Papel Higiênico no Vaso

Jogar papel higiênico no vaso sanitário é incorreto? E o papel higiênico hidrossolúvel ? E o papel higiênico biodegradável  ?

De acordo com a educação recebida pela maioria dos brasileiros, independente do tipo, sim. Desde cedo, aprendemos que devemos jogar o papel no lixo que sempre fica ao lado da privada. Mas esse ensinamento não está totalmente certo e podemos mudar nosso hábito em prol da saúde e do meio ambiente.

O papel usado, quando jogado no vaso sanitário, se dissolve quase por completo ao longo do trajeto da rede de esgoto, principalmente aqueles papéis de melhor qualidade. Só por esse motivo, já deveríamos considerar a possibilidade de descarte direto no vaso, mas esse comportamento também pode beneficiar o meio ambiente.

O Motivo

A razão pela qual somos ensinados a não jogar o papel o no vaso sanitário é o risco de entupimento da rede de esgoto. Ou mesmo a inexistência da rede em alguns lugares do Brasil.

Desta forma,  o problema não está no papel, e sim na ausência de infraestrutura de qualidade em nossas cidades.

Hábito praticado em países como Estados Unidos e Europa,  geram estranheza a esta parcela populacional, no que diz respeito a não normalidade do descarte.  Para eles, jogar papel higiênico no vaso é natural.

Papel Higienico

Antes de descartar o papel higiênico utilizado é preciso se atentar a sua qualidade.

Papel higiênico: Meios de descarte

Segundo a Sabesp, o descarte do papel higiênico somente deve ser feito, caso se tenha conhecimento a respeito da coleta de esgoto local, isto é, outros fatores como a qualidade do encanamento bem como a vazão de água, também são itens aos quais vale a atenção.

A WFF (Fundo Mundial para a Natureza) revela que cerca de 270 mil árvores são despejadas em aterros sanitários, e parte deste número refere-se ao descarte de papel higiênico.

Em suma, o descarte de papel higiênico diretamente ao vaso pode parecer ser um hábito mais higiênico, todavia, tal atitude pode gerar diversos impactos nos mais variados cenários.

Papel higiênico hidrossolúvel – Projeto de lei

O Projeto de Lei 5349/19, se aprovado, obrigaria os estabelecimentos comerciais e prédios de instituições públicas a fornecerem esse tipo de papel ou ao menos duchas higiênicas em seus banheiros.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Papel higiênico Biodegradável – O conceito

O conceito desse tipo de papel é o de se degradar no meio ambiente após certo tempo, e isso todos os papéis higiênicos de um modo geral o são, afinal todos eles são fabricados a partir da celulose. Sendo assim as suas fibras são “quebradas” quando jogadas no sistema de esgoto e são retidas em fases do tratamento.

Nossa Opinião

Apoiamos o descarte responsável do papel higiênico no vaso sanitário, uma vez que trabalhamos com papel higiênico hidrossolúvel, que após seu uso, tornam o processo de desmanche simples, embora, recomendamos que a rede de esgoto seja adequada para o mesmo.

Além disso, a prática deste hábito faz com que sejam reduzidos os riscos de contaminação pela manipulação das fezes, além de eliminar odores desagradáveis provocados pelo descarte em cestinhos.  Portanto, uma boa escolha do papel higiênico, é um assunto que deve ser sempre lembrado.