas e serviços ao cliente de 39%. Assustador, não?

Por outro lado, a limpeza em empresas pode trazer os seguintes resultados:

  • Diminui em 80% a chance de os funcionários contraírem gripes e resfriados;
  • Reduz em 62% superfícies contaminadas por vírus;
  • Reduz em 46% o absenteísmo.

Ainda falando sobre os resultados positivos, ela também traz um aumento de 2 a 8% na produtividade e uma economia de US$ 125.000, numa empresa com 100 colaboradores com salários anuais de 25.000 dólares.

Em suma: instalações limpas não geram custos, como muitos pensam, mas sim lucros. Os clientes preferem e prezam pela limpeza em organizações. Veja abaixo alguns outros dados coletados:

  • 6 em cada 10 clientes admitem ir a um restaurante fast food se ele estiver limpo. Na satisfação do cliente nestes restaurantes, a limpeza aparece em primeiro lugar, sendo seguido por: valor dos pratos, rapidez, conveniência e variedade;
  • 60% afirmam que um ambiente limpo os fazem comprar mais, assim como a limpeza é um dos aspectos mais importantes junto com: iluminação, temperatura, emissão de ruídos e eventos especiais;
  • 94% dos entrevistados nunca voltariam a um estabelecimento com banheiros sujos.

Viu só? Não deixe para depois, comece agora a mudar a história da sua empresa dando mais atenção à limpeza e promovendo o bem-estar! Mantenha todas as instalações da empresa limpas, até mesmo aqueles que apenas seus funcionários têm acesso. Lembre-se, eles também podem emitir opiniões sobre a empresa por aí. Sendo assim garanta que sejam opiniões positivas!

ConscientizAÇÃO também é importante! 

Também se preocupe em incentivar os colaboradores a cuidarem da higiene pessoal, da limpeza e da organização. Medidas simples de fato são primordiais para evitar o contágio de muitas doenças, além de melhorar a disposição para trabalhar e a satisfação com a empresa. Certamente quando todos vão juntos, o resultado é sempre melhor!

Confira mais artigos sobre o assunto:

Da mesma forma, você como dono da empresa, precisa fazer a sua parte. Além de dar o exemplo, deve investir em pessoal especializado para o setor de limpeza e garantir um calendário de cuidados com os ambientes da empresa para que tudo sempre esteja impecável.

Para isso, procure investir em bons produtos de limpeza, preferencialmente os de linha profissional que agem de maneira mais efetiva, como desinfetante, multiuso, detergente, sabonete, álcool em gel. Assim, tudo vai ficar dentro das conformidades de limpeza para proporcionar um ambiente de trabalho saudável, pronto para conquistar o mercado e novos clientes!