sabao de lavar louças

O que é o sabão para Lavar Louças?

O sabão para lavar louças é um produto de limpeza que visa reduzir a tensão superficial da água. O detergente, como é comumente conhecido, pode ser utilizado em diversas situações de limpeza, porém, as mais conhecidas são de lavagem da louça, automóveis, pele, pisos, roupas, azulejos, tapetes, máquinas de lavar louça etc.

Navegue pelo nosso conteúdo!


Qual sabão devemos usar?

O tipo de sabão que devemos usar depende muito da situação em que nos encontramos. Podemos estar falando de sabão de lavar louças ou de sabão para máquina de lavar louça. Além disso, a quantidade de louça pode variar, a profundidade da sujidade, tipo de sujeira, do que a louça é feita e depende até se ela é se trata de um objeto mais delicado.

Por esse e diversos outros fatores, vamos discutir nesse texto quais são os tipos de sabão de lavar louça que temos no mercado e também quais são os métodos mais comuns (ou não) de utilizá-los.

Em nosso artigo sobre a RDC 216 da Anvisa, você poderá conhecer sobre a importância da seleção dos melhores produtos para limpeza e do melhor detergente e sabão de lavar louças para sua empresa.

Qual o Melhor Método para Utilizar o Sabão para Lavar Louças?

Existem muitos métodos, cada qual com suas vantagens. A seguir veremos os principais métodos de lavar louças, alguns pouco conhecidos do público em geral. Além dos diversos tipos de produtos de limpeza que mostraremos, ainda temos esses métodos e acessórios que são de suma importância. Sendo usados corretamente e juntos ao sabão para lavar louças correto, colaboram com o resultado final e com a economia de recursos durante a lavagem. Vejam alguns exemplos que separamos para vocês:

1- Método de lavar com Dispensador de Sabão para Lavar Louça

dispensador-best-1É um acessório muito versátil e que pode ser usado com todos os tipos de sabão de lavar louça que citamos acima. Ele é basicamente um frasco com dosador pump e capacidade para até 2,8l de produto de limpeza. Indicamos esse acessório pois ele torna muito mais fácil a aplicação do produto na esponja, o que consequentemente reduz o desperdício e economiza tempo. É muito recomendado para cozinhas com um fluxo alto de pessoas e que não desejam se preocupar com a reposição frequente do produto. Além disso, é possível utilizá-lo junto a outros métodos de lavagem, como por exemplo a imersão de louça.

2- Diluidor de Sabão para Lavar Louças

Diluidor

Existem tipos de sabão para lavar louças que podem ser diluídos em grandes volumes de água para serem mais bem aproveitados, e nesses casos, o diluidor de produtos de limpeza é um item indispensável para tais produtos.

Por mais que possa parecer “um passo a mais” na hora da lavagem da louça, alguns diluidores são muito fáceis de usar: basta instalar na parede, conectar na mangueira e pronto! Após essa etapa o produto está apto para ser diluído.

Ainda, além de facilitar a diluição, o acessório permite obter um melhor rendimento, maior economia de recursos e de tempo, o que o torna muito relevante em ambientes profissionais e domésticos.

3- Lavar louças com Válvula Pump

dosador pump para sabao para lavar louças

A válvula pump é facilmente instalada em praticamente qualquer recipiente de sabão para lavar louça. Além disso, em casos em que o produto não vem com um dosador, esse acessório permite uma dosagem mais econômica e controlada, tornando o químico mais fácil de manusear.

Vale ressaltar a sinergia entre a válvula e o diluidor de produtos de limpeza uma vez que a combinação de ambos permite a utilização do sabão para lavar louças em ambientes com espaço reduzido. Basta diluir a solução com o diluidor e colocar em um recipiente menor junto da válvula pump. Dessa forma, é possível economizar tempo, espaço e recursos.

4- Lavar com Imersão de Louça

imersao-de-louca

A imersão de louça é um método muito simples e pouco utilizado nos ambientes domésticos e empresariais. É muito indicado para remoção de sujeiras que estão incrustadas.

Para este tipo de limpeza, basta submergir a louça dentro de um recipiente fundo com água, despejar uma pequena quantidade de sabão para lavar louças dentro e deixar em repouso. O tempo pode variar dependendo do nível de sujidade, podendo variar de 20 minutos até 2 horas ou mais.

A quantidade do detergente de lavar louças, pode ser extremamente baixa, no caso do detergente neutro Best, pode ser de 1% de produto, uma grande economia!

Além de ser super efetivo para remover sujeiras que estão encardidas, esse método se faz muito útil na economia de recursos, como água, tempo, sabão para lavar louças e até esponjas.

5- Limpar com Pulverizador para Sabão de Lavar Louças

Pulverizador para Sabão

Por mais que seja bem prático, o pulverizador é um acessório diferenciado e ainda desconhecido por muitos. Ao preparar o seu sabão de lavar louças no pulverizador e reservar um espaço para ele em sua pia você traz um grande aliado para sua limpeza. Será possível reduzir o tempo de esfregação, o consumo de detergente pode cair em até 90% e a qualidade sobe muito!

Para utilizar o sistema de pulverização de detergentes é simples e você pode usar em sua casa ou empresa. Basta preencher o acessório com o sabão de lavar louça escolhido (em alguns casos é necessário dilui-lo) e pulverizar sobre a superfície ou conjunto de louça a serem lavadas. Após borrifar, é necessário utilizar uma esponja para remover as sujidades e depois enxaguar.

Por fim, assim como a válvula pump, existe uma boa sinergia entre ele e o diluidor, além do fato de o pulverizador garantir maior economia.

6- Uso Manual do Sabão (Direto na Esponja)

esponja para sabao lava loucas

A esponja é o acessório de limpeza mais comum de todos. Independente do local, alguns acessórios acabam sendo lavados com seu auxílio. Seja para peças mais delicadas ou até para sujeiras que estão incrustradas de gorduras ou outras sujidades que não podem ser removidas em uma lavagem com uma máquina industrial.

Sendo assim esse método de lavar louças já é seu conhecido a longa data.

Diferentes tipos de Sabão para Lavar Louças

Primeiramente vamos falar um pouco dos tipos de sabão para lavar louça mais comuns que podemos nos deparar no dia a dia.

Por mais que pode parecer os produtos são todos iguais, na verdade muitos deles possuem funções que variam desde simplesmente lavar louças na sua casa até realizarem limpezas de artigos e superfícies laváveis dentro de estabelecimentos que fornecem auxílio à saúde, como hospitais.

Desse modo, é muito importante sabermos exatamente quais os produtos que estamos procurando e, não menos importante, conhecer como eles são e podem ser utilizados de forma a tirar o melhor proveito e preservar a saúde dos envolvidos.

Vale ressaltar antes de começar que, dentre esses produtos que vamos, existem 3 categorias diferentes entre eles, que são:
Produtos de lavagem manual e de pronto uso, que são basicamente aqueles que já são comprados prontos para serem usados; os produtos para lavagem diluída que, devido a concentração mais elevada de algumas das soluções, necessitam ser diluídos em água e por último temos o sabão para máquinas de lavar louça. Bom, agora vamos ao o que interessa!

  • Detergente Líquido Pronto Uso

Detergente Torky

Esse primeiro tipo de sabão de lavar louças é um tipo desenvolvido especialmente para a limpeza de superfícies delicadas e se encaixa na categoria da lavagem manual, portanto não precisa ser pré diluído. Umas das marcas mais conhecidas no mercado é o detergente neutro ipê de 500 ml, de PH neutro, cor amarelada e sem aromas.

Os sabões ou detergentes pronto uso são indispensável nas copas e cozinhas, na lavagem manual de pratos, bandejas, panelas, copos, talheres etc. Entretanto, produtos como esse, sendo como exemplo em nossa linha o detergente Torky, ainda podem ser utilizados na lavagem de roupas finas e na limpeza geral de superfícies.

São produtos muitos práticos e se encaixam perfeitamente em ambientes domésticos e empresariais que possuem um volume de baixo a moderado de louças a serem lavadas.

Sendo assim a sua diluição se dá no uso direto nas esponjas, poucas gotas do sabão lava louças aplicados na esponja são suficientes para lavar boas quantidades de louça. Lógico que eles tem que possuir uma boa concentração de ativos limpadores para dar conta do recado.

  • Detergente Neutro Concentrado em Galões de 5 litros

Sabao-lava-loucas

Os detergentes ou sabões embalados em 5 litros, como o produto de nossa linha  Detergente Neutro Best,  costumam ser concentrados. No entanto também existem versões pronto uso embaladas em 5 litros ou até em embalagens maiores, portanto embalagens a granel não garantem a alta concentração do sabão lava louças.

Quando esses produtos tem uma alta concentração, permitem diluições elevadas e, assim, resultam num excelente custo-benefício, por isso sendo indicados para cozinhas com alto volume de consumo de detergente.

Eles devem garantir superfícies limpas, higienizadas e brilhantes não importando a situação, tudo isso sem agredir as superfícies, artigos e tão pouco o meio ambiente.

Estudos comprovam que ao substituir um detergente neutro pronto uso por um concentrado como esse, reduções de despesas na ordem de 30% se fazem possíveis.

Tão bom para o bolso, reduzem despesas e contribuem com o meio ambiente. Certamente é fácil entender como. Um galão de 5 litros pode gerar cerca de 30 litros ou mais, de detergente pronto uso. Portanto seriam necessárias 60 embalagens plásticas de 500 ml, viu a diferença do volume de plástico necessário ? Imagine o impacto nas embalagens de papelão para acondicionar as 60 embalagens, energia para produção e combustível para transporte.

  • Detergente Neutro Hospitalar

sabao-para-lavar-loucas

Entre os sabões de lavar louças existem os de uso hospitalar em suas Centrais de Materiais e Esterilização, em nossa linha destacamos o proto Opticlean que é  um Detergente Hospitalar Neutro especialmente desenvolvido para a limpeza de artigos, utensílios e superfícies laváveis em hospitais e outros estabelecimentos de auxílio à saúde.

Devido a sua formulação, esse tipo de detergente remove com mais facilidade as sujeiras de origens lipídicas e proteicas, normalmente encontradas nos ambientes que oferecem auxílio à saúde.

No caso desse produto específico, como foi possível observar, por mais que seja possível utilizá-lo como  um  sabão para lavar louças, o intuito principal dele é realizar uma higienização mais profunda. Portanto, é um item que necessita de uma diluição mais generosa e, além disso, não é indicado para uso doméstico como os anteriores.

  • Secante e Sabão para Máquina de Lavar Louças

maquina de lavar louças

Esses dois itens são utilizados única e exclusivamente com as máquinas de lavar louças. Como já falamos no nosso artigo sobre Máquina de Lavar Louça Industrial, ela geralmente é utilizada em empresas que tenham alta demanda em lavagem de louças e utensílios em suas cozinhas. Assim, para aumentar a eficiência desse acessório, a nossa indicação desses dois itens é de suma importância para tirar o melhor proveito e obter melhores resultados no momento da lavagem das louças.

Em nossa linha o Sabão para Lavar Louças Kitch Care é usado para a limpeza e desinfecção dos utensílios, bem como para evitar o acúmulo de minerais no interior das lavadoras de louças. Já o Secante serve para evitar a formação de gotículas, provocando o total escorrimento da água.  Além disso, ele é inofensivo ao equipamento e garante superfícies brilhantes, sem manchas ou estrias.

Diferentes Situações:

Por fim, como vimos no texto acima, existem inúmeras combinações entre o sabão para lavar louça, métodos e acessórios. Cada um deles é específico e mais indicado para as diferentes situações que encontramos no dia dia das empresas e até nas nossas próprias residências.

Por isso, é sempre muito importante que quando formos escolher o sabão para lavar louça mais adequado, é importante saber o produto que estamos usando e também qual a finalidade, desse modo, será possível obter o melhor resultado, melhor economia e também maior facilidade.

Higiclear, solução e inovação!

Para saber mais sobre os nossos produtos e entender qual o método mais indicado para sua necessidade, entre em contato com um de nossos especialistas e acesse o nosso site para conhecer mais de nossas soluções para higiene e limpeza!