Para que serve o papel higiênico?

Sua matéria prima principal é a celulose. Na maioria das marcas de papel higiênico é um produto descartável que, geralmente, se desmancha ao entrar em contato com a água. Serve tanto para uso sanitário quanto pessoal, pode ser perfumado e apresentar diversos tipos e formatos. Além disso, ainda pode ser usado para diferentes tipos de limpeza, como na remoção de sujidades em superfícies menores.

Neste artigo você vai se aprofundar mais em todos os assuntos que englobam o tema papel higiênico!

Boa leitura!

Por que ele é tão importante?

Existem diferentes marcas de papel higiênico e cada uma delas podem produzir seus produtos de formas diferentes. Cada produto pode assumir matérias-primas de composições diferentes, podem até apresentar formatos e preços variados.

No artigo a seguir, preparamos algumas dicas essenciais para te ensinar tudo sobre papel higiênico. Com essas dicas sua empresa irá passar uma imagem muito mais positiva para seus clientes e funcionários, além de reduzir despesas com higiene pessoal e limpeza, tudo isso sem cortar gastos!

Todos nós sabemos da importância desse produto. Sem dúvidas o papel higiênico é um dos artigos mais utilizados e mais importantes dentro de uma empresa quando o assunto é limpeza e higiene pessoal.

Com isso, fica claro a necessidade de aprofundarmos os nossos conhecimentos neste assunto para que, no final, seja possível tomar a decisão mais adequada para sua empresa/estabelecimento. Afinal, a partir do momento em que os funcionários e clientes utilizam um papel higiênico de qualidade, rapidamente eles vão associar a sua imagem como sendo a de uma marca cuidadosa e preocupada com saúde e qualidade de vida.

Fique com a gente e entenda tudo sobre a história do papel higiênico, do que ele é feito e qual a importância dele para o nosso dia a dia!

A origem do papel higiênico

Estudos apontam que o uso dos primeiros papéis higiênicos aconteceram na China durante o século VI. No século XIV os chineses já estavam muito a frente do seu tempo e passaram a produzir o produto em maior escala. Contudo, o papel higiênico em rolo como conhecemos atualmente começou a se tornar mais popular apenas entre os anos de 1871 e 1890.

Como vimos, o papel higiênico sempre esteve muito presente na história da humanidade. Atualmente, quando compramos papel para nossas casas, nós priorizamos sempre a qualidade, maciez e as vezes até pela marca do produto. Porém, quando estamos falando de empresas e estabelecimentos em que o foco não é o uso pessoal, as coisas acabam mudando.

Você com certeza já passou pela experiência de utilizar um papel higiênico desconfortável, áspero, nitidamente de baixa qualidade, certo? Pois bem, então já sabe o quanto isso pode ser prejudicial para a imagem e reputação da empresa ou estabelecimento.

Dicas para nunca mais errar na compra do papel higiênico

Quando vamos usar o papel higiênico é sempre de se esperar que o produto seja macio, confortável, fino e bem absorvente. Porém, existe muitos detalhes que fazem com que determinado papel seja o ideal para suas necessidades.

Alguns aspectos são fundamentais no momento de uma tomada de decisão. O perfume do papel, o preço da unidade, a cor e outros atributos podem ser levados em conta, mas muitas vezes podem não ser os mais importantes para todo segmento de empresa ou comércio, por exemplo.

Sabendo disso, quais fatores você deve levar em consideração primeiro? Quais são os mais importantes? Como analisar se aquele formato de papel é o mais ideal?

Essas e outras questões serão respondidas com 10 dicas imperdíveis que, além disso, vão ajudar a escolher o papel higiênico ideal e ainda trará melhores resultados para sua empresa!

Fique com a gente e não perca nenhum tópico!

1- Quais os formatos de papel higiênico?

Papel Higiênico Rolão ou Bobina

Rolo de Papel Higienico

Papel Higiênico Rolão Folha Simples

Pode ser conhecido também como:

  • Bobina de Papel Higiênico;
  • Papel Higiênico Gigante;
  • Papel Jumbo;
  • Papel Higiênico Industrial;

Os rolos apresentam alta metragem de 250 metros, 300 metros, 520 metros, 600 metros ou 800 metros. São geralmente recomendados para ambientes e empresas que possuem um fluxo grande de pessoas, como: rodoviárias, escolas, shoppings center, grandes indústrias, universidades, aeroportos, entre outras.

Este produto possui um grande custo-benefício devido sua autonomia elevado, ou seja, o número de higienizações que um rolo do produto consegue realizar.

A combinação do rolo de um marca de papel higiênico confiável e um dispenser apropriado pode gerar uma economia de até 66% quando comparado aos “rolinhos” convencionais.

Papel Higiênico Interfolha ou Interfolhado

Papel Higienico Interfolhado

Papel Higiênico Interfolhado Folha Dupla

Também conhecidos como Papel Higiênico Cai Cai ou Intercalado, este formato é indicado para locais que presam pela preservação máxima da saúde do usuário. O diferencial se deve ao fato de que, ao utilizar este tipo de papel, a pessoa toca apenas a folha que será utilizada, evitando assim uma possível contaminação.

Geralmente o volume de uso deste papel é mais baixo. Em relação ao dispenser, é o mais compacto e sofisticado se comparado aos outros modelos. A economia de papel gerada pela cominação dos dois pode chegar até 30% se comparado aos rolos tradicionais.

São indiciados para ambientes menores e mais sofisticados, como escritórios, hotéis, clínicas, academias etc.

Em média, um usuário usa cerca de 3 folhas para se higienizar, portanto é um produto bastante econômico. Com isso, vem chamando bastante atenção das marcas de papel higiênico presentes no mercado, das quais estão cada vez mais pressionadas à disponibilizar produtos de qualidade com este formato.

2- Escolher pelo preço

Sem dúvida um aspecto muito importante para a escolha do papel. Contudo, não deve ser o principal fator de decisão, muito menos o único!

Na maioria das vezes, o papel higiênico mais barato não apresenta muita qualidade e, consequentemente, o barato sai caro! Ou seja, o consumo de papel acaba aumentando e as despesas também.

Quanto menor a qualidade do papel, menor será a gramatura e o poder de absorção. Isso quer dizer que você irá precisar de mais papel para higienização e, consequentemente, o consumo será maior.

Uma pesquisa recente feita pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo) encontrou diversas irregularidades relacionadas à marcas de papel higiênico que fraudaram a quantidade e metragem das folhas contidas nas embalagens. Em alguns casos o consumidor estava recebendo até 52% a menos de produto do que o declarado originalmente.

Portanto, tenha sempre muito cuidado ao resolver escolher um produto baseado apenas no preço. Opte sempre por uma marca de papel higiênico de qualidade e confiança que, sem dúvidas, vale muito mais a pena!

Se atente nas medidas dos produtos!

Fique sempre atento em todas as informações apresentadas nas embalagens, como peso, tamanho e quantidade de folhas. Se julgar necessário, você pode optar por selecionar uma amostra de papel para pesar e medir sempre que necessário.

Lembre-se de verificar o estado da embalagem e do produto. Caso note que algum deles não estiver em boas condições, peça para trocar!

Caso opte por comprar um produto pelo preço (o que não recomendamos) ou for um dos fatores relevantes no momento de tomar uma decisão, lembre sempre de certificar-se do tamanho (comprimento total, largura e pesagem). As vezes a diferença entre o preço de dois produtos se da pelo tamanho, e isso pode afetar seus custos no final do mês.

3- Quantidade de folhas

Papel higiênico folha simples

Papel Higienico Rolao

Papel Higiênico Rolão Folha Simples

Clique na imagem para conhecer este produto.

O folha simples é composto por apenas uma única folha e geralmente é a opção mais barata do mercado. Pelo fato de ser mais fino, o volume de papel necessário para higienização é maior, porém não é o único fator que define a qualidade do produto.

Papel higiênico folha dupla

Papel Higienico Folha Dupla

Papel Higiênico formato Rolo Folha Dupla

Clique na imagem para conhecer este produto.

Este tipo de papel vem crescendo muito no mercado graças à seu custo-benefício. É um produto de qualidade superior com um preço muito acessível. É considerado pelas marcas de papel higiênico um produto premium e grande parte das empresas estão optando por eles.

Papel higiênico de folha tripla

É considerado o mais macio e eficiente do mercado, além de proporcionar maior absorção e eficiência na limpeza. Contudo, não são todas as marcas de papel higiênico que produzem este tipo de produto.

Por ser um papel mais caro e sofisticado, as empresas que optam por oferecer este tipo de produto super premium (como é considerado pelas marcas) geralmente procuram proporcionar uma experiência diferenciada para os usuários e causar uma boa impressão.

4- Composição do papel

As matérias-primas dos papéis podem ser de diferentes fontes. A composição dos papéis geralmente são oriundas de fibras virgens, aparas de papel ou de composições mistas entre esses tipos.

Papel 100% celulose virgem

É feito da célula virgem da celulose, ou seja, a celulose ainda não foi utilizada na fabricação outro papel anteriormente.

Locais que envolvem um cuidado especial com a saúde geralmente optam por esse tipo de papel.  Podemos citar empresas da área da saúde, clínicas, Food Service etc.

Papel Higiênico Misto

Se da pela combinação entre a celulose virgem e papeis reciclados (dos quais não sabemos ao certo a origem). Podem ser compostos também por celulose virgem e aparas de papel (oriundas de restos de processos produtivos de outros papeis ou plásticos). A maioria das vezes é muito difícil saber a procedência destes papéis, o que pode vir a ser perigoso caso a marca não ofereça um produto de qualidade.

Papel Higiênico Reciclado

Por último, os reciclados. Eles são compostos por diversos tipos de papéis que foram reciclados e dos quais não sabemos a origem. A qualidade é inferior e por isso oferecem um preço mais baixo. Geralmente não são recomendados para uso por apresentarem riscos à saúde, já que podem conter substâncias nocivas como o Bisfenol.

5- Papel Higiênico em ambientes diferentes fluxos de pessoas

Escolher o papel higiênico ideal para cada empresa pode ser uma tarefa difícil. Algumas empresas pertencem ao segmento de saúde, outras ao Food Service, algumas recebem muita gente por dia, outras nem tanto. O ponto é: precisamos entender as características de cada papel para poder tomar a melhor decisão.

O tipo mais conhecido de papel higiênico é o rolo de 30 metros. Ele pode ser folha simples, dupla ou até folha tripla. Contudo, para empresas em que o fluxo de pessoas é elevado, nenhum deles é recomendado.

Um dos principais motivos é a questão econômica: o preço do metro é muito mais caro do que o conhecido papel higiênico rolão, que geralmente é usado em empresas.

Além disso, este tipo de papel pode ser mais perigoso para a saúde dos usuários. Por ficar mais expostos, o rolinho fica exposto dentro dos banheiros sem nenhuma proteção e, por isso, tem muito mais chances de ser contaminado.

Como escolher?

Para escolher podemos pensar em diversos aspectos, entre eles estão: despesa, qualidade, autonomia de higienização, design, entre outros.

Aqueles locais que procuram proporcionar mais sofisticação e desejam passar a melhor imagem possível, certamente devem se preocupar com a qualidade impecável, a marca de papel higiênico deve ser de renome e o dispenser deve apresentar um design agradável.

Por outro lado, para as empresas que possuem um fluxo grande de pessoas e pretendem minimizar os gasto, é necessário pensar também no formato do papel (rolo ou interfolha), porém não podem abrir mão da qualidade.

Já aquelas instituições em que o foco é a saúde (hospitais e clínicas, por exemplo), o foco deve estar na proteção que os dispensers irão apresentar, além do tipo de fibra que foi usada como matéria-prima de fabricação do papel.

6- Diferentes estilos de dispensers

Para este quesito, as dicas são simples: os dispensers precisam ser de boa qualidade, de fácil higienização, manutenção e compatíveis com o papel escolhido.

Quando não usamos um suporte adequado, o papel perde muito do seu potencial. Ele fica desprotegido e não consegue proporcionar segurança ao usuário, o papel perde qualidade e pode ser danificado e o consumo deve aumentar muito. Além disso, as despesas da empresa irão aumentar e a saúde dos clientes e funcionários podem ficar prejudicada.

Desse modo, as empresas podem optar pelo sistema de comodato. Fornecedores que trabalham com esse tipo de serviço vão saber exatamente qual a indicação mais adequada de dispenser para cada papel e ambiente de acordo com sua necessidade. Além disso, caso sua empresa necessite de alguma instalação ou manutenção do produto, o próprio fornecedor cuidará do assunto.

Dispenser para papel interfolhado

Dispenser Papel Higiênico Interfolhado

Dispenser para Papel Higiênico Interfolhado

Usado para armazenar o papel higiênico interfolhado. É um dispenser pequeno, discreto e sofisticado e pelo seu tamanho e capacidade, é mais indicado para ambientes menores e de fluxo baixo de pessoas.

Aqui vai uma dica de ouro para este dispensador: nunca coloque muito papel (mais do que o aparelho cabe). Esta medida evita com que o consumo acabe aumentando devido os rasgos das folhas e ainda evita que o usuário puxe mais de uma folha por vez.

Dispenser para papel higiênico em rolão

dispenser papel higiênico

Dispenser para Papel Higiênico Rolão

Este aparelho é recomendo para locais grande com fluxo alto de pessoas, como indústrias, grandes comércios, clubes, shoppings center, hotéis etc. O que proporciona um custo-benefício melhor para este dispenser é o fato de que os papeis no formato rolão possuem um preço por metro menor.

Seu maior beneficio aqui é a grande autonomia que este dispositivo pode oferecer, ou seja, ele pode armazenar rolos com grandes metragens que não necessitam de abastecimentos muito recorrentes.

7- Gramatura

A gramatura não necessariamente esta diretamente ligada com a qualidade do papel (assim como a brancura). Alguns papéis possuem fibras celulósicas virgens de boa qualidade e apresentam baixa gramatura, mas mesmo assim não deixam de ser um produto bom.

O mesmo acontece com a qualidade desse mesmo tipo de papel mas no formato de folhas duplas. Ambos irão apresentar uma qualidade boa.

O que acontece muito é caixas com quantidades iguais de folhas mas com pesos muito diferentes. Ou seja, o mesmo papel com gramaturas bem diferentes que podem impactar no poder de absorção e, consequentemente, na quantidade necessária de folhas utilizadas para secagem e limpeza.

Isso que dizer que, em alguns casos a gramatura importa sim, porém não deve ser o único aspecto a ser levado em consideração quando o assunto for consumo.

8- Gofragem

cilindro de gofragem

Cilindro específico para gofragem de papéis

Este processo praticamente não afeta na qualidade do papel. A gofragem basicamente se da pela decoração do papel com texturas em alto relevo feitos a partir da pressão do papel contra uma chapa ou cilindro gravado.

O intuito da gofragem é proporcionar ao papel um certo aspecto de personalidade própria dada pelo fabricante ou pela marca.

Mesmo sendo um processo de personalização e acabamento do papel, dependendo da gofragem, ela pode acabar interferindo na secagem ou até na maciez do produto.

9- Aspectos Físicos

Hidrossolúbidade

A hidrossolúbidade indica a resistência do papel à água. Isto é, quanto menos resistente mais rápido ele se dissolve na água e, consequentemente, o usuário pode jogar o papel no vazo e evitar o contato com a lixeira.

Contudo, devemos levar em conta outros fatores. O volume de água utilizada para realizar uma descarga que contenha papel no vazo é maior, assim como o risco de entupimentos. Desse modo, para algumas empresas este tipo de produto pode não ser um bom fator de decisão.

É um assunto muito delicado no qual discutimos bastante em nosso artigo que mostra as vantagens e desvantagens do descarte de papel no vaso sanitário.

Poder de absorção

Para os papéis, é muito importante que a absorção seja alta. Produtos com este aspecto apresentam maior economia no quesito economia, ou seja, as pessoas usam menos produtos para se higienizar com papéis de alta absorção.

Papeis com uma alta resistência a umidade chegam a ser meio sedosos e tiram nota baixa quando o assunto é absorção. Seu bolso vai sentir o aumento do consumo nesse caso.

Resistência a Umidade

Além do fato de que papéis com uma resistência muito alta possui um aspecto mais sedoso e apresentam menor poder de absorção (o que aumenta o consumo), algumas pesquisas indicam que o papel higiênico deve ter baixa resistência a umidade para que não entupam os vasos sanitários e prejudiquem as redes de esgoto quando não são dispensados na lixeira.

Brancura

Não passa de puramente estética. Nada interfere na qualidade do produto. Os produtos mais brancos não são necessariamente os melhores e visse versa. Contudo, é uma tática muito usada por diversas marcas de papel higiênico que procuram chamar atenção do consumidor desavisado para destacar o seu produto dos demais.

Assim, não devem ser levados em conta como um fator relevante na tomada de decisão !

10- Marca de Papel Higiênico

Uma maneira muito comum das empresas escolherem um papel higiênico de confiança é pela marca.

Geralmente, o importante para escolher uma marca de papel higiênico que traga confiança é olhar para a embalagem. Elas devem estar bem cuidadas, seladas e o papel ser proveniente de áreas de reflorestamento é sempre importante. Contudo, o produto ainda precisa ser o mais adequado para cada segmento e precisa todas as necessidades eminentes.

É importante sempre conhecer a marca de papel higiênico antes de tomar uma decisão de compra. Matéria prima, composição, metragem, controle de qualidade, armazenamento, sistema de comodato, serviços pós venda, armazenagem e variedade. Todos esses aspectos são de suma importância!

Conclusão: Por que a marca do papel higiênico é importante?

Sem dúvidas uma empresa que proporciona produtos de higiene de qualidade para seus clientes e funcionários se destaca.

A experiência das pessoas que transitam pelos ambientes que aparentam se preocupar com a saúde e conforto delas é sempre melhor. Isso impacta diretamente em qual imagem a empresa se preocupa em passar e, consequentemente, todos saem ganhando.

Portanto, quais são os principais aspectos que uma marca de papel higiênico de qualidade pode proporcionar?

Empresas:

  • Redução de despesas
  • Queda na proliferação de doenças
  • Aumento do lucro
  • Ambiente mais limpo e seguro
  • Aumento da produtividade e redução da taxa de absenteísmo dos funcionários

Funcionários e Clientes

  • Melhora da imagem da empresa
  • Melhora da experiência do usuário
  • Maior conforto
  • Qualidade de vida

Por fim, vimos o quanto é importante saber analisar cada atributo do papel higiênico escolhe-lo! Além disso, todos os fatores que diferenciam uma tomada de decisão de compra assertiva e consciente. Assim, percebemos que os mínimos detalhes podem realmente prover bons frutos e agregar muito para ambos os lados: Empresa e os usuários.

Sempre que precisar, conte com nossos especialistas para tirar suas dúvidas e aprofunde seus conhecimentos sobre os mais variados assuntos com nossos artigos sobre higiene e limpeza!